O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q487289 Geografia
O grande “planeta água” está passando sede. É incrível imaginar que atualmente dezenas de milhões de pessoas vivam com menos de cinco litros de água por dia em um planeta que possui 70% de sua superfície coberta por água. É certo que a “hidrosfera aproveitável” é suficiente para o abastecimento de água de toda a população da Terra, mas ela é irregularmente distribuída. A água como substância está presente em toda parte, mas como recurso hídrico, entendido como um bem econômico e que pode ser aproveitado pelo ser humano dentro de custos financeiros razoáveis, é mais escasso.

TEIXEIRA, Wilson (Org.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

No contexto geopolítico da água, o Brasil se destaca mundialmente pela sua riqueza hídrica tanto na superfície como no subsolo. Assim, no que se refere às características da hidrografia brasileira, pode-se considerar como aspecto predominante

I. o regime pluvial, com exceção do rio Amazonas que também possui o regime glacial pelo derretimento das geleiras andinas.

II. a drenagem endorreíca, com intensa devastação da mata ciliar e assoreamento nos leitos fluviais.

III. a foz em delta, na qual as águas deságuam diretamente no mar do Atlântico Sul com formação de ilhas sedimentares. IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.

IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.

V.os rios principais perenes, sendo mantidas constantes as vazões hídricas dos afluentes e subafluentes nas bacias hidrográficas.

Estão corretas as alternativas
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!