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Questões de Concursos

Foram encontradas 2.881 questões

Q972784 Não definido
Nelson Triunfo, um dos precursores da cultura hip-hop no Brasil e um dos principais dançarinos de soul e breaking no país, comenta:

Espero que o Hip Hop se mantenha como um movimento social, musical, educacional, politizado e transformador também. E que as pessoas envolvidas não tenham medo de interagir com outras manifestações culturais e artísticas, ou com os esportes, por exemplo. Não podemos ter medo de diversificar, mudar, evoluir, parar no tempo.

NELSON TRIUNFO apud ALESSANDRO BUZU. Hip Hop: dentro do movimento. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010, p. 30.

Considerando o contexto do autor e que as danças urbanas trazem possibilidades para o corpo se tornar ainda mais expressivo, é correto afirmar que
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Q972783 Não definido
A denominação “danças urbanas” é resultado de um estilo de vida que privilegia o grupo e suas necessidades de afirmação. Sua matriz inicial vem da inspiração dos negros norte-americanos e engloba uma grande variação de estilos, mantendo a importância e a necessidade da sociabilidade em suas rodas e performances, com os movimentos do break, do charme, do funk e do passinho, entre outros. Pela agilidade e desenvoltura corporal que exigem, essas danças trazem movimentos que trabalham com a coordenação motora, refletindo na necessidade de adquirir variadas técnicas.

No trabalho escolar, a coordenação motora é de suma importância. Assim, em dinâmicas de sala de aula, podem ser trabalhadas as expressões artísticas e culturais mencionadas acima. Nesse sentido, sobre as danças urbanas, é correto afirmar que
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Q972782 Não definido
O multiartista Antônio Nóbrega toca rabeca, dança variados ritmos e passos e canta de maneira singular, com uma expressão que reúne a dramaticidade dos personagens teatrais do imaginário popular brasileiro. É um artista que transita entre os saberes acadêmicos, dito eruditos, e os conhecimentos advindos das festas tradicionais brasileiras. Além dele, diversos artistas, pesquisadores e educadores se alimentam da fonte das culturas populares para suas práticas artísticas e pedagógicas. Mesmo assim, no Brasil existem poucas escolas que se preocupam com a formação do indivíduo com base nesses saberes, muitas vezes silenciados na cultura escolar.

É importante para o educador das Artes incluir em sua formação o conhecimento das danças e ritmos de brincadeiras tradicionais brasileiras, no sentido de entender o estudante como um cidadão que reconhece as memórias de seu próprio país.

Com base no comentário acima, é fundamental que façam parte do contexto escolar os seguintes elementos:
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Q972781 Não definido
O Dicionário do folclore brasileiro, de Câmara Cascudo, lançado em 1954, é considerado uma das primeiras referências de pesquisa relacionadas às manifestações populares brasileiras, tais como lendas, bebidas e comidas tradicionais, crendices, mitos, indumentárias, músicas, danças e ritmos. O verbete do bumba-meu-boi traz variadas citações, dentre elas: “um folguedo brasileiro de maior significação estética e social” (1998, p. 192), por se tratar de uma brincadeira popular que une diversas influências culturais e linguagens artísticas.

A brincadeira do bumba-meu-boi apresenta elementos que podem ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que têm como potencial unir o canto, a dança, o ritmo e o teatro, favorecendo o despertar do corpo indivíduo e do corpo coletivo.

Como fundamento de base para a formação cidadã, considera-se que a brincadeira do bumba-meu-boi
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Q972780 Não definido
Dança na escola ainda é muito ligada a festividades; sabemos que, dentro do calendário escolar, existem diversas comemorações ao longo do ano e que todos os professores de Artes estão envolvidos, incluindo os de Dança. Os produtos apresentados nem sempre são resultados de um trabalho pedagógico: “o propósito da dança como forma de arte e expressão é justamente propiciar ao corpo que dança possibilidades diferenciadas de percepção e cognição”.

STRAZZACAPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo: Papirus, 2006, p. 90.

Pensando nessa realidade do calendário festivo, ao programar o que será apresentado nas celebrações, o professor de Dança precisa ter consciência que a prioridade são os processos criativos desenvolvidos ao longo do semestre e que as apresentações são fruto de uma proposta pedagógica.

Para realizar essas encenações, é necessário
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Respostas
1: D
2: C
3: D
4: B
5: C