Questões de Concurso Para analista técnico - engenheiro de segurança do trabalho

Foram encontradas 84 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3634276 Segurança e Saúde no Trabalho
 A Figura 5 ilustra uma situação de risco a saúde e segurança dos trabalhadores: 

Q60.png (478×402)

De acordo com o arcabouço legal em SST, qual NR está sendo descumprida?
Alternativas
Q3634275 Segurança e Saúde no Trabalho
Notícia (adaptada) do site Teletime, de 31 de março de 2025, menciona um incêndio com início em equipamento elétrico de importante data center da Equinix, em Barueri (SP) no domingo, em 30 de março, que gerou instabilidade em uma série de serviços de Internet no Brasil. A ocorrência também resultou em uma indisponibilidade parcial do ponto de troca de tráfego do IX.br, em São Paulo, algo visto como um alerta sobre a centralização da rede no país. O incêndio pode ser classificado como de Classe
Alternativas
Q3634274 Segurança e Saúde no Trabalho
Considerado uma das maiores referências mundiais em estudos e estatísticas sobre acidentes de trabalho, foi lembrado em verbete no "Dicionário de saúde e segurança do trabalhador" (Mendes, 2018). "Em julho de 1968, tornou-se diretor de serviços de engenharia da Insurance Company of North America (INA). Lá, dirigiu um estudo de acidentes industriais, incluindo a análise de 1.753.498 acidentes e incidentes, relatados por 297 empresas. Essas empresas representavam 21 grupos industriais, empregando 1.750.000 funcionários que trabalharam mais de 3 bilhões de horas durante o período de exposição analisado. O estudo resultou na relação 1:10:30:600 [Figura 4], um dos gráficos (pirâmide) mais amplamente reproduzidos na história da segurança industrial".

Q58.png (416×342)

O trecho refere-se a:
Alternativas
Q3634273 Legislação Estadual
A Resolução Técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) nº 15 - Parte 01 - Brigada de Incêndio (2023) estabelece as condições mínimas necessárias para o dimensionamento e execução da Brigada de Incêndio nas edificações e áreas de risco de incêndio. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A brigada de incêndio deverá ser composta por pessoas distribuídas por toda a planta durante todos os turnos de funcionamento, visando manter brigadistas posicionados estrategicamente para agir de forma rápida e eficaz diante de uma emergência.
( ) No dimensionamento da brigada de incêndio, deverão ser previstas as situações de faltas, férias, licenças e outras indisponibilidades, de forma que a quantidade mínima de brigadistas exigida seja mantida na planta durante todo o turno de funcionamento.
( ) O brigadista deverá usar botton, crachá funcional com borda na cor vermelha, braçadeira, colete, capacete ou outra forma que o identifique no caso de uma situação real ou simulado de emergência, a fim de facilitar sua identificação e auxiliar na sua atuação.
( ) treinamento de nível A validade do curso de brigadista de incêndio será de quatro anos para o básico e nível intermediário; e dois anos para o treinamento de nível avançado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3634272 Segurança e Saúde no Trabalho
As Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) compõem uma série de normas técnicas, resultantes dos trabalhos técnicos da FUNDACENTRO, que abordam diferentes aspectos dos procedimentos e critérios de identificação, avaliação e controle dos riscos e perigos ambientais e profissionais, com o principal objetivo de fomentar a adoção de medidas preventivas contra doenças profissionais e quaisquer outros riscos e fatores potencialmente danosos à saúde e à segurança dos trabalhadores em diversos ambientes ocupacionais e fundamental seu conhecimento pelos profissionais que atuam com a Higiene Ocupacional. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando número da NHO ao respectivo assunto.

Coluna 1
1. NHO 01.
2. NHO 06.
3. NHO 10.

Coluna 2
( ) Procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional ao ruído.
( ) Procedimento técnico: avaliação da exposição ocupacional à vibração de mãos e braços.
( ) Avaliação da exposição ocupacional ao calor: procedimento técnico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3634271 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR-16 - Atividades e Operações Perigosas foi alterada pela Portaria MTE nº 1.418/2024, que acrescentou o seguinte item: "16.6.1.1 Não se aplica o item 16.6 desta NR às quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de combustíveis originais de fábrica e suplementares, e àqueles para consumo próprio de veículos de carga e de transporte coletivo de passageiros, de máquinas e de equipamentos, ________________ e nos equipamentos de refrigeração de carga".

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3634270 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre o "Manual de Orientação do eSocial Versão S-1.3" (2024), analise as assertivas a seguir:

I. No evento S-2210 - Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), a CAT deve ser registrada até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato.
II. O evento S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador deve ser enviado até o dia 15 do mês subsequente ao da emissão do correspondente Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), salvo para o relativo a ASO admissional, hipótese em que o evento deve ser enviado até o dia 15 do mês subsequente ao da admissão.
III. O evento S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho pelo declarante, indicando as condições de prestação de serviços pelo trabalhador, com base no LTCAT e no PGR, bem como para informar a exposição a outros agentes nocivos quando do exercício das atividades descritos na Tabela 24 - Agentes Nocivos e Atividades - Aposentadoria Especial do eSocial.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3634269 Direito Previdenciário
A Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022 menciona que o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) deverá ser atualizado
Alternativas
Q3634268 Direito Previdenciário
De acordo com a Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022, que disciplina as regras, procedimentos e rotinas necessárias à efetiva aplicação das normas de direito previdenciário, o "LTCAT e as demonstrações ambientais deverão embasar o preenchimento da GFIP, _______ ou de outro sistema que venha a substituí-la, e dos formulários de comprovação de períodos laborados em atividade especial".

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3634267 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a publicação do Ministério do Trabalho (2022), "Perguntas Frequentes: Norma Regulamentadora nº 01 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais", analise as assertivas a seguir:

I. PGR é o documento que materializa o gerenciamento dos riscos ocupacionais pela organização. Pode ser implementado por estabelecimento, unidade operacional, setor ou atividade. Deve ser composto pelo inventário de riscos ocupacionais e pelo plano de ação. Além desses documentos, outras informações devem ser formalmente registradas para o atendimento ao arcabouço normativo de SST.
II. Apenas as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP), graus de risco 1 e 2, desobrigadas de constituir SESMT, que no levantamento preliminar de perigos não tenham identificado exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, em conformidade com a NR-09 - Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos, ficam dispensadas de elaborar o PGR.
III. O PGR deve ser baseado no Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT). O LTCAT tem finalidade previdenciária, enquanto o PGR tem finalidade trabalhista, mas ambos atuam na prevenção de acidentes e de agravos a saúde dos trabalhadores.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3634266 Segurança e Saúde no Trabalho
No âmbito de medidas de controle coletivo e sua eficácia, o artigo "Avaliação da eficácia de sistema de ventilação local exaustora utilizado no controle de sílica cristalina em indústria de borracha de silicone" (Oliveira; Pinto, 2019) aborda aspectos de Sistemas de Ventilação Local Exaustora (SVLE) e sua eficácia. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. A velocidade de captura de um sistema de ventilação é definida como a velocidade mínima necessária para indução dos poluentes do seu ponto de geração ou liberação para o interior do captor.
II. Os marcadores visuais (tubo de fumaça), por meio da geração de fumaça na zona de captação do sistema, permitem a visualização da movimentação geral do fluxo de ar nessa região. Por isso, esses parâmetros são comumente utilizados no processo de avaliação da eficácia de sistemas de ventilação.
III. Segundo a Norma de Higiene Ocupacional nº 08 (NHO-08), "Coleta de Material Particulado Sólido Suspenso no Ar de Ambientes de Trabalho", a avaliação da eficácia de medidas coletivas de controle (no caso do SVLE instalado no misturador) deve ser realizada por meio de coleta estática, ou seja, com o equipamento coletor posicionado em ponto fixo.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3634265 Segurança e Saúde no Trabalho
No Anexo I - Lista de Equipamentos de Proteção Individual, da NR-6, da Portaria MTP nº 2.175/2022, NÃO consta:
Alternativas
Q3634264 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com o glossário da publicação "Diretrizes sobre sistemas de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho", da OIT (FUNDACENTRO - 2005, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Auditoria é o procedimento sistemático, independente e documentado para obter e avaliar objetivamente as evidências com a finalidade de determinar em que extensão os critérios estabelecidos são cumpridos.
( ) Risco é algo intrinsecamente suscetível de causar lesões ou danos à saúde das pessoas.
( ) Incidente é o acontecimento perigoso resultante do trabalho ou ocorrido durante o mesmo, sem que tenha causado danos pessoais.
( ) Fator de risco (perigo) é a combinação da probabilidade de que ocorra um evento perigoso com a severidade das lesões ou dos danos causados por esse evento à saúde das pessoas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3634263 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a publicação "Diretrizes sobre sistemas de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho", da Organização Internacional do Trabalho - OIT (FUNDACENTRO, 2005), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3634262 Segurança e Saúde no Trabalho
No artigo "Estabelecendo a estratégia de avaliação da exposição", da publicação "Uma estratégia para avaliar e gerenciar exposições ocupacionais" (AIHA-ABHО, 2021), operações não rotineiras de processos laborais são difíceis de avaliar no âmbito da higiene ocupacional. Elas apresentam as seguintes características, EXCETO: 
Alternativas
Q3634261 Segurança e Saúde no Trabalho
A atividade de separação de resíduos (lixo seco residencial) em linha de separação com movimentação dos produtos (resíduos) é feita por meio de transportador motorizado de materiais (esteira), em pavilhões, como ilustrado na Figura 3 abaixo: 

Q45.png (438×388)

Sobre a etapa de identificação de perigos de segurança e saúde no trabalho para o gerenciamento de riscos ocupacionais, de acordo com a NR-01, analise as assertivas abaixo:

I. O ruído é um perigo presente derivado, por exemplo, da movimentação do transportador motorizado de materiais (esteira).
II. O perigo de acidentes de trabalho é constante por meio de materiais perfurocortantes que podem ser encontrados no lixo seco residencial, como cacos de vidro e elementos metálicos cortantes, por exemplo.
III. O perigo decorrente de fatores ergonômicos tem evidência no trabalho em pé durante toda a jornada de trabalho, visto ausência de assentos ou pausas para os trabalhadores.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3634260 Edificações
Para a prevenção da chamada "________________ ", devem ser atendidos a Lei nº 13.589/2018 е o disposto no subitem 1.5.5.1.1 da NR-01, bem como o disposto no regulamento dos Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior em ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo, com redação dada pela Resolução RE nº 9/2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), ou outra que a venha substituir.

No âmbito do Anexo II, da NR-17 - Trabalho em Teleatendimento/Telemarketing, da Portaria MTP nº 423/2021, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3634259 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR-17 - Ergonomia visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho. De acordo com a Norma, sobre a AEP e a AET, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A AEP das situações de trabalho pode ser realizada por meio de abordagens qualitativas, semiquantitativas, quantitativas ou combinação dessas, dependendo do risco e dos requisitos legais, a fim de identificar os perigos e produzir informações para o planejamento das medidas de prevenção necessárias.
( ) A AEP das situações de trabalho deve ser registrada pela organização e pela CIPA. () O relatório da AET, quando realizada, deve ficar à disposição na organização pelo prazo de 20 anos.
( ) A organização deve garantir que os empregados sejam ouvidos durante o processo da AЕР na AET.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3634258 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre a NR-17 - Ergonomia, da Portaria MTP nº 423/2021, analise as assertivas a seguir:

I. Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do tronco, do pescoço, da cabeça, dos membros superiores e dos membros inferiores, devem ser adotadas medidas técnicas de engenharia, organizacionais e/ou administrativas, com o objetivo de eliminar ou reduzir essas sobrecargas, a partir da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) ou da Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
II. Todo e qualquer sistema de avaliação de desempenho para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie deve levar em consideração as repercussões sobre a saúde dos trabalhadores.
III. Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3634257 Administração Geral
Para responder à questão, considere o "Dicionário de ergonomia e fatores humanos: o contexto brasileiro em 110 verbetes", da ABERGO (2023).
De acordo com o verbete denominado "Cultura de Segurança", a IOGP - International Association of Oil & Gas Producers (2010), com base em pesquisas realizadas sobre a prática e nas ferramentas de gestão da segurança utilizadas, classifica a maturidade em cultura de segurança em cinco níveis. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o nível de cultura de segurança aos aspectos gerais da cultura de segurança.

Coluna 1
1. Patológica.
2. Gerencial.
3. Disseminadora.

Coluna 2
( ) As ferramentas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) abrangem todos os níveis hierárquicos; ferramentas obrigatórias não existem, pois são contraproducentes e geram desconfiança entre os operadores; todos se sentem à vontade para evidenciar problemas reais e potenciais; os líderes providenciam o suporte necessário para os problemas levantados; trabalhadores têm poder de agir para tratar situações de campo.
( ) Uso de um número grande de ferramentas e treinamentos; as análises se referem às lógicas quantitativas; as ferramentas são, muitas vezes, contraditórias, podendo estar associadas a situações de risco; as ferramentas são, quase exclusivamente, top-down; profissionais de SMS são vistos como os únicos responsáveis pela criação e utilização de regras, ferramentas e desempenho em SMS.
( ) As causas de acidentes são associadas unicamente aos indivíduos, especialmente dos níveis hierárquicos mais baixos; os gestores implementam somente o que é obrigatório (incluindo avaliações e auditorias); as ferramentas não funcionam bem neste nível.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: A
5: B
6: A
7: D
8: B
9: A
10: D
11: E
12: C
13: B
14: E
15: C
16: E
17: D
18: C
19: E
20: E