Questões de Vestibular IFF 2016 para Processo Seletivo e Vestibular - TO

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2016 Banca: IFF Órgão: IFF Prova: IF-TO - 2016 - IFF - Processo Seletivo e Vestibular - TO |
Q1338313 História
“Gente que eu chamo (...), de ‘brasílicos’, não de luso-brasileiros ou de ‘brasileiros’ (...). Essa gente ‘brasílica’ já possuía uma identidade diferente da dos reinóis, dos portugueses de Portugal – como os moradores de Goa, de Macau e os outros luso-asiáticos espalhados na imensidão do Estado da Índia -, mas não tinha ainda a ideia de seu pertencimento a uma comunidade única encravada na América Portuguesa. Isso é a economia do ouro que vai engendrar, num segundo tempo, porque o ouro une o mercado brasileiro.” Disponível em: MORAES, José Geraldo Vinci de; REGO, José Marcio. Luiz Felipe de Alencastro. In: Conversas com historiadores brasileiros. São Paulo: ed. 34, 2002, p.254.
Sobre os períodos colonial e imperial brasileiros, identifique a afirmação incorreta:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFF Órgão: IFF Prova: IF-TO - 2016 - IFF - Processo Seletivo e Vestibular - TO |
Q1338315 História
“A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido. Uma aristocracia rural e semifeudal importou-a e tratou de acomodá-la, onde fosse possível, aos seus direitos ou privilégios, os mesmos privilégios que tinham sido, no Velho Mundo, o alvo da luta da burguesia contra os aristocratas.”
Disponível em: HOLANDA, Sérgio Buarque de. “Raízes do Brasil” - 26º edição – São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 160.
Sobre questões políticas do Brasil Império e República, identifique a afirmação incorreta:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFF Órgão: IFF Prova: IF-TO - 2016 - IFF - Processo Seletivo e Vestibular - TO |
Q1338316 História
“Se superamos a ditadura e caminhamos em direção à justiça social e à estabilidade econômica (...) ainda corremos riscos? (...) não me parece que haja espaços para golpes militares ou que a sociedade admita aventuras econômicas. Entretanto, ainda convivemos com muitas dificuldades que problematizam a experiência democrática”.
Disponível em: FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Ed. Contexto, 2015, p. 140. Sobre a História recente do Brasil, identifique a afirmação incorreta:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D