Questões de Vestibular UFCG 2009 para Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370191 Conhecimentos Gerais
Leia o texto abaixo:
Assaltante nordestino - Ei, bichim... Isso é um assalto... Arriba os braços e num se bula nem faça muganga... Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Assaltante gaúcho - Ô, guri, ficas atento... Bah, isso é um assalto... Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá!
Assaltante carioca - Seguinte bicho... Tu te deu mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanta os braços, rapa... Não fica de bobeira que eu atiro bem pra... Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto... Assaltante baiano - Ô meu rei... (longa pausa) Isso é um assalto... (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não... (longa pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado.... Vai passando a grana, bem devagarinho... (longa pausa) Não esquenta, meu irmãozinho (longa pausa). Vou deixar teus documentos na encruzilhada...
CEREJA, W.R; MAGALHÃES, T.C. Gramática Reflexiva, São Paulo:Atual. 2009,p27
O texto representa várias cenas de assalto, cada uma delas situada em um Estado ou região diferente do Brasil. Analisando-o é possível concluir que o texto:
I – representa as diversas identidades de lugar, narrando a possível cena de um assalto através da linguagem e do humor regionalistas. II – aborda a heterogeneidade do espaço geográfico brasileiro, dando visibilidade aos preconceitos linguísticos e à história dos costumes em três regiões do Brasil: Nordeste, Sudeste e Sul. III – representa comportamentos ou hábitos que supostamente caracterizam a população de diferentes Estados ou regiões brasileiras. IV – hierarquiza os costumes regionalistas, dando ênfase maior aos hábitos que identificam o povo do nordeste. V – narra, de modo preconceituoso, os espaços regionais brasileiros, sem levar em consideração os limites da homogeneidade de cada lugar.
Estão corretas:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370196 Conhecimentos Gerais
Texto I “Durante decênios, desenrolou-se uma guerra cultural contra os árabes e o islamismo nos Estados Unidos: caricaturas racistas assustadoras de árabes e muçulmanos dão a entender que são todos terroristas ou xeques, e que a região é uma grande favela árida, só prestando para a guerra ou o lucro”
(SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995,, p.370-371)
Texto II “Ainda hoje, quase não existe literatura em árabe retratando os norte-americanos; a exceção mais interessante é a grande série de romances de Abdelrahman el Munif [...], mas seus livros são proibidos em diversos países e a Arábia Saudita, sua terra natal, cassou-lhe a cidadania. Até onde sei, ainda não existe nenhum instituto ou grande departamento acadêmico no mundo árabe voltado principalmente para o estudo dos Estados Unidos”.
(SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 363)
A partir da leitura dos dois fragmentos textuais acima, escritos pelo intelectual palestino-americano Edward Said, e dos seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que os mesmos representam:
I – o estranhamento que separa o Ocidente do Islã, fruto de uma leitura racista e caricatural elaborada pelo Ocidente, principalmente pelos Estados Unidos. II – o “desenraizamento” territorial existente no mundo árabe, em que intelectuais, a exemplo de Abdelrahman el Munif, teve a cidadania cassada ao abordar, em seus romances, os Estados Unidos. III – o pan-arabismo, uma tentativa dos Estados Unidos de modernizarem as sociedades árabes, unindo a política à religião. IV – os movimentos sociais de inclusão, simbolizados na luta de Edward Said para inserir os Estados Unidos como objeto de estudo nos departamentos acadêmicos no mundo árabe. V – o preconceito histórico e cultural que circula no ocidente, alicerçado na ideia de que os povos islâmicos são retardatários, primitivos e inferiores.
Estão corretas:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370198 Conhecimentos Gerais

Eixo Temático: Identidades, alteridades e fronteiras nas sociedades contemporâneas.


A organização operária no Brasil teve início no princípio do século XX. Nesse contexto, produzir uma identidade positiva para o trabalhador exigia um esforço muito grande por parte da classe operária, que requisitava melhores condições de trabalho e aumento salarial.


(Adaptado de GOMES, Ângela de Castro. Cidadania e direitos do trabalho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.)


Em relação à temática acima, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370201 Conhecimentos Gerais
Mohandas Gandhi, tornado célebre como Mahatma (“a grande alma”) Gandhi, envolveu-se em diversas lutas em torno dos direitos humanos, seja na África do Sul ou na Índia. Conhecer a sua vida é entrar em contato com grande parte da história contemporânea, especialmente no que diz respeito aos movimentos de descolonização.
Acerca dessa temática, é INCORRETO afirmar que Gandhi:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2009 - UFCG - Vestibular - Segunda Etapa - Dia 2 |
Q1370203 Conhecimentos Gerais
“Em maio de 1968, os estudantes franceses revoltaram-se contra a estrutura ultrapassada do ensino, tomando as ruas com barricadas que ficariam conhecidas como “as barricadas do desejo”.
(CAMPOS, Flávio; MIRANDA, Renan G. A escrita da história. São Paulo: Escala Educacional, 2005, p. 584)
Sobre esta temática, identifique os slogans grafitados nos muros de Paris que marcaram Maio de 1968 na França, relacionando-os com os seus respectivos comentários. Depois assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: D
5: B