O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Semana do cliente: assine o Plano Anual Premium com 20% de desconto! Quero aproveitar!

Questões de Vestibular de Química - Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro.

Foram encontradas 89 questões

Q954685 Química

Um laboratório de controle ambiental recebeu para análise uma amostra de gás sem identificação. Após algumas medidas, foram obtidos os seguintes dados:



Com base nos valores obtidos, entre os gases indicados nas opções, conclui-se que a amostra era de:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: FUVEST Órgão: USP Prova: FUVEST - 2018 - USP - Vestibular - Primeira Fase |
Q949421 Química

Um grão de milho de pipoca, visto a olho nu, apresenta duas regiões distintas, representadas por A e B na figura. Em A, ocorre o tecido acumulador de amido, usado, pela planta, para nutrir o embrião. Em B, os tecidos vegetais possuem maior teor de água.


Ao ser aquecida, parte da água transforma‐se em vapor, aumentando a pressão interna do grão. Quando a temperatura atinge 177°C, a pressão se torna suficiente para romper o grão, que vira uma pipoca.


Um estudo feito por um grupo de pesquisadores determinou que o interior do grão tem 4,5 mg de água da qual, no momento imediatamente anterior ao seu rompimento, apenas 9% está na fase vapor, atuando como um gás ideal e ocupando 0,1 mL. Dessa forma, foi possível calcular a pressão Pfinal no momento imediatamente anterior ao rompimento do grão.


A associação correta entre região do milho e Pfinal é dada por:



Note e adote:

Constante universal dos gases: R = 0,082 L.atm/(K.mol); K = °C + 273;

Massas molares (g/mol): H = 1; O = 16.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2017 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2017 - UFGD - Vestibular |
Q944556 Química
A sobrevivência de espécies aquáticas está diretamente ligada à disponibilidade de Oxigênio Dissolvido (OD) na água. O chamado OD é responsável por oxidar o material orgânico presente na água e permitir a respiração branquial dos peixes. Rios ricos em matéria orgânica derivada de esgotos possuem menor concentração de OD e são menos profícuos à vida aquática. O oxigênio dissolvido em água é um dos exemplos de solução de gases em líquidos. Quanto à solubilidade de gases em líquidos é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: UFRGS Órgão: UFRGS Prova: UFRGS - 2018 - UFRGS - Vestibular 3° Dia |
Q939066 Química
A decomposição térmica do ácido nítrico na presença de luz libera NO2 de acordo com a seguinte reação (não balanceada). HNO3 (aq) H2O (l) + NO2 (g) + O2 (g) Assinale a alternativa que apresenta o volume de gás liberado, nas CNTP, quando 6,3 g de HNO3 são decompostos termicamente.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q929570 Química

O Halotano, C2HBrClF3 , é um gás não inflamável, não explosivo, e não irritante que é geralmente usado como anestésico, por inalação. Suponha que se faça a mistura de 15.0 g de vapor de Halotano com 23.5 g do gás oxigênio sendo que a pressão total da mistura seja igual a 855 mmHg.


Nas condições apresentadas as pressões parciais do halotano e do oxigênio na mistura serão, respectivamente:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: B
5: C