O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Ano: 2007 Banca: CPCON Órgão: UEPB Prova: CPCON - 2007 - UEPB - Vestibular - Geografia |
Q229858 Geografia


O cartograma destaca os dois eixos de integração entre as bacias hidrográficas que alcançarão o Estado da Paraíba no polêmico projeto de “transposição das águas” do Rio São Francisco.

Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas, em relação ao tema.

( ) O Eixo Norte captará água nas proximidades de Cabrobó–PE e levará a água do São Francisco para o Rio Piranhas, que tem como bacias receptoras os açudes Engenheiro Àvidos e São Gonçalo nos municípios de São José de Piranhas e Nazarezinho.

( ) O Eixo Leste terá sua captação no lago de Itaparica e beneficiará uma das regiões mais secas do Nordeste, o que se deve tanto às irregularidades das chuvas quanto à baixa pluviosidade anual. O açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande e cidades do Cariri paraibano, será a bacia receptora, através do rio Paraíba.

( ) A água do “Velho Chico” na Paraíba terá como única finalidade a produção agrícola irrigada para exportação, em grandes propriedades do Cariri e do Sertão, e em áreas já perenizadas pelas grandes barragens, daí a polêmica que se faz sobre o projeto, já que, ao contrário dos perímetros irrigados do vale do São Francisco, não distribuirá terras e rendas para a população local.

( ) A presença de grandes açudes e a abundância de água de boa qualidade no subsolo do semi-árido, em especial do Cariri paraibano, tornam a transposição um ato desnecessário e meramente político, pois já temos água suficiente para abastecimento das cidades e para irrigação.

A seqüência correta das assertivas é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!