Questões de Vestibular
Sobre movimentos de reforma religiosa: protestantes e católicos em história
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Em 1517, na Alemanha, o monge agostiniano Martinho Lutero publicou suas noventa e cinco teses, o que deu início ao processo conhecido como a Reforma Protestante. No que diz respeito a esse movimento, assinale V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) Martinho Lutero condenava, em suas teses, a venda das indulgências pela Igreja Católica.
( ) Para contrapor-se ao poder da Igreja Católica, os protestantes também criaram uma Igreja unificada e poderosa.
( ) Embora discordando de vários pontos da doutrina católica, os protestantes adotaram os mesmos sacramentos que os católicos.
( ) A Doutrina da Justificação pela Fé era a doutrina central dos luteranos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Considerando o impacto dessa expansão para o velho mundo, assinale a afirmação verdadeira.
(Fernando Seffner. Da Reforma à Contrarreforma, 1993.)
Da afirmação, depreende-se que o calvinismo
CALVINO, João apud B.B. Warfield, Studies in Theology (Grand Rapids, Baker Books, 2002).
O trecho acima, escrito pelo reformador João Calvino, revela uma característica fundamental da compreensão calvinista acerca do Cristianismo, que é a
(1) Noite de São Bartolomeu (2) Concílio de Trento (3) Paz de Augsburgo (4) Companhia de Jesus
( ) Definição da liberdade religiosa para os príncipes do Império Romano-Germânico. ( ) Atuação na difusão do cristianismo e na recuperação de fiéis para a Igreja católica. ( ) Conflito violento ocorrido entre católicos e calvinistas na cidade de Paris. ( ) Rigorismo dos tribunais da Inquisição e criação do Index: lista de livros proibidos para os fiéis.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Após a decapitação do rei, o Parlamento sofreu nova depuração. Um Conselho de Estado, com 41 membros, passou a exercer o Poder Executivo. Mas o controle do Estado estava de fato nas mãos de Cromwell [...] Ofereceram-lhe a coroa, mas ele a recusou: na prática já era um soberano e podia até fazer seu sucessor.
PILETTI, Nelson; ARRUDA, José Jobson de A. Toda a História. São Paulo: Ática, 2000, p. 228.
Após a morte de seu líder, em 1658, o destino da chamada “República de Cromwell” foi marcado pela
(Fernando Seffner. Da Reforma à Contrarreforma, 1993.)
Ao tratar das Reformas Religiosas, o autor menciona a relação entre o calvinismo e
1. Luteranos; 2. Calvinistas; 3. Anabatistas; 4. Contrarreformistas.
( ) Defendiam a liberdade de consciência em matéria de fé.
( ) Defendiam a justificação pela graça e as obras.
( ) Acreditavam que apenas a fé na promessa divina era eficaz para a salvação.
( ) Acreditavam que, na predestinação divina, havia eleitos e condenados.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O texto é referente à crise religiosa denominada Reforma. Uma das causas desse movimento foi
A Reforma, a despeito de sua hostilidade à magia, estimulara o espírito de profecia. A abolição dos intermediários entre o homem e a divindade, bem como a ênfase na consciência individual, deixavam Deus falar diretamente a seus eleitos. Era obrigação destes tornar conhecida a Sua mensagem. E Deus não fazia acepção de pessoas: preferia falar a John Knox do que à sua rainha, Maria Stuart da Escócia. O próprio Knox agradeceu a Deus ter-lhe dado o dom de profetizar, que assim estabelecia que ele era um homem de boa-fé.
Na Inglaterra, as décadas revolucionárias deram ampla difusão ao que praticamente constituía uma profissão nova - a do profeta, quer na qualidade de intérprete dos astros, ou dos mitos populares tradicionais, ou, ainda, da Bíblia.
HILL, Christopher, O mundo de ponta-cabeça. Ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo, Companhia das Letras, 1987, p. 103.
O texto se refere ao ambiente político e religioso da Inglaterra no século XVII. A esse respeito é CORRETO afirmar: