O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2007 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2007 - UEPB - Vestibular - Biologia |
Q230189 Biologia
A mudança global do clima é um problema bastante complexo e que traz conseqüências possivelmente catastróficas. Este problema vem sendo causado pela intensificação do efeito estufa que, por sua vez, está relacionado ao aumento da concentração, na atmosfera da Terra, de gases que possuem características específicas.

Sobre o tema acima exposto, analise as afirmativas:

I. Estes gases permitem a entrada da luz solar, mas impedem que parte do calor no qual a luz se transforma volte para o espaço;

II. Esses gases são chamados de “gases de efeito estufa” (GEE), sendo o mais importante deles o dióxido de carbono – CO2 , motivo pelo qual o seqüestro de Carbono, através da manutenção de florestas e da implementação de fontes de obtenção de energia limpa, confere aos países a emissão dos créditos de carbono, de acordo com o Protocolo de Kioto.

III. Sem o efeito estufa, o sol não conseguiria aquecer a Terra o suficiente para que ela fosse habitável, a temperatura média global cairia dos 32 ºC atuais para algo em torno de –17 ºC;

V. O aumento dos GEE provoca a intensificação do efeito estufa e o conseqüente aumento do calor aprisionado na atmosfera; esse calor adicional, que é o delta de energia térmica, tem influência determinante sobre o funcionamento do clima planetário, já que essa energia é a responsável pela circulação dos ventos e dos oceanos, pela evaporação e pela precipitação.

Assinale a alternativa que indique a(s) afirmativa(s) correta(s):
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!