Foram encontradas 40 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
As fraturas vertebrais podem ocorrer por traumatismos importantes, como, por exemplo, em consequência de queda de um plano elevado ou de golpes diretos, ou por traumatismos mínimos que, inclusive, podem passar desapercebidos em algumas patologias ósseas (osteomalácea, osteoporose, tumores). O fator mais importante a considerar nas fraturas da coluna cervical é a ausência de comprometimento neurológico.
Com base no texto, sobre as fraturas cervicais sem acometimento neurológico, NÃO é correto o que se afirma em:
Sobre a capsulite adesiva no ombro, todas as afirmativas são verdadeiras, EXCETO:
A cirurgia para artrose no quadril pode exigir um tipo de procedimento ou vários.
A alternativa que NÃO associa as características ao tipo de cirurgia é:
Escoliose é um desvio lateral da coluna vertebral, sendo uma deformidade de causa e tipos variados. Como forma de tratamento conservador, são métodos corretivos reeducadores, EXCETO:
A eletromiografia de superfície é uma técnica bastante utilizada na área de ciências biomédicas para analisar o movimento humano e mostrar, por meio do eletromiograma (EMG), a atividade elétrica do músculo, dada a somatória dos potenciais de ação na área abaixo do eletrodo.
Na realização da eletromiografia de superfície, além das configurações técnicas do equipamento e do isolamento do sistema, a qualidade do sinal capturado depende
I. do posicionamento e da fixação dos eletrodos, considerando o trajeto das fibras musculares e a distância dos eletrodos;
II. do modo de contração (isométrico, concêntrico, excêntrico);
III. dos cuidados com a pele para baixar a impedância tecidual; IV. do estado de ansiedade do sujeito durante o teste;
V. da posição inicial do sujeito durante o teste (decúbito ventral ou decúbito dorsal).
Estão CORRETOS apenas o itens:
Todas as afirmativas se referem à artrite reumatoide; EXCETO:
A finalidade do exame subjetivo é colher dados a respeito do tipo de disfunção, bem como da área e do comportamento dos sintomas.
A alternativa que NÃO relaciona o aspecto clínico a ser investigado com a pergunta durante o exame subjetivo é:
Durante a avaliação diferencial das lesões do tecido mole, os movimentos propiciam valiosas informações através do isolamento da origem dos sintomas do paciente e da avaliação do estado funcional dos tecidos e da estrutura. Cyriax, em 1983, classificou os tecidos como inertes ou contráteis, explicando como esses tecidos reagiam aos três tipos de movimento.
Qual movimento NÃO se relaciona com o esquema de classificação desenvolvido por Cyriax?
Durante a avaliação fisioterapêutica, é necessário identificar os objetivos do processo da avaliação musculoesquelética.
I. Identificar a fonte da dor ao executar testes com provas, ou seja, aplicação de forças externas controladas para imposição de uma carga interna aos tecidos e estruturas isoladas que são capazes de causar os sintomas do paciente, também conhecido como sinal comparável.
II. Avaliar a integridade e o estado funcional dos tecidos e das estruturas envolvidas.
III. Avaliar as habilidades funcionais do paciente durante as atividades de vida diária, tarefas ocupacionais, e atividades de lazer.
É CORRETO o que se afirma em:
Em relação ao papel da fisioterapia no pós-operatório imediato de câncer de mama, NÃO é correto o que se afirma em:
Gestante L.V.M., 34 anos, casada, G1P0A0, data da última menstruação (DUM) em 21/11/2012, foi encaminhada ao serviço de fisioterapia com 24 semanas de gestação, relatando “peso nas pernas” e “dor em região glútea à esquerda”. Quando questionada sobre sua função intestinal, relatou constipação intestinal. Em relação à gestante, analise as afirmativas abaixo:
I. A dor em região glútea da gestante pode ser em função de uma retração (tensão) do piriforme.
II. A data provável do parto de L.V.M. é 28/08/2013.
III. A constipação intestinal é comum na gravidez e se deve a uma redução do tônus da musculatura lisa, mediada aos hormônios esteroides, associado à pressão e ao deslocamento do intestino pelo útero.
IV. A vasodilatação periférica e o ganho de peso exagerado são alguns fatores que podem comprometer o retorno venoso da grávida, podendo favorecer o aparecimento de varizes.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Em relação à atuação do fisioterapeuta no puerpério imediato, é CORRETO o que se afirma em:
Em relação aos aspectos fisioterapêuticos durante o trabalho de parto, NÃO é correto o que se afirma em:
Em relação à drenagem linfática manual, técnica que pode ser utilizada no tratamento de linfedema de membro superior em um indivíduo que realizou uma cirurgia para controle de câncer de mama, analise as afirmativas abaixo:
I. A drenagem linfática manual é uma técnica que tem como objetivo agir sobre o sistema linfático profundo, visando drenar o excesso de líquido que se encontra no interstício.
II. A drenagem linfática em nível de tronco ocorre pelas anastomoses linfo-linfáticas áxilo-axilar e áxiloinguinal.
III. Todas as estruturas vasculares do sistema linfático apresentam válvulas.
IV. O sentido do fluxo linfático depende de forças externas ao sistema linfático, como a contração muscular e a drenagem linfática manual.
V. A drenagem linfática manual ajuda na linfangiogênese, ou seja, na formação de novos capilares linfáticos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Analise as seguintes afirmações:
I. Na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o exercício físico aumenta o consumo de oxigênio e piora a relação ventilação/perfusão, além de aumentar a hiperinsuflação pulmonar e favorecer a fadiga dos músculos respiratórios e a acidose lática.
II. Os principais efeitos da oxigenoterapia durante a reabilitação pulmonar na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) incluem diminuir a dipneia, reduzir a hipertensão pulmonar, melhorar a função ventricular direita e aumentar a endurance de exercício.
III. A ventilação não invasiva é contraindicada durante a prática de exercícios físicos na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), pois aumenta a capacidade residual funcional do paciente e, consequentemente, a hiperinsuflação pulmonar e a dispneia.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Sobre a terapia incentivadora da inspiração, NÃO é correto o que se afirma em:
As técnicas, terapias ou manobras de higiene brônquica têm por objetivo aumentar a mobilização da secreção pulmonar e sua expectoração, principalmente em situações nas quais ocorre retenção de secreção brônquica.
Considerando essa definição, é CORRETO o que se afirma em:
Caso Clínico pH PaO2 PaCO2 HCO3 BE 1 7,33 50 82 42 +11 2 7,12 50 82 25 +2 3 7,12 50 110 42 +11 4 7,02 50 45 12 -15
Sobre a gasometria dos pacientes, NÃO é correto afirmar que a do paciente
Sobre os modos ventilatórios, NÃO é correto o que se afirma em:
Em relação à radiologia do tórax, analise as seguintes afirmações:
I. Em geral, na incidência posteroanterior, a hemicúpula frênica direita é mais elevada que a esquerda.
II. Infiltrado bilateral e difuso, associado a broncograma aéreo e áreas de atelectasia, são sinais radiológicos de insuficiência respiratória aguda.
III. No enfisema pulmonar, pode-se observar tórax com aumento do diâmetro anteroposterior, hipertransparência e retificação do diafragma.
IV. As alterações radiográficas na bronquite crônica são aumento da vasculatura pulmonar e espessamento peribrônquico.
É CORRETO o que se afirma em