O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2015 Banca: UCS Órgão: UCS Prova: UCS - 2015 - UCS - Vestibular - Conhecimentos Gerais |
Q588414 Conhecimentos Gerais
O domínio do fogo pelos primeiros hominídeos foi de fundamental importância para a sobrevivência da espécie uma vez que o homem conseguiu produzir diversos materiais (metálicos, cerâmicos) que impulsionaram o desenvolvimento de ferramentas e outros artefatos úteis. Além disso, a invenção da roda, há mais de 6.000 anos, promoveu uma revolução, não só no campo dos transportes, como também da comunicação.
Assim, além do fogo e da roda, a máquina a vapor e a eletricidade, dentre outros, foram alguns dos elementos que marcaram os caminhos que a humanidade trilhou para chegar ao seu atual estágio de desenvolvimento, calcado na busca permanente por novas tecnologias e nas revoluções que elas causam.
Nesse contexto, a questão abordara o eixo temático “Revoluções Tecnológicas" a serviço da humanidade.

A biotecnologia está, a cada dia, propondo novos rumos para a indústria farmacêutica. Uma pesquisa realizada recentemente em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Recursos Genéticos e Biotecnologia), o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e a Universidade de Londres conseguiu comprovar que sementes de soja geneticamente modificadas constituem, até o momento, a biofábrica mais eficiente e uma opção viável para a produção em larga escala da cianovirina – uma proteína extraída de algas – capaz de impedir a multiplicação do vírus HIV no corpo humano. O resultado inédito foi tema de artigo da Science, uma das mais prestigiadas revistas de divulgação científica do mundo.
O trabalho intenso com soja tem uma razão: além de a planta possuir um sistema de produção consolidado no Brasil, biologicamente é excelente, pois aproximadamente 40% (em massa) da semente é proteína e o restante é composto por óleos, carboidratos e minerais.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2015-03/pesquisadores-extraem-compostocontra-aids-de-soja-transgenica>. Acesso em: 12 set. 15. (Adaptado.)
Tendo como referência as informações apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!