Método criado na Unicamp faz exame de sangue em 5 segu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107627 Biologia
     Método criado na Unicamp faz exame de sangue em 5 segundos usando smartphone e IA. O hemograma digital permite a análise de hemácias, plaquetas e leucócitos. A metodologia utiliza o processamento de imagens e a inteligência artificial para reconhecer e contar as células em imagens obtidas de esfregaço sanguíneo. 
Internet: <g1.globo.com> (com adaptações). 

Considerando os múltiplos aspectos relacionados ao texto precedente, julgue o item.


Ao microscópio óptico é possível visualizar os cromossomos de uma célula humana na metáfase. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta: C — Certo

Tema central: capacidade do microscópio óptico em visualizar cromossomos humanos na metáfase — conceito básico para citogenética e para entender a divisão celular.

Resumo teórico: durante a prófase e especialmente na metáfase da mitose, o DNA se encontra fortemente condensado em cromossomos individuais e bem definidos. Nessa fase os cromossomos apresentam forma de bastão e ficam alinhados no plano equatorial — o que facilita sua observação. Preparações de metafase (esfregaços ou “metaphase spreads”) são coradas (ex.: Giemsa, corantes acéticos) para destacar os cromossomos e permitir a realização de cariótipos.

Por que a alternativa está correta: a condensação cromossômica na metáfase aumenta o tamanho e o contraste dos cromossomos a ponto de torná‑los visíveis em microscópios ópticos comuns (resolução prática ~0,2 μm). Os cromossomos humanos têm comprimentos na ordem de micrômetros quando condensados, permitindo identificação de morfologia e número — base técnica da citogenética clínica e do cariótipo (fontes: Alberts et al., Molecular Biology of the Cell; Junqueira & Carneiro, Histologia Básica; guias de citogenética/ISCN).

Observação prática: é preciso obter células em divisão e usar técnica de fixação e coloração adequada; no interfase os cromossomos não são individualmente distinguíveis ao microscópio óptico.

Dica de prova: palavras-chave como “metáfase”, “condensado” e “cariótipo” indicam que a afirmação refere‑se a uma situação em que a visualização é possível — verifique sempre a fase do ciclo celular indicada no enunciado para não cair em pegadinhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo