O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Prova 1 |
Q367674 História
Texto I

Tendo chegado a esta capital um oficial de engenho”, que deveria “levantar e apresentar um plano pelo qual se possa esta câmara dirigir na edificação e reedificação de edifícios nesta cidade, tendo em vistas os existentes, devendo fincar- se postes que assinalem não só o comprimento, e largura das ruas, e praças, como também os palmos que devem ter as casas e becos, e isto com a brevidade que for possível”.

Texto II

“[...].Não é favorável o estado de saúde pública da capital, tendo-se desenvolvido ultimamente algumas febres palustras de caráter benigno. Se houvesse asseo e limpeza das ruas e das praças públicas, se algumas destas não servissem de depósito de lixo, se finalmente fossem observados por parte da população os mais rudimentares preceitos de higyene, outras seriam suas condições sanitárias.[...]”

Sobre a Cidade da Parahyba no século XIX, podemos afirmar que os textos acima representam:

I – a incorporação lenta dos elementos da Modernidade, do higienismo e do conjunto de ideias que marcam este período da história.

II – a explícita preocupação com o ordenamento e com a estética urbana, traduzida na inquietação manifesta pelos governantes e transformada em leis, decretos e códigos de postura.

III - alguns planos fundamentais para que a capital da Província apresente um bom estado de higiene e saúde pública.

IV - os preceitos do saber médico e do pensamento higienista do século XIX, que exigiam a adoção e o cumprimento de normas rígidas de higiene pública.

V – a falta de políticas públicas para o asseio urbano, deixando a população da capital à mercê de doenças, como as febres palustres.

Estão corretas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!