O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concursos

Foram encontradas 165 questões

Q748255 Psicologia

Enumere conforme a especificidade das seguintes modalidades de terapias:

1. Terapia Comportamental

2. Terapia de Apoio

3. Terapia Interpessoal

( ) Baseia-se nas teorias e nos princípios da aprendizagem para explicar o surgimento, a manutenção e a eliminação dos sintomas.

( ) O objetivo desta terapia é mudar padrões de relações interpessoais e dar menor ênfase a mudança de cognições. Não são utilizadas interpretações transferenciais e o objetivo maior é alívio dos sintomas.

( ) A terapia é focal, centrada no problema, no relato e na discussão. A transferência raramente é interpretada, a não ser que ela implique em resistência.

( ) É uma terapia breve, de tempo limitado de 12 a 20 sessões, sendo o paciente estimulado a identificar emoções sentidas em suas relações e a expressá- las em seu contexto social.

( ) Esta terapia baseia-se inicialmente em realizar uma avaliação detalhada dos problemas do paciente, como por exemplo, quais seus sintomas, as condições que determinaram o seu aparecimento, seus antecedentes e suas consequências, bem como eventuais desencadeantes.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q748254 Psicologia
Assegurado pela Constituição Federal e também pela Lei n° 9.263, de 1996, o planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. Acerca do Planejamento Familiar é INCORRETO afirmar:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q748253 Psicologia
Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas que garantam a adequada relação de cada profissional com seus pares e com a sociedade como um todo. Um Código de Ética Profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional. Baseado nas normativas descritas no Código de Ética do profissional Psicólogo, aponte qual afirmação está em INCORRETA em relação à legislação.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q748252 Psicologia

Enumere conforme as especificações abaixo:

1. John Broadus Watson.

2. Jean Piaget.

3. Burrhus Frederic Skinner

( ) Foi o fundador do movimento comportamentalista e definiu a Psicologia como um ramo objetivo e experimental das ciências naturais. Para ele, embora o comportamento humano seja mais refinado, ele pode ser explicado pelos mesmos princípios que o comportamento de qualquer animal.

( ) Segundo esse pesquisador, aprendemos quando ganhamos uma compensação por ter realizado uma determinada ação. Assim, por exemplo, se uma criança pequena, ao ceder um brinquedo para a outra, é elogiada e beijada pela mãe ou pela professora, sua tendência será repetir esse comportamento, demonstrando ter aprendido uma conduta socialmente aceita.

( ) Foi um incessante estudioso do desenvolvimento humano que realizou uma carreira científica extraordinariamente fecunda. Nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896 e morreu em 1980, aos 84 anos de idade. Desde criança, interessou-se por questões científicas.

( ) Em seu início de carreira, interessou-se pela Psicanálise e mudou-se para Paris, onde foi convidado por Simon a fazer a padronização do teste de inteligência de Binet e Simon (o famoso QI).

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

Q748251 Psicologia

I. Existe patologia biológica, mas não existe patologia física, nem química, nem mecânica. Há duas coisas nos fenômenos da vida: primeiro, o estado de saúde; segundo, o estado de doença. Daí, duas ciências distintas: a fisiologia, que trata dos fenômenos do primeiro estado, e a patologia, que tem como objeto os fenômenos do segundo.

II. Um ser vivo é normal em um determinado meio na medida em que ele é a solução morfológica e funcional encontrada pela vida para responder a todas as exigências do meio. Em relação a qualquer outra forma da qual se afasta, esse ser vivo é normal, mesmo se for relativamente raro, pelo fato de ser normativo em relação a essa forma, isto é, desvalorizando-a antes de eliminá-la.

III. A anomalia e a mutação são, em si mesmas, patológicas. Elas não exprimem outras normas de vida possíveis. Se essas normas forem superiores quanto à instabilidade, à fecundidade e à variabilidade da vida, às normas específicas anteriores, serão chamadas patológicas.

IV. Se é verdade que os fenômenos patológicos são modificações regulares dos fenômenos normais, não se pode tirar, dos primeiros, nenhum esclarecimento relativo aos segundos, a não ser que se tenha percebido o sentido original dessa modificação. Portanto, é preciso começar por compreender que o fenômeno patológico revela uma estrutura individual modificada. É preciso ter sempre em mente a transformação da personalidade do doente.

V. Para definir o estado anormal de um organismo, Goldstein leva em conta o comportamento não privilegiado; para compreender a doença é preciso levar em conta a reação de harmoniosa. Por comportamento privilegiado entende-se o fato de serem realizadas, e, de certa forma, preferidas, todas as reações de que um organismo é capaz, em condições experimentais.

Sobre os modos de funcionamento normal e patológico do psiquismo humano, identifique, dentres as assertivas acima, as corretas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A
5: A