O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2012 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2012 - URCA - Vestibular - Prova 1 |
Q265324 História
As monarquias exercem um forte poder simbólico sobre as pessoas e a sociedade. Exemplo desse poder ocorreu há poucos meses (em 2011) quando o casamento do Príncipe Wiliam com Kate Middleton, foi valorizado como um grande evento da Monarquia Britânica. Os ingleses acompanharam todo o enlace, que foi transmitido para o mundo através da televisão e da internet. Podemos afirmar que esse poder simbólico, sobretudo do Rei, tem origem na antiguidade, mas foi na Idade Moderna que os monarcas mais “investiram” na sua produção.
Leia as afirmativas abaixo referidas as várias estratégias utilizadas na produção do poder pelos monarcas dos Estados Modernos:



I) Produziram­se imagens que associavam o monarca a um estadista empreendedor; assim como à justiça, à virtude e à própria natureza da nação, a figura do rei representa a cabeça do reino.


II) Produziram a associação da imagem do rei, da rainha e do príncipe a da Sagrada Família, a qual os católicos têm respeito e/ ou devoção.


III) Manutenção dos rituais simbólicos: as vestes ricamente ornadas, a prontidão dos serviços dos pajens e criados, as cerimônias de coroação, as aparições públicas cercadas de pompas.


IV) A difusão da idéia de que o rei é a autoridade delegada por Deus para representá­lo na Terra.


Assinale a alternativa correta:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!