As preocupações da Economia Política das Relações Internacio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Relações Internacionais |
Q2186625 Relações Internacionais
As preocupações da Economia Política das Relações Internacionais estão voltadas para a distribuição global ou territorial das atividades econômicas, as discussões técnicas e políticas sobre o comércio, os investimentos externos e as finanças mundiais, a divisão internacional do trabalho, a eficiência relativa na adoção de políticas pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento e o crescimento desigual oriundo das instabilidades do sistema internacional provocadas pelas falhas ou omissões dos atores internacionais. Não obstante, algumas teorias foram elaboradas para explicar a relação dos fatores político e econômico envolvidos nessas problemáticas: três delas adquiriram importância na pesquisa e na política. Verifica-se que o nacionalismo econômico advoga o primado da política sobre a economia, o liberalismo econômico defende a separação clara das esferas política e econômica, e o marxismo argumenta que a economia é a condutora da política. Enquanto os liberais tendem a ignorar a distribuição, e os nacionalistas estão preocupados primordialmente com a distribuição internacional da riqueza, os marxistas focalizam os efeitos internos e internacionais da economia de mercado na distribuição da riqueza.
GILPIN, R. A Economia Política das Relações Internacionais. Brasília: Editora da UnB, 2002 (adaptado).

Com relação às problemáticas e aos argumentos teóricos da Economia Política das Relações Internacionais, avalie as afirmações a seguir.
I. O marxismo se desenvolveu em reação ao liberalismo econômico, pois os conflitos políticos nascem da luta entre as classes sociais em relação à distribuição da riqueza.
II. No nacionalismo, privilegia-se o Estado e o Mercado deve estar sujeito aos interesses estatais, como é o caso das medidas estabelecidas pelas elites nacionais a fim de proteger a base produtiva interna da competitividade internacional.
III. O Mercado, no liberalismo, deve funcionar livre de interferência política, embora a ordem internacional liberal preconize a adoção de regras no comércio internacional.

É correto o que se afirma em
Alternativas