O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229265 Geografia
Na novela “Caminho das Índias”, apresentada pela TV Globo, a questão cultural e hierarquização foram temas relevantes na sociedade indiana. Logo:

I - O hinduísmo (uma mistura de Religião e Filosofia) é o elemento unificador dessa cultura diversificada e complexa; é importante para manter a coesão social da Índia, onde convivem numerosos grupos étnicos.

II - As castas são grupos sociais hereditários de pessoas ou famílias que possuem determinadas tradições que as classificam hierarquicamente como mais “puros” ou “impuros” dentro da sociedade hinduísta. Os brâmanes gozam historicamente de posição social privilegiada. Independentemente de sua riqueza, representam a elite dominante.

III - Os párias ou dálats representam a camada mais baixa da população, sem profissão definida e sem privilégio, são considerados como “intocáveis” pelos brâmanes. Eles exercem a maioria das atividades desvalorizadas na sociedade indiana.

IV - Nos anos de 1990, numa atitude conservadora e mantendo as tradições segregacionistas, estudantes indianos se rebelaram contra a política governamental que garantia um percentual de empregos e vagas nas escolas para os párias.

Estão corretas
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!