Considere o seguinte texto. A maioria das pólis do Mediterr...
A maioria das pólis do Mediterrâneo tinha pequenas dimensões. Às vezes, não mais que 1.000 ou 2.000 habitantes. Algumas ilhas pequenas tinham mesmo duas ou três pólis lado a lado. Seus sistemas políticos variavam segundo as circunstâncias: tiranias, oligarquias e democracias dependiam da época e dos aliados. Em algumas, os camponeses conseguiam enfrentar o poder dos mais ricos, em outras, aceitavam viver sob uma oligarquia. Em muitos lugares, aristocracias guerreiras de nascimento continuaram a dominar por séculos.
(Norberto Guarinello, História Antiga)
Assinale a alternativa que apresenta, segundo Norberto Guarinello, um traço comum a todas as pólis.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Fundamento decisivo: O excerto destaca a diversidade entre as pólis quanto ao tamanho, aos regimes políticos e ao peso social de camponeses e aristocracias. Diante disso, o traço comum pedido não pode ser uma forma específica de governo ou de dominação, mas uma estrutura cívica básica da cidade, o que conduz à alternativa C.
- Se o texto destaca variação entre regimes e grupos sociais, descarte alternativas que universalizam uma forma específica de governo ou dominação.
- Em questões sobre pólis, prefira elementos político-institucionais estruturais quando o enunciado pede traço comum.
- Elimine alternativas que usem categorias de outra experiência histórica, como patrícios e plebeus, para definir o mundo grego.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
Segundo Norberto Guarinello, apesar das diferenças de tamanho, população e sistemas políticos, todas as pólis compartilhavam um traço comum: a existência de um espaço público que articulava instituições fundamentais, como o conselho, a assembleia e o tribunal.
Esse núcleo institucional era o que definia a pólis como uma comunidade política organizada, diferenciando-a de simples aldeias ou agrupamentos populacionais. Ou seja, mesmo que algumas cidades fossem tirânicas, oligárquicas ou democráticas, o que as caracterizava como pólis era justamente essa estrutura pública voltada à vida coletiva.
CFOPMBA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo