Augusto Boal sistematizou procedimentos que, em seu conjunto,
definem uma metodologia para o exercício do teatro cujo
principal objetivo é transformar o povo “espectador”, ser passivo
no fenômeno teatral, em improvisador, em revolucionário, em cidadão
político. O autor denominou esse conjunto de procedimentos
metodológicos de Teatro:
Um dos critérios de avaliação em Teatro proposto pelos
Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte para o ensino fundamental
é “Compreender e estar habilitado para se expressar na
linguagem dramática.” Com este critério, pretende-se avaliar se os
alunos desenvolveram, entre outras, a capacidade de:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte, o
Teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem
para o crescimento integrado da criança tanto no plano individual
como coletivo. No plano individual, favorece o desenvolvimento
de suas capacidades expressivas e artísticas. No plano coletivo, por
ser uma atividade essencialmente grupal, o teatro oferece, entre
outros, o exercício:
Em todos os exercícios propostos por Viola Spolin (1998), os
“times” (grupos de atuação) são escolhidos aleatoriamente. Para
ela, os alunos devem aprender a se relacionar com todos. Isto está
relacionado com a própria atuação, pois muitos atores tornam-se
dependentes de maneirismos de outras pessoas e coisas. Com o
mesmo objetivo que fundamenta a proposta da escolha aleatória
dos “times”, a autora considera altamente recomendável, no desenvolvimento
do curso, exceto:
“A Book of Music” e “Three Dances” são duas obras musicais
importantes, escritas para o “piano preparado” (diversos objetos
colocados entre as cordas de um piano a fim de criar uma autêntica
orquestra de percussão sob o controle de duas mãos). Esse “piano
preparado” foi inventado pelo seguinte compositor do século XX: