O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

45% OFF

SEU TEMPO ESTÁ SE ESGOTANDO ⏳ Prepare-se para sua aprovação em 2021 com preço de Black Friday!

QUERO APROVEITAR

Questões de Vestibular de Meio Ambiente

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2011 Banca: COPESE - IF-TM Órgão: IF-TM Prova: COPESE - IF-TM - 2011 - IF-TM - Vestibular - Prova 01 |
Q1270906 Meio Ambiente
Papel!
Como se fabrica?
       O papel é um dos materiais mais versáteis que conhecemos. Ele é usado para escrita e impressão, na forma de guardanapos, papéis higiênicos, embalagens, etc. A utilização do papel como suporte para a escrita ocorreu inicialmente na China, no ano 105 d.C. A expansão para o ocidente começou em 751, daí em diante o uso do papel foi cada vez mais disseminado e surgiram fábricas em várias cidades do mundo. A principal matéria-prima para a produção do papel é a madeira. O processo de fabricação do papel a partir da madeira começa com o corte das árvores, depois as toras são lavadas e picadas em cavacos e, a seguir, é realizado o processo de polpação. No processo químico de polpação, mais utilizado no Brasil, os cavacos de madeira são submetidos à reação com uma solução contendo, hidróxido de sódio (NaOH) e sulfeto de sódio (Na2S). A seguir, a polpa, formada por celulose, passa pelo processo de branqueamento, que ocorre em várias etapas. Neste processo, são utilizados vários reagentes químicos, entre eles estão; cloro (Cl2), dióxido de cloro (ClO2), hipoclorito de sódio (NaClO), oxigênio (O2) e ozônio (O3). No processo de branqueamento, entre uma etapa e outra, a polpa é lavada com grande quantidade de água. Além disso, dependendo do tipo de papel, vários aditivos, como colas e corantes podem ser acrescentados. 
Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc14/v14a01.pdf> Acesso em: 1 nov. 2011 (adaptado).
Lendo o texto acima, é possível prever uma série de problemas ambientais que a fabricação de papel pode causar. As afirmativas abaixo indicam algumas sugestões de providências que as indústrias produtoras de papel podem tomar, para evitar maiores danos ao meio ambiente. Entre as sugestões indicadas, é incorreto:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2015 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - PR Prova: PUC-PR - 2015 - PUC - PR - Vestibular |
Q809270 Meio Ambiente

A água é de suma importância à população, então, é extremamente necessário que essa água seja tratada de maneira correta. Entende-se o tratamento de água como sendo um conjunto de procedimentos físicos e químicos para torná-la potável. A figura a seguir mostra as etapas do tratamento de água utilizado atualmente. A respeito do tratamento de água e das etapas referentes a esse processo, assinale a alternativa CORRETA.


Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2016 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: VUNESP - 2016 - UNESP - Vestibular - Segundo Semestre |
Q642854 Meio Ambiente

Os testes de qualidade de água realizados nos rios atingidos pela lama proveniente do rompimento da barragem de uma mineradora, em Mariana (MG), identificaram metais pesados em proporções fora dos parâmetros permitidos. Nessas águas, os metais identificados em maior quantidade foram o ferro e o manganês, mas alguns testes também apontaram grande quantidade de mercúrio.

(http://epoca.globo.com. Adaptado.)

Assinale a alternativa que apresenta um impacto ambiental esperado decorrente da presença de metais pesados nas águas dos rios atingidos.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2011 Banca: PUC - RS Órgão: PUC - RS Prova: PUC - RS - 2011 - PUC - RS - Vestibular - Prova 2 |
Q341241 Meio Ambiente
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 4, associe a Coluna A, que apresenta tipos de materiais e seu tempo de degradação no ambiente, com a Coluna B, que apresenta possíveis destinações do lixo, numerando os parênteses.

Coluna A

1. vidro – mais de 10000 anos

2. lata de alumínio – mais de 1000 anos

3. matéria orgânica doméstica – 2 a 12 meses

4. material orgânico em lixo hospitalar – 2 a 12 meses

Coluna B

( ) aterro sanitário

( ) incineração

( ) reciclagem

( ) reutilização

Efetuando a correta associação entre os materiais e o melhor tratamento a ser dado a eles, obtém- se, de cima para baixo, a sequência

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE - 2011 - UNB - Vestibular - Prova 2 |
Q238285 Meio Ambiente
Considerando que, na explosão mencionada no texto I, tenha sido usado nitrato de amônio puro, cuja entalpia de combustão é -301 kJ/mol, e desprezando a espessura das lajes, julgue os itens de 1 a 8 e assinale a opção correta nos itens 9 e 10, que são do tipo C.

O aproveitamento dos resíduos sólidos resultantes de uma implosão como a citada no texto I é uma medida mitigadora do impacto ambiental causado por essa ação.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: C
5: C