O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Q487293 Geografia
Em meados dos anos 1960, a ciência geográfica foi premiada com a obra “Geografia do Subdesenvolvimento: geopolítica de uma crise”, produzida pelo geógrafo francês Ives Lacoste, na qual as ambiguidades da noção de subdesenvolvimento são analisadas a partir da perspectiva da geografia crítica.

No que se refere às origens e aos aspectos estruturantes do “subdesenvolvimento” no espaço globalizado, analise as afirmativas que seguem:

I. As origens históricas do subdesenvolvimento se definem a partir da lógica do desenvolvimento desigual do capitalismo, em curso desde a acumulação mercantil do capital nas “grandes navegações”.

II. A descolonização da África, em meados do século XX, significou a libertação da condição histórica de exploração do continente pelos países desenvolvidos, o que tornou possível o crescimento econômico da África do Sul.

III. O subdesenvolvimento é mantido em alguns países do Oriente Médio através do autoritarismo e militarização dos Estados nacionais, com o apoio de países desenvolvidos, contexto no qual se evidenciam protestos sociais como na “Primavera Árabe”.

IV. A industrialização dos países subdesenvolvidos na América Latina agravou a dependência das economias nacionais ao capital internacional, pois acentuou a necessidade de acesso às novas tecnologias e fez crescer o endividamento externo.

V. Em geral, os países subdesenvolvidos (ou “em desenvolvimento”) ainda se inserem na tradicional Divisão Internacional do Trabalho (DIT), exportando matérias-primas e alimentos a preços baixos.

Estão corretas as afirmações contidas em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!