O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q344560 Geografia
Quando se concebe uma ação consciente sobre o espaço que representa a intencionalidade do domínio por meio do poder, identifica-se uma atitude geopolítica. O mundo islâmico, que faz parte deste mundo geopolítico, soma hoje mais de um bilhão de fiéis. Compreender o Islamismo é entender muitas tensões e acontecimentos que envolvem praticamente toda a sociedade planetária.

Quanto ao mundo islâmico, afirma-se:

I. Uma das causas da expansão do Islamismo é a taxa de crescimento populacional ainda elevada em países que praticam essa religião, como a África do Norte e o Oriente Médio.

II. A expansão do número de fiéis não constitui mais uma causa de crescimento do Islamismo, já que esse movimento religioso não tem como princípio a conquista de elementos novos e sim a fervorosa participação dos antigos adeptos e de suas famílias.

III. A unidade básica islâmica é a mesma, porém há uma divisão interna que representa diversas ramificações, destacando-se a xiita e a sunita, esta a mais numerosa em adeptos.

IV. Os islâmicos que vivem na Europa e na América são descendentes do mundo árabe, diferentemente dos muçulmanos espalhados pela Ásia, que descendem do Islamismo fundamentalista.

As afirmativas corretas são, apenas,
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!