Questões de Concurso
Para saae de são carlos - sp
Foram encontradas 1.005 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) As palavras “Meio, meia”, quando empregadas como adjetivo, concordam, normalmente, com o nome a que se referem. Quando empregadas como advérbio, (modificando um 4 adjetivo), permanecem invariáveis.
( ) “Alerta, menos”, essas palavras, sendo advérbios, permanecem sempre invariáveis.
( ) “Bastante”, é invariável quando funciona como advérbio. Concorda com o nome a que se refere, quando funciona como adjetivo, pronome adjetivo ou numeral.
( ) “Milhão, bilhão, trilhão”, são substantivos masculinos. Desse modo, os termos modificadores (artigos, pronomes, adjetivos e numerais), devem concordar, em gênero e número, com os substantivos milhão, bilhão, trilhão, etc.
Coluna I.
A- Pronome substantivo.
B- Pronome adjetivo.
C- Pronome de tratamento.
D- Pronome relativo.
Coluna II.
1- Este moço é meu irmão.
2- O preconceito racial é um problema que faz parte da Sociedade Brasileira.
3- Nem tudo está perdido.
4- Sua Excelência volta hoje para São Paulo.
( ) Exemplo de derivação parassintética ou parassíntese: desalmado.
( ) Exemplo de derivação sufixal ou sufixação: incapaz.
( ) Exemplo de derivação prefixal ou prefixação: papelaria.
( ) Exemplo de derivação regressiva: comprar (verbo), compra(substantivo).
( ) Exemplo de derivação imprópria: O olhar de Aurora era fascinante.

http://pensador.uol.com.br/img/pens/3e/b0/3eb0fad427de0156b81721aba97266ea.jpg
No texto, as palavras (e, de, se) são respectivamente:
Leia o texto para responder à questão.
Floresça a sua vida. (Autor desconhecido).
“Viver com aquele sorriso de orelha a orelha, que tanto engrandece o mundo, é a melhor forma de você agradecer por estar vivo, por estar compartilhando momentos lindos, dias maravilhosos, emoções memoráveis, sensações inesquecíveis. Só assim, desse jeito, você demonstra gratidão e sua admiração pela dádiva de estar aí na estrada de todo mundo a estrada da felicidade. Nunca tenha medo, nunca aceite receios por correr atrás de seus sonhos.
É que só se vive uma vez, duas talvez não seja possível. Então lute, pratique o bem e agradeça à vida por se ter lembrado de você! Seja feliz com um sorriso de orelha a orelha!”
Fonte:https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/felicidade-floresca-a-suavida.html.
Leia o texto para responder à questão.
Floresça a sua vida. (Autor desconhecido).
“Viver com aquele sorriso de orelha a orelha, que tanto engrandece o mundo, é a melhor forma de você agradecer por estar vivo, por estar compartilhando momentos lindos, dias maravilhosos, emoções memoráveis, sensações inesquecíveis. Só assim, desse jeito, você demonstra gratidão e sua admiração pela dádiva de estar aí na estrada de todo mundo a estrada da felicidade. Nunca tenha medo, nunca aceite receios por correr atrás de seus sonhos.
É que só se vive uma vez, duas talvez não seja possível. Então lute, pratique o bem e agradeça à vida por se ter lembrado de você! Seja feliz com um sorriso de orelha a orelha!”
Fonte:https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/felicidade-floresca-a-suavida.html.
Leia o texto para responder à questão.
Floresça a sua vida. (Autor desconhecido).
“Viver com aquele sorriso de orelha a orelha, que tanto engrandece o mundo, é a melhor forma de você agradecer por estar vivo, por estar compartilhando momentos lindos, dias maravilhosos, emoções memoráveis, sensações inesquecíveis. Só assim, desse jeito, você demonstra gratidão e sua admiração pela dádiva de estar aí na estrada de todo mundo a estrada da felicidade. Nunca tenha medo, nunca aceite receios por correr atrás de seus sonhos.
É que só se vive uma vez, duas talvez não seja possível. Então lute, pratique o bem e agradeça à vida por se ter lembrado de você! Seja feliz com um sorriso de orelha a orelha!”
Fonte:https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/felicidade-floresca-a-suavida.html.
Leia o texto para responder à questão.
Floresça a sua vida. (Autor desconhecido).
“Viver com aquele sorriso de orelha a orelha, que tanto engrandece o mundo, é a melhor forma de você agradecer por estar vivo, por estar compartilhando momentos lindos, dias maravilhosos, emoções memoráveis, sensações inesquecíveis. Só assim, desse jeito, você demonstra gratidão e sua admiração pela dádiva de estar aí na estrada de todo mundo a estrada da felicidade. Nunca tenha medo, nunca aceite receios por correr atrás de seus sonhos.
É que só se vive uma vez, duas talvez não seja possível. Então lute, pratique o bem e agradeça à vida por se ter lembrado de você! Seja feliz com um sorriso de orelha a orelha!”
Fonte:https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/felicidade-floresca-a-suavida.html.
Leia o texto para responder à questão.
Floresça a sua vida. (Autor desconhecido).
“Viver com aquele sorriso de orelha a orelha, que tanto engrandece o mundo, é a melhor forma de você agradecer por estar vivo, por estar compartilhando momentos lindos, dias maravilhosos, emoções memoráveis, sensações inesquecíveis. Só assim, desse jeito, você demonstra gratidão e sua admiração pela dádiva de estar aí na estrada de todo mundo a estrada da felicidade. Nunca tenha medo, nunca aceite receios por correr atrás de seus sonhos.
É que só se vive uma vez, duas talvez não seja possível. Então lute, pratique o bem e agradeça à vida por se ter lembrado de você! Seja feliz com um sorriso de orelha a orelha!”
Fonte:https://www.mundodasmensagens.com/mensagem/felicidade-floresca-a-suavida.html.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, (Lei n.º 12.305/2010), analise os itens e marque a alternativa devida.
I- Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
II- Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica, ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental.
III- A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos para aterros sanitários.
IV- Responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos refere-se ao conjunto de atribuições aos fabricantes, comerciantes e consumidores, para minimizar o volume de resíduos gerados e para implementar a separação dos mesmos, a fim de encaminhar para a reutilização e reciclagem.
Assinale a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas sobre os principais parâmetros relacionados à qualidade da água e marque a alternativa correta.
I- A Demanda Bioquímica de Oxigênio, (DBO), é a quantidade de oxigênio necessária à oxidação da matéria orgânica por ação de bactérias aeróbias. Representa, portanto, a quantidade de oxigênio que seria necessário fornecer às bactérias aeróbias, para consumirem a matéria orgânica presente em um líquido, (água ou esgoto).
II- A Demanda Química de Oxigênio, (DQO), é o índice que dá a quantidade necessária de oxigênio, fornecido por um agente oxidante, para oxidar totalmente a matéria orgânica presente num meio, (água ou efluente). A DQO mede, indiretamente, a carga de matéria orgânica contida no efluente e seu efeito poluidor.
III- Para um mesmo líquido, a DQO é sempre menor que a DBO.
IV- Quanto maior o grau de poluição orgânica, maior a DBO do curso d’água.
Analise os itens em relação ao tratamento de efluentes e marque a alternativa correta.
I- Um sistema de tratamento de efluentes é constituído por uma série de etapas e processos, os quais são empregados para a remoção de substâncias indesejáveis da água ou para sua transformação em outra forma, que seja aceitável pela legislação ambiental, os principais processos de tratamento são reunidos em um grupo distinto, sendo eles os processos físicos, químicos e biológicos.
II- Os processos físicos são caracterizados por métodos de separação de fases, a fim de extrair somente gorduras e graxas do efluente, podendo ser realizado através de gradeamento, peneiramento, sedimentação, decantação e por flotação dos resíduos.
III- Os processos biológicos são aqueles que necessitam da ação de microrganismos, sempre na presença de oxigênio para a transformação da matéria orgânica, sob a forma de sólidos dissolvidos e em suspensão, em compostos simples como sais minerais, gás carbônico, água e outros.
IV- Os processos químicos visam à remoção de substâncias não eliminadas a níveis desejados nos tratamentos físicos e biológicos, como nutrientes e microrganismos patogênicos, sendo estes, cloração, ozonização, radiações ultravioletas, processo eletrolítico, entre outros.