O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q228706 História
Uma frase que define o lema do período mercantilista "Ouro, poder e glória” também ilustra que o mercantilismo foi uma política de nacionalismo econômico, vinculado ao surgimento do Estado Nacional Moderno e ao fortalecimento do poder real.

Sobre alguns princípios básicos do mercantilismo, podemos afirmar:

I. As colônias devem ser úteis como mercados consumidores para as exportações de manufaturas metropolitanas e fonte de abastecimento de matérias- primas e metais preciosos.

II. As colônias só podem abastecer as metrópoles a que pertençam, sendo proibida as manufaturas nas colônias, que concorram com o artigo metropolitano. todo o comércio colonial devia ser monopolizado pela metrópole.

III. Na Espanha defendia-se o aumento das exportações sobre as importações, como um meio de melhorar o estoque de lingotes de ouro e prata. Daí serem conhecidos como Colbertismo por dar ênfase a essa prática mercantilista, investiu-se na fabricação de artigos de luxo e manufaturas para exportação.

IV. No século XVI, considerando que o poderio espanhol baseava-se nos metais preciosos provenientes da América Espanhola, prevaleceram as práticas metalistas. Daí adotar disposições para a capitalização de ouro e prata.

V. No século XVIII, as práticas mercantilistas foram essencialmente colonialistas, passando-se a considerar as colônias apenas como fornecedoras de manufaturas, metais preciosos. Não sendo consideradas como mercados consumidores.

Assinale a sequência CORRETA:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!