O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

POUCAS UNIDADES Vem aí, o maior show de descontos!

Inscreva-se e descubra

Questões de Concurso Para professor - educação infantil

Foram encontradas 2.573 questões

Q1278156 Pedagogia
Uma criança que esteja matriculada numa creche, mas que, notadamente, não tenha condições adequadas de saúde e nutrição. Ou que não tenha acesso ao livre brincar. Ou, ainda, que passe por alguma situação de violência doméstica, deve servir de alerta aos seus cuidadores. A melhor maneira de trabalhar pelo desenvolvimento integral dessa criança é:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1278155 Pedagogia
O Brasil tem cerca de 20 milhões de crianças de até seis anos de idade, segundo o IBGE. Garantir os direitos dessa população, de modo a garantir-lhes vida, saúde, educação e alimentação de qualidade, proteção, lazer e cultura é fundamental. Especialistas alertam que as crianças são as mais afetadas pelo círculo vicioso da pobreza e pelo(a):
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1278154 Pedagogia
29% da população vive em famílias pobres. Entre as crianças, esse número chega a 45,6%. As crianças negras têm quase 70% mais chance de viver na pobreza do que as brancas; o mesmo pode ser observado para as crianças que vivem em áreas rurais. Na região do semiárido, onde vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% das crianças e dos adolescentes são classificados como pobres.
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao.html
Com as violações aos direitos e com os índices de vulnerabilidade social e individual das famílias, muitas vezes, é difícil que as crianças tenham acesso a recursos e serviços que garantam seu pleno desenvolvimento. De acordo com os Conselhos Tutelares e instituições de apoio à infância, quando a pessoa é criança, não:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1278153 Pedagogia
Vivemos uma era em que se tornou desejável que os adultos considerem as vozes infantis para tomar decisões que dizem respeito às vidas das crianças. Isso diz respeito a levar em conta seus incômodos, suas vontades, limitações, sentimentos, emoções e, sobretudo, suas potencialidades, com o intuito de repensar e adequar atividades, espaços e programas a elas oferecidos; seja em casa, na escola, no bairro ou na comunidade. Uma cultura ética com relação às vidas infantis passa por uma escuta atenta e sensível, possível a partir de algumas premissas, dentre elas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1278152 Pedagogia
A prática docente na Educação infantil precisa valorizar a criança como sujeito de direitos, ativo, participante, protagonista; como ser histórico e social que se apropria da cultura existente, reproduzindo-a e modificando-a e, por isso, tem um papel importantíssimo para que a aprendizagem e o desenvolvimento dessa criança aconteça de forma plena e integral. Os professores devem reconhecer que a criança tem necessidade e direito de ser cuidada e acolhida como pessoa. E isto implica em atender suas individualidades, compreender suas manifestações emocionais, agir sobre elas, acatá-las como linguagem própria das crianças pequenas, dar e receber afeto, proporcionar o desenvolvimento da autonomia e, ainda, segundo MACÊDO e DIAS:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: C
5: D