O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Vestibular de Conhecimentos Gerais

Foram encontradas 24 questões

Q938894 Conhecimentos Gerais

Atente aos seguintes excertos sobre a década de 1970:


“A padronização do ‘moderno’ chegava ao auge no Brasil dos anos 70 em meio a flagrantes contrastes e desigualdades sociais, regionais, culturais”.


“Depois do vendaval dos anos 60 que atingiu ‘corações e mentes’ de uma geração inteira, os anos 70 começaram sob a égide da fragmentação: desdobramentos da contracultura, movimentos underground, punk, misticismo oriental, vida em comunidades religiosas ou naturalistas, valorização do individualismo, expansão do uso de drogas”.

HABERT, N. A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. São Paulo: 3ª Ed. Editora Ática, 1996, p.71 e 74.


Assinale a opção que apresenta exemplo(s) da cultura da década de 1970 no Brasil.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q938773 Conhecimentos Gerais
A divisão da Coreia em duas zonas — ao norte instaurada com apoio soviético e, ao sul, sob a influência norte-americana — marcou um conflito sem confronto direto conhecido como
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q938772 Conhecimentos Gerais
A saída do Reino Unido da União Europeia tem causado muito desconforto ao bloco europeu, bem como, criado várias tensões internas ao não atender interesses escoceses e ignorar algumas diretrizes de Bruxelas. Um dos pontos polêmicos que tem causado debates e intervenções diplomáticas é a situação do território ultramarino britânico, a base militar estratégica de
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q938768 Conhecimentos Gerais

Durante o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso — marcado positivamente pela contenção da desenfreada inflação que dominou os governos anteriores — ocorreu uma alteração na Constituição de 1988, que possibilitou a reeleição para cargos majoritários do poder executivo nos três níveis: federal, estadual e municipal. O processo de aprovação da Emenda Constitucional Nº16/1997, entretanto, não foi tranquilo, pois enfrentou acusações de corrupção, veiculadas a partir de grandes órgãos da imprensa nacional como o Jornal Folha de São Paulo, em 13 de maio de 1997, e a revista Veja, em 21 de maio de 1997, ambos referindo-se à denúncia de compra de votos de deputados federais para que estes aprovassem a referida Emenda Constitucional Nº16, que, publicada em 04 de junho de 1997, permitiu a reeleição para cargos de chefia do Poder Executivo; e mais, tornou possível a reeleição já a partir das eleições para presidente e governadores dos estados e Distrito Federal que ocorreriam no ano seguinte. Em 1998, após vencer o pleito presidencial, FHC tornou-se o primeiro presidente reeleito do Brasil.


Sobre a Emenda Constitucional Nº16/1997, que modificou o texto constitucional, permitindo reeleição para cargos majoritários do poder executivo nos níveis federal, estadual e municipal, é correto afirmar que

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: UERJ Órgão: UERJ Prova: UERJ - 2018 - UERJ - Vestibular - Primeiro Exame |
Q903650 Conhecimentos Gerais


Com mais de cinquenta anos de existência, o personagem “Pantera Negra” esteve associado a debates sobre as condições de vida de populações afrodescendentes na sociedade norte-americana.


Tendo em vista as transformações ocorridas entre a década de 1960 e o momento atual, a comparação entre as imagens aponta para a seguinte mudança acerca do protagonismo afrodescendente:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: C