O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Questões Militares de Farmácia - Análises Clínicas

Foram encontradas 405 questões

Q1284140 Farmácia

Segundo McPHERSON, R.A. et al. (2012), a concentração de glicose no sangue normalmente é mantida dentro de uma faixa estrita de valores por ação de muitos hormônios. Dentre esses, o mais significativo é a insulina, cuja produção se dá no pâncreas endócrino. O diabetes melito é a doença mais comum envolvendo o metabolismo de carboidratos. A maioria dos indivíduos com diabetes apresenta o tipo 1 (destruição das células β com absoluta deficiência de insulina) ou o tipo 2 (resistência à insulina e defeito na secreção desse hormônio). As medidas de controle glicêmico assumem papel cada vez mais importante no diabetes, uma vez que o desenvolvimento e a progressão de complicações micro e macrovasculares estão associados à glicemia.

Com relação aos exames que avaliam a glicose e a Diabetes podemos afirmar:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1284139 Farmácia
Segundo WILLIAMSON, M.A. et al. (2014), a coprocultura de rotina é usada para detectar infecções gastrintestinais causadas por patógenos bacterianos entéricos. Os patógenos de interesse identificados por coprocultura de rotina variam um pouco de acordo com o laboratório, mas todos devem ser capazes de detectar espécies de Salmonella, Shigella e Campylobacter. Outros patógenos podem ser incluídos, como E. coli produtora de toxina Shiga (STEC), dependendo da prevalência local. A detecção de outros patógenos entéricos exigiria exames complementares especiais. Em relação às instruções especiais para coleta e transporte das amostras para a realização da coprocultura, marque abaixo a alternativa INCORRETA:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1284132 Farmácia
De acordo com WILLIAMSON, M. A. et al. (2014), o Toxoplasma gondii é um parasito intracelular obrigatório capaz de infectar a maioria dos mamíferos, inclusive os seres humanos. A infecção humana pode ser adquirida pelo consumo de cistos na carne crua ou malpassada de animais infectados ou pelo contato com oocistos das fezes de um gato infectado. A conduta na toxoplasmose exige monitoramento sorológico dos indivíduos infectados, pois o microrganismo não está em local de fácil acesso para coleta de material para cultura. Assim, quanto aos testes laboratoriais para diagnóstico de toxoplasmose, é INCORRETO afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1284131 Farmácia

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), na doença hepática, a manifestação dos sintomas clínicos por vezes ocorre tardiamente, após a progressão da doença, portanto torna-se importante detectar a presença e até mesmo o início de tais condições. Felizmente, muitas vezes é possível ter acesso a uma avaliação da função hepática determinando-se o conteúdo sérico de analitos segundo um perfil de teste conhecido como “testes de função hepática”.

Muitos desses componentes não são exclusivamente hepáticos, contudo possibilitam um diagnóstico acurado quando são avaliados em conjunto. Sobre perfis laboratoriais das doenças hepáticas é incorreto afirmar:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1284124 Farmácia
Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 166, de 24 de julho de 2017, que dispõe sobre a Validação de Métodos Analíticos e dá outras providências, NÃO É CORRETO afirmar que:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: C