O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Q516060 Geografia
Desde novembro de 2013, a Ucrânia passou a ocupar lugar de destaque nas mídias mundiais, pois vem sofrendo perdas políticas expressivas em função, principalmente, do componente étnico que divide o país e por divergências de interesses entre a população. Esse fato tem gerado grande tensão no Ocidente, em especial entre Estados Unidos e União Europeia e a Rússia. Após analisar cada uma das afirmativas abaixo sobre os problemas destacados anteriormente, considere-as verdadeiras (V) ou falsas (F), e assinale a alternativa que contenha a sequência correta.

( ) No final da década de 1990, o então presidente russo Mikhail Gorbachev, negociou com os chefes de Estado dos EUA (Ronald Reagan), Grã-Bretanha (Margareth Thatcher), Alemanha (Helmut Kohl) e França (François Mitterrand) que aceitaria a reunificação da Alemanha, mas que o Ocidente, em contrapartida, não deveria tentar invadir a área de influência da Rússia. Sobre isso, há grande quantidade de documentos. Ainda assim, desde a mesma época, os EUA desrespeitam o compromisso de não ampliar a OTAN e instalam bases militares em torno da Rússia.
( ) Depois da Crimeia, numa das mais contundentes manifestações pró-Rússia no leste da Ucrânia , militantes separatistas tomaram diversos prédios do governo de Lugansk e anunciaram a preparação de um referendo para o dia 11 de maio. É importante destacar que as divisões na Ucrânia remontam a episódios muito anteriores à crise atual: o país tem estado dividido entre leste e oeste desde o colapso da União Soviética em 1991 e a separação se reflete também na cultura e na língua.
( ) Após as sanções impostas à Rússia pelos EUA e pela União Europeia em retaliação à tensão política e militar que se estabeleceu na Ucrânia, com claro objetivo de impactar a economia russa atingindo uma de suas produções mais importantes – o gás natural -, Vladimir Putin anunciou que pode rever a presença de empresas norte-americanas e europeias, especialmente as do setor de energia favorecendo um alinhamento oriental.
( ) A crise começou em novembro de 2013 quando o governo do então presidente ucraniano Viktor Yanukovych anunciou que havia abandonado um acordo que estreitaria as relações do país com a Rússia. Posteriormente o governo procurou uma aproximação maior com a União Europeia.
( ) A Ucrânia tem laços econômicos tanto com a União Europeia quanto com a Rússia. Os gasodutos russos para a Europa passam pelo país, o que ficou evidente em 2006 quando Moscou cortou brevemente o fornecimento de gás.

A sequência correta é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!