O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Vestibular de Conhecimentos Gerais

Foram encontradas 114 questões

Ano: 2018 Banca: UNESPAR Órgão: UNESPAR Prova: UNESPAR - 2018 - UNESPAR - Vestibular |
Q961109 Conhecimentos Gerais

Trechos do livro Estados Unidos: a formação da nação:


“Centenas de tribos indígenas habitavam a América do Norte até a chegada dos europeus. Há uma variedade enorme nestas tribos: só em línguas diferentes encontraram-se mais de trezentas [...] Por toda a América do Norte a história dessas tribos seria profundamente modificada pela chegada dos europeus” (p. 54).


“O primeiro carregamento de escravos negros chegou à Virgínia em 1619, trazido por holandeses [...] Em duas décadas a escravidão estava presente em todas as colônias e havia uma legislação específica para ela” (p. 59).


“[...] um dos primeiros fatos no século XVIII que saltam aos olhos é o grande crescimento da população [...] Além dos alemães, chegaram também muitos escoceses e irlandeses. Os franceses protestantes também constituíram um significativo grupo de imigrantes no século XVIII” (p. 62-63).

KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Editora Contexto, 2008.


Trecho de discurso do atual presidente dos EUA, Donald Trump, sobre imigrantes:


— Vocês têm que pensar nisso em termos de imigração

— assinalou o presidente, antes de compartilhar a música, baseada em uma fábula de Esopo.

“’Eu te salvei’, gritou a mulher/’E você me picou, mas por quê?/Você sabe que sua picada é venenosa e agora eu irei morrer’/’Oh, cale-se, mulher tola’, disse o réptil com um sorriso/’Você sabia muito bem que eu era uma cobra antes de me acolher’”, recitou Trump em meio aos aplausos do público.

— Isso é o que estamos fazendo com nosso país — concluiu Trump. — Estamos deixando as pessoas entrarem, e vai haver muita gente. Só vai piorar. Damos proteção a eles como nunca antes.

Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/trump-compara-imigrantes-cobras-damos-protecao-como-nunca-antes-22428274. Acesso em 03 de setembro de 2018. O discurso original pode ser encontrado em: https:// www.vox.com/policy-and-politics/2018/2/23/17044760/transcript-trumpcpac-speech-snake-mccain. Acessado em 03/09/2018.


Do século XVII aos dias atuais, a história da formação social dos Estados Unidos é marcada:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: UNESPAR Órgão: UNESPAR Prova: UNESPAR - 2018 - UNESPAR - Vestibular |
Q961108 Conhecimentos Gerais

Trecho da Constituição Brasileira de 1988:


“Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

§ 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à:

I. defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 48, de 2005)”.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.


Trecho de artigo de blog:


“O crânio humano mais antigo das Américas, o maior meteorito já encontrados, no Brasil, a maior coleção latino-americana de múmias, relíquias de civilizações extintas do continente, fósseis de dinossauros, ao todo 20 milhões de itens nas áreas de paleontologia, etnologia, arqueologia, botânica, zoologia e demais ciências. Tudo reunido num palácio que abrigou momentos decisivos do Brasil imperial, num parque histórico, cartão-postal da mais bela cidade do país. Foi-se a ciência, foi-se a história, foi-se um pedaço de cada um de nós, consumidos pelas chamas que destruíram ontem o Museu Nacional no Rio, o mais antigo do país, com 200 anos feitos em junho. Nada do que foi perdido poderá ser substituído. Não há dinheiro capaz de repôr o prejuízo. Não se trata de perda meramente material, mas de conhecimento imaterial. O palácio repleto de tesouros consumido pelas chamas é um retrato simultâneo da nossa riqueza cultural e de nosso desprezo por ela, do desdém pelo que temos de melhor. Era um museu no sentido mais amplo da palavra. Não apenas um espaço de exposição. Não um polo de comunicação com recursos digitais para atrair turistas. Mais que instalações dedicadas à educação, era um repositório de coleções, um centro de pesquisas. Menos sexy, mas mais valioso. Um museu clássico, como os congêneres de história natural ou etnografia em Londres, Paris ou Nova York”.

GUROVITZ, Helio. A tragédia real do Museu Nacional. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/blog/heliogurovitz/post/2018/09/03/a-tragedia-real-do-museu-nacional.ghtml. Acessado em 03/09/2018.


O incêndio no Museu Nacional, em 02 de setembro de 2018, recolocou no cenário nacional debates sobre nossa relação com os museus, com o patrimônio histórico, cultural e natural e, de maneira ampla, com o nosso passado. Baseando-se nos trechos acima, é possível deduzir que:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: UNESPAR Órgão: UNESPAR Prova: UNESPAR - 2018 - UNESPAR - Vestibular |
Q961107 Conhecimentos Gerais

Fonte: A Gazeta Digital. Voto de Cabresto. Disponível em: http:/ gazetadigital.blogspot.com/2018/07/voto-de-cabresto.html. Acesso em 03 de setembro de 2018. Texto originalmente publicado no jornal Estadao de São Paulo, 25 de julho de 2018. Disponível em: https:// opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,voto-de-cabresto,70002413878. Acessado em 03/09/2018.


Com base na charge, é possível inferir que na história política brasileira:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - Vestibular |
Q958018 Conhecimentos Gerais

Leia com atenção o fragmento do Samba Enredo da Paraíso do Tuiuti, que trouxe para a avenida o enredo

"Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?", e, depois, responda ao que se pede:


"E assim quando a lei foi assinada

Uma lua atordoada

Assistiu fogos no céu

Áurea feito o ouro da bandeira

Fui rezar na cachoeira

Contra a bondade cruel.

Meu Deus, meu Deus

se eu chorar não leve a mal

Pela luz do candeeiro

Liberte o cativeiro social"

(Fonte: https://g1 .globo.com/rio-de-janeiro/camaval/2018/noticia/paraiso-do-tuiuti-veja-a-letra-do-samba-enredo-para-o-camaval-2018.ghtml.)


Levando em consideração a letra do samba e os seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q956722 Conhecimentos Gerais
O presidente da Colômbia anunciou, em 25.05.2018, que o país ingressará em um bloco de cooperação militar. O país, que não possui vínculo histórico ou geográfico com o bloco, será o primeiro da América Latina a tornar-se membro. Esse bloco consiste em um sistema de defesa coletiva, em que os participantes estão de acordo em defender qualquer um de seus integrantes que seja atacado por forças externas ao seu país. Liderado por Washington, o bloco recebe vultosos recursos para cuidar dos objetivos militares dos Estados Unidos.
(www.operamundi.com.br. Adaptado.)
De acordo com o excerto, a Colômbia, na condição de país parceiro, passou a integrar
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: E