Foram encontradas 183 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4160526 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar três tipos de ocorrência. A esse respeito, considere as seguintes afirmações:



I- Comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos aos pais dos alunos.


II- Comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.


III- Comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência. 



Agora, baseado nos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q4160525 Estatuto da Pessoa Idosa - Lei nº 10.741 de 2003
As entidades que desenvolvem programas de institucionalização de longa permanência para pessoa idosa devem adotar os seguintes princípios:
Alternativas
Q4160524 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Acerca do serviço de acolhimento institucional, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4160523 Pedagogia
O PIM será implementado na categoria: 
Alternativas
Q4160522 Saúde Pública
O Grupo Técnico Municipal do Programa Primeira Infância Melhor será responsável pela seleção, capacitação e avaliação de: 
Alternativas
Q4160521 Legislação Estadual
Sobre o Programa Primeira Infância Melhor – PIM, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q4160520 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

A sociedade participa solidariamente com a família e o Estado da proteção e da promoção da criança na primeira infância, entre outras formas:



(__) Formulando políticas e controlando ações, por meio de organizações representativas.


(__) Instaurando conselhos com vistas ao controle social.


(__) Executando ações de forma exclusivamente direta sem a necessidade de parceria com o poder público.


(__) Desenvolvendo programas, projetos e ações compreendidos no conceito de responsabilidade social e de investimento social privado.


(__) Criando, apoiando e participando de redes de proteção e cuidado à criança nas comunidades.


(__) Promovendo ou participando de campanhas e ações que visem a aprofundar a consciência social sobre o significado da primeira infância no desenvolvimento do ser humano.



Após marcar V para verdadeiro e F para falso, assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Q4160519 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

As políticas públicas voltadas ao atendimento dos direitos da criança na primeira infância serão elaboradas e executadas de forma a:



I- Atender ao interesse superior da criança e à sua condição de sujeito de direitos e de cidadã.


II- Incluir a participação da criança na definição das ações que lhe digam respeito, em conformidade com suas características etárias e de desenvolvimento.


III- Respeitar a individualidade e os ritmos de desenvolvimento das crianças e valorizar a diversidade da infância brasileira, assim como as diferenças entre as crianças em seus contextos sociais e culturais.


IV- Reduzir as desigualdades no acesso aos bens e serviços que atendam aos direitos da criança na primeira infância, priorizando o investimento público na promoção da justiça social, da equidade e da inclusão sem discriminação da criança.


V- Articular as dimensões ética, humanista e política da criança cidadã com as evidências científicas e a prática profissional no atendimento da primeira infância.



São CORRETAS as sentenças: 

Alternativas
Q4160518 Pedagogia
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), entende-se por educação especial: 
Alternativas
Q4160517 Pedagogia
Conforme o Art. 38 da LDBEN - Lei N.º 9394/96, os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. Os exames a que se refere este artigo da lei realizar-se-ão: 
Alternativas
Q4160516 Pedagogia

Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:



(__) A EJA é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.


(__) Os sistemas de ensino devem assegurar gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.


(__) O Poder Público deve estimular o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.


(__) A EJA não deverá ter articulação com a educação profissional.



Assinale a sequência CORRETA:

Alternativas
Q4160514 Pedagogia

A educação social tem duas características distintas: o seu âmbito social e seu caráter pedagógico. Para Freire, toda prática educativa deve envolver o educador e o educando, promovendo objetos de conhecimento, métodos, processos, técnicas e materiais didáticos que os façam desenvolver um processo, uma mudança ou uma transformação, pois esta educação social é fundamentada na ação e na intervenção sistemática. Sabendo disso, o ___________________ consiste em satisfazer as necessidades básicas que derivam de uma situação de dificuldade social, sem entrar na modificação das condições que geram essa situação.



Assinale a alternativa que completa a sentença CORRETAMENTE.  

Alternativas
Q4160513 Pedagogia

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Art. 18-A, explicita que a criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegêlos. Também descreve formas não aceitáveis de corrigir, disciplinar e educar.



Dentre as atitudes não aceitáveis descritas no Art. 18- A, parágrafo único, para fins desta Lei, NÃO pode ser considerado:

Alternativas
Q4160506 Direito Constitucional

No tocante aos direitos sociais, assinale a alternativa CORRETA.



I- Nas empresas de mais de cem empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.


II- É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.


III- O aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais.


IV- É livre a associação profissional ou sindical.



Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q4160505 Direito Administrativo
Relativamente ao princípio da presunção de legitimidade ou de veracidade, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q4160504 Direito Constitucional

O artigo 7º da Carta Magna de 1988, em seu inciso IV afirma que o salário mínimo:



I- Será fixado em lei.


II- Regionalmente unificado.


III- Capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.


IV- Com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.



Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q4055787 Serviço Social
No Estado do Rio Grande do Sul, a convergência estratégica entre o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e o Programa Criança Feliz (PCF) otimiza os recursos e amplia a oferta de atenção primária no território, congregando esÍorços das equipes de assistência social, saúde e educação. A respeito das diretrizes do Guia de Integração sobre a gestão das equipes e a execução articulada entre esses dois programas nos municÍpios, analise as assertivas abaixo e julgue-as em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) O Visitador do Programa Criança Feliz (PCF) poderá ser o mesmo do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), devendo obrigatoriamente estar referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
( ) A função de Supervisor do Programa Criança Feliz (PCF) é totalmente incompatível com o cargo de Monitor do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), sendo vedada a atuação conjunta nos municípios integrados.
( ) Os recursos financeiros oriundos do Programa Criança Feliz (PCF) e do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) são complementares, funcionando de modo orgânico como um cofinanciamento das ações territoriais.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima? 
Alternativas
Q4055786 Pedagogia

A metodologia da visita domiciliar demanda que o profissional conheça sobre a complexidade do crescimento humano. O Monitor do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) atua orientando a base para compreender os indicadores esperados em cada período. Considerando o papel do diagnóstico inicial e da avaliação do desenvolvimento integral na rotina formativa da equipe junto aos indivíduos atendidos, analise as assertivas abaixo:


I. A equipe técnica deve acompanhar o desenvolvimento integral infantil fragmentando rigidamente as dimensões física e motora, ignorando as dimensões de linguagem e os aspectos socioafetivos da família.

Il. O diagnóstico inicial do desenvolvimento infantil permite caraclerizar e registrar o desenvolvimento da criança conforme os indicadores esperados para sua respectiva faixa etária no exato momento de seu ingresso.

III. O monitoramento contínuo exige a escuta sensível do cuidador responsável e a articulação direta com os importantes dados registrados rotineiramente na Caderneta da Criança e na Caderneta da Gestante.

Está(ão) CORRETA(S): 

Alternativas
Q4055785 Direito Sanitário
A integralidade do cuidado na primeira infância so é plenamente atingida quando o programa de visitação atua em compasso com os demais equipamentos públicos da comunidade. A integração orgânica entre o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e as rotinas da Atenção Primária à Saúde (APS) busca mitigar iniquidades e ampliar a resolutividade materno-infantil. Com base nas diretrizes oficiais para a integração de ações do PIM na rede da saúde dos territórios adscritos, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4055784 Serviço Social
O manuseio de prontuários, registros socioeconômicos e avaliações do desenvolvimento familiar exige absoluto rigor por parte do Monitor do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e de toda a equipe vinculada. A ética no serviço público é transversal e fundamenta a relação de respeito à dignidade humana e ao núcleo familiar. Considerando a rotina de preenchimento do Sistema de Informação do Primeira Infância Melhor (SisPIM) e a proteção a dados privados inerentes ao acompanhamento no domicílio, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A
5: D
6: B
7: C
8: E
9: D
10: A
11: E
12: B
13: E
14: A
15: A
16: B
17: C
18: D
19: C
20: D