O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2009 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2009 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229290 Geografia
Assinale com V ou F as proposições, conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação às questões metropolitanas do Brasil.

( ) As regiões metropolitanas do Brasil, criadas na década de 1970 pelo governo federal, foram dez, duas para cada região, que eram as seguintes: Brasília e Goiânia, no Centro Oeste; Recife e Salvador no Nordeste; Belém e Manaus na Amazônia; Curitiba e Porto Alegre no Sul; São Paulo e Rio de Janeiro no Sudeste.

( ) A criação das regiões metropolitanas pelo governo militar tinha como finalidade declarada a gestão integrada e a oferta de serviços comuns para as cidades de cada aglomerado metropolitano, e como objetivo não declarado o controle desses espaços estratégicos da vida cultural, social, econômica e política do espaço brasileiro.

( ) A criação das regiões metropolitanas deixou de ser competência do governo federal e passou para a égide dos Estados, a partir da constituição de 1988, o que fez com que áreas metropolitanas de fato, que não foram reconhecidas com tal na década de 1970, sejam hoje oficialmente regiões metropolitanas como é o caso de Campinas, Goiânia, Santos, entre outras.

( ) A primeira região metropolitana da Paraíba foi criada em 2003, com uma área que extrapolou, em muito, a aglomeração conurbada de João Pessoa, que inclui os municípios de Bayeux, Cabedelo e Santa Rita. Engloba ainda Lucena, Conde, Mamanguape, Rio Tinto, e Cruz do Espírito Santo.

Assinale a sequência correta das assertivas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!