A malária é uma doença de conhecimento médico. É popular des...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2012 - UNICENTRO - Vestibular - Biologia |
Q264353 Biologia
A malária é uma doença de conhecimento médico. É popular desde épocas remotas, ocorrendo em áreas da Europa, Ásia, África, Oceania, e Américas. No final do século XX, a OMS estimou a ocorrência de cerca de 300 milhões de pessoas infectadas no mundo todo, com mais de um milhão de óbitos anuais, principalmente em crianças. (NEVES, 2006, p. 414).

Com base nos conhecimentos sobre a malária, que é considerada uma grave parasitose humana, marque com V as alternativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Os parasitos responsáveis por essa doença, que também é chamada vulgarmente de febre amarela, são bactérias pertencentes à família Plasmodiidae.

( ) A transmissão ocorre pela picada de fêmeas de mosquitos que pertencem ao gênero Aedes, os quais se infectam em uma única fonte de infecção conhecida, os pacientes infectados.

( ) A profilaxia da malária, teoricamente, seria eficaz se atingisse os três elos fundamentais da cadeia de transmissão a saber, seriam: tratar os doentes, proteger as pessoas sadias e combater o transmissor.

( ) Na malária, não ocorrem casos mais graves. No geral, caracteriza-se por sintomas, como dores de cabeça, fadiga, febre e náuseas que podem durar vários dias.

( ) A vacina contra a malária é um ideal que tem sido buscado e pesquisado há mais de 20 anos, sem, contudo, ter sido possível alcançar uma imunização eficiente e duradoura.

A alternativa que corresponde à sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas