Questões de Vestibular IF-BA 2013 para Cursos Superiores e Técnicos
Foram encontradas 8 questões
Nessa perspectiva, é correto afirmar que
A climatologia possui excepcional importância para o estudo ambiental, pois a dinâmica climática é responsável pela intensidade assumida pelos processos geomorfológicos, formação dos solos e crescimento e desenvolvimento das plantas. Todo o sistema do meio ambiente físico funciona em termos de calor e umidade. As próprias atividades humanas apresentam características relacionadas com os eventos climáticos. A zona tropical caracteriza-se pela grande quantidade de energia solar, apresentando uma dinâmica atmosférica específica.
AYOADE, J.O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
Com base nos conhecimentos geográficos sobre a dinâmica climática tropical, analise as alternativas abaixo, colocando V ou F conforme sejam Verdadeiras ou Falsas.
( ) A climatologia estuda os padrões de comportamento da temperatura, umidade e pressão definidas a partir de processos atuantes na atmosfera durante o período aproximado de 30 a 35 anos.
( ) A geometria orbital da Terra no sistema solar interfere diretamente na definição das zonas climáticas polar, temperada e tropical, tendo a variação longitudinal como o principal fator de diferenciação térmica.
( ) No clima tropical, as médias térmicas anuais são
elevadas e as estações definidas fundamentalmente com base
na ocorrência de precipitação e na umidade relativa do ar.
( ) O padrão climático tropical é predominante no Brasil, o que justifica a ausência de estação fria e amplitude térmica diária elevada, ao longo do ano, no território nacional.
( ) Os fenômenos climáticos do El Niño e La Niña ocasionam anomalias nas temperaturas superficiais do Oceano Atlântico que intensificam a média térmica anual da zona tropical.
A sequência correta obtida, de cima para baixo, é
Tremor de 7 pontos na escala Richter afetou cerca de 3 milhões de pessoas na região da capital, Porto Príncipe.

Como se não bastasse a triste realidade do país mais pobre das Américas, da nação mais miserável de todo o hemisfério ocidental, a cólera, a história de escravidão e ditaduras, como se não bastasse tudo isso, o Haiti foi nocauteado por um devastador terremoto em janeiro de 2010. As imagens não cessam de chocar: edifícios históricos em ruínas, pessoas esquálidas que nem sequer conseguem chorar, diante de casas que não mais existem, corpos amontoados e retorcidos, tratados sem qualquer dignidade. O tremor, de 7 pontos na escala que nunca passou de 9, foi causado por uma falha até então desconhecida pelos cientistas. Matou mais de 200 mil pessoas e deixou 1,5 milhão de desabrigados. Dois anos depois, a conclusão mais óbvia é a de que nada ou pouca coisa mudou na vida dos haitianos. Pior: o país, além de precisar enfrentar a tragédia e as consequências da destruição, e o crescimento da cólera, está à mercê de outros terremotos, para os quais não está e não estará preparado.
TOUEG, Gabriel. Disponível em: http://topicos.estadao.com.br/terremoto-nohaiti.
Acesso em 13 de julho de 2012.
A partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre a estrutura e dinâmica interna da Terra e suas repercussões espaciais, é correto afirmar que
TEIXEIRA, Wilson (Org.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
No contexto geopolítico da água, o Brasil se destaca mundialmente pela sua riqueza hídrica tanto na superfície como no subsolo. Assim, no que se refere às características da hidrografia brasileira, pode-se considerar como aspecto predominante
I. o regime pluvial, com exceção do rio Amazonas que também possui o regime glacial pelo derretimento das geleiras andinas.
II. a drenagem endorreíca, com intensa devastação da mata ciliar e assoreamento nos leitos fluviais.
III. a foz em delta, na qual as águas deságuam diretamente no mar do Atlântico Sul com formação de ilhas sedimentares. IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.
IV. elevado potencial hidrelétrico, com o predomínio de rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico.
V.os rios principais perenes, sendo mantidas constantes as vazões hídricas dos afluentes e subafluentes nas bacias hidrográficas.
Estão corretas as alternativas

O desenvolvimento tecnológico vem sendo um elemento definidor do espaço na globalização, em suas múltiplas escalas e dimensões geográficas. Nesse sentido, pode-se afirmar que

A análise da charge e os conhecimentos sobre a realidade do espaço geográfico brasileiro permitem considerar como verdadeira a alternativa:

No que se refere à relação campo-cidade no espaço geográfico brasileiro, é incorreto considerar que
No que se refere às origens e aos aspectos estruturantes do “subdesenvolvimento” no espaço globalizado, analise as afirmativas que seguem:
I. As origens históricas do subdesenvolvimento se definem a partir da lógica do desenvolvimento desigual do capitalismo, em curso desde a acumulação mercantil do capital nas “grandes navegações”.
II. A descolonização da África, em meados do século XX, significou a libertação da condição histórica de exploração do continente pelos países desenvolvidos, o que tornou possível o crescimento econômico da África do Sul.
III. O subdesenvolvimento é mantido em alguns países do Oriente Médio através do autoritarismo e militarização dos Estados nacionais, com o apoio de países desenvolvidos, contexto no qual se evidenciam protestos sociais como na “Primavera Árabe”.
IV. A industrialização dos países subdesenvolvidos na América Latina agravou a dependência das economias nacionais ao capital internacional, pois acentuou a necessidade de acesso às novas tecnologias e fez crescer o endividamento externo.
V. Em geral, os países subdesenvolvidos (ou “em desenvolvimento”) ainda se inserem na tradicional Divisão Internacional do Trabalho (DIT), exportando matérias-primas e alimentos a preços baixos.
Estão corretas as afirmações contidas em