Questões de Concurso
Para sead-se
Foram encontradas 114 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O poder de regulação da ANS sobre o setor de planos privados de saúde implica em, entre outras medidas, celebrar termos de compromisso de ajuste de conduta, estabelecer normas para ressarcimento do SUS, e até a liquidação extrajudicial de uma empresa, quando cabível.
Pessoas que sejam proprietárias, administradores ou dirigentes de entidades ou serviços contratados pelo SUS estão impedidas de exercerem cargos de chefia no âmbito do próprio SUS.
Especialmente em relação ao servidor que exerça funções equivalentes às de ACS ou de agente de combate às endemias, o texto constitucional prevê a perda de cargo em caso de descumprimento dos requisitos específicos, fixados em lei, para o seu exercício, além das demais hipóteses previstas em lei para perda de cargo no caso de servidor público estável em geral.
Estão submetidas à regulação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) as empresas que operam planos privados de assistência à saúde, excluídas aquelas do tipo cooperativas médicas e cooperativas odontológicas.
Compete ao Ministério da Educação ordenar a formação dos recursos humanos de todas as áreas, incluindo a área da saúde, podendo, no entanto, sempre que necessário, convocar o SUS para participar e emitir parecer a respeito de cada processo.
A legislação permite, de maneira ampla, que a assistência à saúde seja livre à iniciativa privada, porém estabelece que a contratação de serviços privados de saúde pelo SUS, em caráter complementar, deverá considerar de forma preferencial as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
A restrição ao uso de antimicrobianos deve considerar apenas o seu alto custo para a instituição.
O uso de água potável como matéria-prima na produção de antissépticos, mesmo sem passar por processo de purificação, não compromete a qualidade desses produtos.
A respeito da função do recursos humanos, julgue o item.
Na década de setenta, do século XX, os profissionais que atuavam no Brasil em recursos humanos ainda desconheciam teoria das organizações, desenvolvimento organizacional, estilos gerenciais, mudança organizacional. Esses temas somente foram introduzidos no Brasil em cursos de administração, na década de noventa do século vinte.
A avaliação 360 graus é feita da mesma forma que a avaliação de desempenho por resultados.
A respeito da função do recursos humanos, julgue o item.
No século XX, antes da década de trinta, a administração de pessoal cuidava do que se convencionou chamar de rotinas trabalhistas.
Líderes carismáticos ou transformacionais são aqueles exercem seu poder com base na afetividade.
A respeito da função do recursos humanos, julgue o item.
A gestão estratégica de pessoas exige que o gestor de pessoas conheça muito bem o comportamento dos stakeholders (pessoas ou outras organizações que tenham interesses relacionados ao negócio ou ao serviço prestado pela organização).
As ondas de baixa frequência são mais efetivas para tratar as estruturas localizadas mais superficialmente, enquanto as de frequências mais altas são preferencialmente utilizadas para tratamento de tecidos profundos.
Uma das causas da hiperlordose que pode estar presente na mulher gestante é a projeção posterior do centro de gravidade, devido à projeção do tronco para trás.
Técnicas preventivas para síndrome do túnel do carpo fazem parte do plano de tratamento geral da mulher gestante.
Uma das contraindicações do uso do ultrassom terapêutico é a aplicação direta sobre endopróteses.
Uma das razões para o uso do gel para acoplamento do cabeçote do aparelho à pele é a necessidade de se estabelecer similaridade de impedância acústica entre a onda emitida e o gel, de modo a aumentar a transmissão dos sinais ultrassônicos ao interior do corpo.
A atividade dos músculos abdominais, pela propriocepção e pela respiração diafragmática, é contraindicada na fase do puerpério imediato devido à diástase abdominal.
O PCMSO terá caráter preventivo, de rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.