O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Questões de Vestibular de Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais.

Foram encontradas 451 questões

Q1709804 Química
O aumento dos casos da Covid-19 provocou a escassez de álcool etílico em gel no comércio, o que fez a população buscar outros tipos de álcool para se prevenir. No entanto, as opções de álcool disponíveis não eram eficazes. O recomendado é o álcool 70° INPM (% massa/massa). As opções de álcool disponíveis comercialmente à época da escassez aparecem na tabela abaixo.
Tipo de álcool Concentração INPM (%massa/massa) Absoluto 99,6 Hidratado 92,6 Combustível 92,5 Limpeza 46,0
Para produzir álcool 70° INPM a partir dos outros tipos disponíveis comercialmente, uma opção possível seria misturar
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1709802 Química


O oxímetro é usado na triagem para a Covid-19. Acoplado ao dedo, ele emite luz em dois comprimentos de onda (660 nm e 940 nm) e mede a quantidade de luz absorvida (A) em cada caso. A partir disso, determina a concentração percentual de oxi-hemoglobina (HbO2) e de desoxi-hemoglobina (Hb) no sangue. Valores entre 95 e 100% para HbO2 indicam normalidade. Simplificadamente, as quantidades de luz absorvidas em cada comprimento de onda (A) se relacionam matematicamente às concentrações [HbO2] e [Hb] conforme as seguintes equações:
Hb (aq) + O2 (aq) ➝ HbO2 (aq)
A (em 660 nm) = 320 [HbO2] + 3227 [Hb]
A (em 940 nm)= 1214 [HbO2] + 693 [Hb].
Considere que uma pessoa tenha chegado ao hospital com baixa saturação de O2 no sangue e, depois de submetida à oxigenoterapia, começa a ter a saturação normalizada. Em relação às medidas iniciais, quando a saturação de O2 começa a subir, a absorção de luz indicada pelo oxímetro
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1709800 Química
A forma cristalina de um fármaco é fundamental para seu uso como medicamento. Assim, a indústria farmacêutica, após a síntese de determinado fármaco, deve verificar se ele se apresenta como uma única forma cristalina ou se é uma mistura polimórfica. Uma das formas de purificar um fármaco nessas condições é utilizar um processo de recristalização: dissolução do material sintetizado, seguida da cristalização da substância desejada. Observe na tabela abaixo os dados de solubilidade em água de uma dada forma de insulina.

Temperatura (ºC) Solubilidade (mg mL-1) 15 0,30 25 0,63 35 0,92

A partir dessas informações, caso se queira purificar uma amostra dessa insulina, seria recomendado dissolver essa amostra em quantidade suficiente de água
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1709799 Química
Massas molares em g mol-1: Na = 23; Mg = 24; Cl = 35,5; K = 39; Ca = 40.

Imagine-se como um dos coautores de um trabalho científico sobre a capacidade de dessalinização de fibras de carbono poroso (PCF). Ao revisar os dados da pesquisa, você observa que os resultados apresentados no gráfico a seguir estão consistentes para MgCl2 e CaCl2, do ponto de vista do conhecimento químico.




No entanto, você também observa no gráfico que a apresentação dos dados está
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2020 Banca: SELECON Órgão: CEDERJ Prova: SELECON - 2020 - CEDERJ - Vestibular - Opção Inglês |
Q1705848 Química

Muitos laboratórios armazenam em seus estoques soluções concentradas de reagentes. Um técnico responsável dispõe, em seu laboratório, de uma solução de etanol (álcool absoluto) a 16,3 mol/L. O volume de água, em litros, que deve ser adicionado a 400 mL de solução de etanol a 16,3 mol/L (álcool absoluto) para produzir etanol hidratado a 70 % v/v é, aproximadamente:

(Dado: detanol = 0,8 g/mL)

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: A