O excerto sustenta que o acesso ao poder por meio da riqueza...
Leia o texto para responder à questão.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
A questão se refere às transformações políticas produzidas na Europa Ocidental pelo Renascimento Comercial Urbano da Baixa Idade Média. Essa importante mudança socioeconômica apresentou, como um de seus resultados mais expressivos, o surgimento da burguesia – classe social emergente, enriquecida pelo comércio.
A ação política dessa classe social manifestou-se na época de duas formas: apoiando a centralização monárquica contra a nobreza feudal ou criando sua própria autonomia, por meio do movimento comunal (emancipação das cidades). Outra classe surgida no período foi a dos artesãos, cuja atividade proporcionava à burguesia os produtos a serem comercializados.
GABARITO:
d) as atividades comerciais e artesanais produziram novos grupos sociais no interior das cidades medievais.
Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2018-o-excerto-sustenta-que-o-acesso-ao-poder-por-meio-da-riqueza-era-secundario-na-europa-ocidental-ate-o-seculo-xiii-quando.html?m=1
Creio que a questão faz referência aos ditos como homens novos e que acenderam economicamente,mas nunca obtiveram o título socialmente.
A alternativa correta é:
D. as atividades comerciais e artesanais produziram novos grupos sociais no interior das cidades medievais.
Explicação:
No século XIII, o crescimento do comércio e das atividades artesanais nas cidades medievais impulsionou a ascensão da burguesia. Esse novo grupo social, baseado na riqueza, começou a ganhar maior influência política e econômica, desafiando o poder tradicional baseado no nascimento e nos feudos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo