Questões de Concurso Para prefeitura de dom basílio - ba

Foram encontradas 80 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4298343 Não definido
As palavras território e comunidade são carregadas de múltiplos sentidos. Termos polissêmicos, capazes de acolher significados distintos a depender de quem os emprega, do referencial no qual são baseados e do contexto em que são utilizados. São as chamadas palavra-maleta ou palavra multiuso, nas quais cada pessoa, ao projetar suas crenças, seus estados de ânimo, seu contexto, permite que a palavra ganhe novos contornos e, assim, a possibilidade de definir um amplo leque de designações (Silva & Simon, 2005). (...)
(SciELO - Brasil - Território e comunidade na terapia ocupacional brasileira: uma revisão conceitual Território e comunidade na terapia ocupacional brasileira)

Considerando os estudos científicos sobre a ““Território e comunidade na terapia ocupacional brasileira”, analise as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa com a série correta.
I – Os conceitos de território e comunidade adentraram à atuação técnica de profissionais da saúde e do campo social no período de mudança das políticas sociais brasileiras, com o deslocamento da assistência dos equipamentos institucionais centralizados aos espaços da vida cotidiana.
II – Tais conceitos foram mudando o enfoque para os contextos e as intervenções pautadas nas necessidades reais e complexas dos sujeitos, grupos e coletivos. Dessa maneira, o uso das palavras no cotidiano profissional passou a ser frequente, como também determinante do tipo de atuação nomeada nos serviços assistenciais
III – As palavras território e comunidade são incorporadas ao arcabouço teórico da terapia ocupacional advindas por caminhos relacionados às vivências e mudanças políticas, sociais e econômicas do país, como uma maneira de informar teoricamente a crítica sobre a realidade social e as práticas profissionais.
IV – O terapeuta ocupacional volta-se aos espaços da vida cotidiana e aos aspectos coletivos também como forma de resistência à individualização e às problemáticas da sociedade capitalista, em uma crítica à tradição biomédica da profissão.
Alternativas
Q4298342 Não definido
Considerando os estudos científicos sobre a “Atuação da Terapia Ocupacional na inclusão escolar na Educação infantil, médio e superior”, de acordo com o pensamento de (PELOSI, 2006; PELOSI; NUNES, 2009, 2011; TOYODA et al.,2007), é importante entender a importância da atuação do “Terapeuta Ocupacional” no referido processo.
(Detalhamento e reflexões sobre a terapia ocupacional no processo de inclusão escolar - Sanar Medicina)
Nessa dimensão terapêutica, analise as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após análise, marque a alternativa com a série correta.
I - As orientações referentes ao uso de tecnologia assistiva e/ou mobiliário representaram a principal atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar.
II - O uso de tecnologia assistiva favorece o desempenho funcional nas atividades do dia a dia, inclusive nas atividades acadêmicas, promovendo o aumento da participação, da independência e da autonomia.
III - Nas escolas, o trabalho do terapeuta ocupacional com a tecnologia assistiva envolve a avaliação das necessidades, das habilidades físicas, sensoriais e cognitivas, das questões culturais e sociais, da receptividade do indivíduo quanto ao uso de recursos da tecnologia assistiva, bem como a avaliação das características físicas do ambiente, além de instruções e orientações para as pessoas envolvidas com o uso da tecnologia assistiva
IV - As ações do terapeuta ocupacional no processo de inclusão devem focar na prática e na formação em serviço do professor, demostrando, assim, a importância das parcerias interdisciplinares.
Alternativas
Q4298341 Não definido

As ações educacionais com propostas de inclusão são temas abordados na área da educação em todo o mundo. As mudanças de modelo de integração/reabilitação para um modelo de maior complexidade contextualizam um processo que envolve serviços intersetoriais, infraestrutura, organização e mudanças nos recursos didáticos e projetos pedagógicos, reformulação de serviços e capacitação de profissionais, com o intuito de eliminar as barreiras ___________________________


(TREVISAN; BARBA; BRASIL, 2011a) – (Adaptado)



Marque a alternativa com a expressão que completa coerentemente o sentido da mensagem enunciada.

Alternativas
Q4298340 Não definido

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que tem como objetivo ajudar pessoas com deficiências ou transtornos a desenvolver habilidades e competências para realizar atividades cotidianas, como se vestir, comer, brincar e estudar. Quando aplicada em crianças, a Terapia Ocupacional pode ajudá-las a melhorar sua qualidade de vida e a se tornarem mais independentes. A atuação do “Terapeuta Ocupacional junto às crianças com transtornos e deficiência” envolve o conjunto de exercícios passados aos pacientes tende a promover o tratamento, a prevenção e reabilitação de pessoas que convivem com determinadas alterações, sejam decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio de utilização de atividade humana, como base de  desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.


(Quais são as atividades do terapeuta ocupacional? - Instituto NeuroSaber) – (Adaptado)



Nesse contexto teórico-científico, marque a alternativa com a série de alterações pertinentes à necessidade / importância da atuação do Terapeuta Ocupacional.

Alternativas
Q4298339 Não definido

Na Terapia Ocupacional, o processo de trabalho, o raciocínio clínico e o ato terapêutico ocupacional se realizam no sentido da produção de seu objeto de trabalho, o que, no âmbito mais geral, corresponde à promoção, tratamento e recuperação da saúde humana e, num âmbito mais específico e disciplinar, do fazer humano relativo ao trabalho, lazer e atividades domésticas. Ao mesmo tempo em que busca reduzir limitações, dificuldades ou barreiras, investiga talentos, habilidades e aptidões, favorecendo o encontro entre essas habilidades e as ocupações oferecidas no mundo contemporâneo. Da mesma forma, o ato terapêutico ocupacional deve convergir ao contexto disciplinar sem limitar-se a ele, uma vez que a disciplina se alimenta do/da: ___________________________________.


(Por: 1. Daniela Tonizza de Almeida. Terapeuta Ocupacional.2. Érika Renata Trevisan pela revisão e edição final do manuscrito. Terapeuta Ocupacional.) - In: (SciELO - Brasil - Estratégias de intervenção da Terapia Ocupacional em consonância com as transformações da assistência em saúde mental no Brasil)



Marque a alternativa com o binômio que completa o sentido textual.

Alternativas
Q4298338 Não definido

 “Ela não trata especificamente da questão da saúde mental, mas inclui os sujeitos com transtorno mental em ações direcionadas a uma "população heterogênea" e a "grupos sociais em processos de ruptura das redes sociais de suporte". Tal inclusão parece evidenciar uma tendência à compreensão de que, independentemente dos sintomas ou do diagnóstico, existe uma população que está vulnerável ou excluída socialmente; e as ações da Terapia Ocupacional, segundo o paradigma da Reabilitação Psicossocial, devem propor-se a enfrentar essa condição, construindo, assim, uma interlocução entre a saúde mental e os processos sociais”.


(Nicácio, Mângia, Ghirardi, 2005; Lima, 2003; Barros, Ghirardi, Lopes, 2002). In: (SciELO - Brasil - Estratégias de intervenção da Terapia Ocupacional em consonância com as transformações da

assistência em saúde mental no Brasil)



Considerando conteúdo enunciado, marque a alternativa com os dados que identificam o tipo de Terapia que tem foco no texto. 

Alternativas
Q4298337 Não definido

A Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais considera que a profissão deve ter por objetivo contribuir para promover a saúde e o bem-estar através da ocupação, facilitando processos de participação das pessoas com incapacidades nas atividades da vida diária e/ou promovendo mudanças ambientais favorecedoras da participação.


(FERREIRA, T. G.; OLIVER, F. C. Terapia ocup. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 17, nº. 3, p. 114/118,

set./dez., 2006).


Nesse contexto, analise as assertivas:


I - Isto poderia ser viabilizado pela formação profissional ancorada em diferentes campos do conhecimento, que possibilita aos profissionais trabalhar colaborativamente com pessoas ou grupos, que apresentem problemas na estrutura corporal ou no desenvolvimento das funções, sejam eles consequências de doenças ou de barreiras à participação (geográficas arquitetônicas ou psicossociais).


II - Seria objetivo dos profissionais identificar a natureza dessas barreiras (ambientais, sociais ou legais) e estruturar alternativas para promover mudanças ambientais e pessoais promotoras de participação.


III - As práticas assistenciais poderiam ser desenvolvidas em diferentes instituições (hospitais, centros de saúde, domicílios, locais de trabalho, escolas entre outras). Ao mesmo tempo, seria objeto da terapia ocupacional buscar a participação ativa das pessoas acompanhadas no processo terapêutico para possibilitar resultados reais.


IV - Dessa maneira, observa-se uma tendência a considerar que o olhar do terapeuta ocupacional não deva projetar-se apenas para o corpo físico das pessoas que ele acompanha, sendo prescindível para o ambiente no qual a terapia está integrada, problematizando sua qualidade de vida e possibilidades de participação na vida social.


Marque a alternativa cujas assertivas estão coerentes com o enunciado desta questão.

Alternativas
Q4298336 Não definido
(...) Diante das transformações na assistência psiquiátrica, a Terapia Ocupacional (TO) é a profissão que vem buscando uma legitimidade enquanto área de atuação e de produção de saber. Para tanto, os terapeutas ocupacionais têm procurado aprimorar-se teórica, técnica e politicamente para a atuação na rede de serviços substitutivos, em nível de: ___________________________________.
(Por: Marli B. Santos Ribeiro.Terapeuta ocupacional, Departamento de Neurologia e Psiquiatria, Faculdade de Medicina de Botucatu, FMB-Unesp, Botucatu, SP & Dr. Luiz R. de Oliveira. Prof. Dep. Saúde Pública, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, FMB-Unesp.) – (Interface (Botucatu. Vol.9 nº.17 Botucatu Mar./Ag. 2005)

Considerando a atuação do Terapeuta Ocupacional nas Políticas Públicas em Saúde Mental alinhadas ao processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira, marque a alternativa com informação incorreta por ser inadequada para completar o sentido do enunciado.
Alternativas
Q4298335 Não definido

Entre as atribuições do terapeuta ocupacional está a de intervir no cotidiano das pessoas, avaliando o desempenho ocupacional em áreas de autocuidado, trabalho, lazer, capacidades cognitivas, sensoriais, motoras e sociais, melhorando o dia a dia de seus pacientes ao possibilitar meios para que realizem atividades ________________________________.


(https://bvsms.saude.gov.br/terapia-ocupacional-4/)




Marque a alternativa com a expressão coerente para dar sentido ao enunciado.

Alternativas
Q4298334 Não definido

O terapeuta ocupacional é o profissional trabalha a partir das habilidades e limitações de cada pessoa, criando junto do paciente novas formas de fazer o que ele quer e precisa, com a maior autonomia e independência possíveis.


(https://bvsms.saude.gov.br/terapia-ocupacional-4/)



Nessa perspectiva, julgue as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a série correta. 


I – As estratégias podem ser desde uma modificação no modo de realizar uma atividade para evitar sobrecarga de uma articulação, por exemplo, até o planejamento abrangente de como executar uma atividade para realizá-la da forma mais eficiente possível.


II – Em alguns casos, podem ser necessárias adaptações feitas pelo terapeuta ocupacional, para realizar tais atividades.


III – As adaptações podem ser indicadas e elaboradas pelo terapeuta ocupacional, seja com um equipamento de tecnologia assistiva, como órteses e cadeiras de rodas, seja com modificações ambientais para facilitar a funcionalidade e a participação nas atividades


IV – Vale lembrar que tudo está focado pelo terapeuta ocupacional, que tem por objetivo atender bem o paciente que está sob seus cuidados.

Alternativas
Q4298333 Não definido
O terapeuta ocupacional é o profissional que busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas (denominadas de ocupações) quando existem tais problemas. Essas atividades incluem tarefas de: __________________________.
(https://bvsms.saude.gov.br/terapia-ocupacional-4/)


I - Autocuidado (higiene, alimentação e vestuário).
II - Produtividade (trabalhar ou estudar).
III - Momentos de lazer (esportes, dança e pintura, por exemplo).
IV - Atividades sociais em geral, defendidas como prescindíveis para a autoestima do paciente.
Marque a alternativa com a série de assertivas coerentes para completar o enunciado.
Alternativas
Q4298332 Não definido
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) define a terapia ocupacional como uma “profissão de nível superior voltada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas.
(https://bvsms.saude.gov.br/terapia-ocupacional-4/)

Nessa dimensão, julgue as assertivas com o código V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternativa com a série correta.
I – A terapia ocupacional beneficia pessoas de todas as faixas etárias e que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia. 
II – As atividades cotidianas (ocupações) incluem tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar); momentos de lazer (esportes, dança e pintura, por exemplo) e atividades sociais em geral.
III – Mesmo que algumas atividades pareçam muito simples, como escovar os dentes ou vestir uma camisa, existem condições de saúde que impedem ou dificultam sua realização adequada, portanto, a atuação do terapeuta ocupacional tem enorme e inestimável valor para o paciente.
Alternativas
Q4298331 Não definido
Estudos com foco na realização de grupos demonstram que nas publicações relacionadas a essa modalidade de intervenção, o terapeuta ocupacional é considerado um agente importante na atuação com a comunidade, podendo desenvolver ações no âmbito individual e coletivo, identificando as necessidades da comunidade e de seus moradores.
(https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/08/847510/17_ctoar0763.pdf#:) – (P.6) – (Adaptado)

Nessa dimensão, sob a óptica dos teóricos Jardim, Afonso e Pires (2008), use o código V(Verdadeiro) ou F(Falso), para julgar o que segue. Em seguida, marque a série correta.
I - De acordo com Jardim, Afonso e Pires (2008), os terapeutas ocupacionais atuantes na ESF restringem sua atuação ao serviço de saúde.
II - Ainda de acordo com Jardim, Afonso e Pires (2008), sabemos que os terapeutas ocupacionais são capacitados para desenvolver ações na comunidade, considerando as potencialidades apresentadas, como as residências de usuários, praças, centros esportivos, entre outros, com o intuito de ampliar a oferta dos serviços de saúde, atuando diretamente com a comunidade.
III - Os mesmos teóricos ainda aduzem que a realização de atividades grupais promove a abrangência de um número maior de usuários, com a possibilidade de realizar ações preventivas e de capacitação.
Alternativas
Q4298330 Não definido
De acordo com Caníglia (2005), a terapia ocupacional trabalha na área da saúde em todos os níveis de atenção, com as demandas relacionadas ao desempenho ocupacional das atividades cotidianas pelos indivíduos. As ações da terapia ocupacional são essencialmente preventivas e interventivas, e suas atividades possuem significado para o paciente, com foco na realização do indivíduo, seja em seus projetos de vida, em sua casa ou em seu trabalho (BEZERRA et al., 2009).
(https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/08/847510/17_ctoar0763.pdf#:) – (P.6) – (Adaptado)

Sobre conteúdo enunciado, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – A terapia ocupacional na atenção básica à saúde prioriza os contextos de vida dos indivíduos assistidos em suas intervenções.
II – A inserção da Terapia Ocupacional na ESF se dá por meio do desenvolvimento de ações na comunidade, domicílio e, primordialmente, nos dispositivos comunitários e sociais, o que colabora para a ampliação da promoção de saúde além dos limites físicos e institucionais.
III – O profissional da terapia ocupacional exerce seu trabalho na atenção básica à saúde, respeitando os propósitos dos serviços de saúde preconizados pelo SUS, delineados na forma de conhecimento do território e suas características, tais como espaço físico, mapas territoriais, conhecimento dos bairros e seus equipamentos físicos, sociais e culturais, das lideranças locais, das dificuldades e potencialidades, problemas socioeconômicos e, por fim, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e suas equipes.
IV – Na atenção básica à saúde, o terapeuta ocupacional é responsável pelas ações terapêuticas ocupacionais desenvolvidas na UBS, nas residências dos usuários e nos espaços de participação social, sendo também responsável por fornecer suporte para as equipes de saúde da família e ações de saúde bucal em temas relacionados com a população acompanhada, como referentes a deficiências, alterações no desenvolvimento, atividades cotidianas, entre outras.
Alternativas
Q4298329 Não definido

Constitui uma outra possibilidade de atuação da terapia ocupacional na atenção básica à saúde relacionada com sua inserção nas equipes do Consultório na Rua, instituído pela Portaria nº 2.488/2011 com o propósito de formar equipes itinerantes para atuar na atenção à saúde dos moradores em situação de rua, com o direcionamento de suas ações para________________________.


(https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/08/847510/17_ctoar0763.pdf#:) – (P.3) – (Adaptado)



Marque a alternativa com a expressão que completa coerentemente a informação textual.

Alternativas
Q4298328 Não definido

Por meio da Portaria GM nº 154 de janeiro de 2008 (BRASIL, 2008), o Ministério da Saúde, criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, inclusive de terapia ocupacional, para atuar em conjunto com os profissionais das equipes de saúde da família, com o intuito de ampliar o escopo e a resolutividade de atenção aos usuários. Tal fato possibilitou a inserção dos terapeutas ocupacionais ___________________________________.


(https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/08/847510/17_ctoar0763.pdf#:) – (P.2) – (Adaptado)




Nessa dimensão, marque a alternativa com informação coerente para completar o sentido do enunciado.

Alternativas
Q4298327 Não definido
É importante salientar que a contribuição da terapia ocupacional se apresenta especialmente nas ações que têm como eixo articulador o acompanhamento de pessoas e grupos com as quais trabalha, sobretudo no que diz respeito às atividades da vida cotidiana, de expressão cultural e econômica.
(https://craspsicologia.files.wordpress.com/2015/09/doc-to-e-assist-social-abrato_metuia.pdf) – (P.4)


Sobre conteúdo enunciado, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I - Pesquisas desenvolvidas nesse campo têm contribuído para agregar complexidade à compreensão e ao manejo dessas atividades enquanto operadoras da participação social, tendo em vista que, em terapia ocupacional, as atividades desenvolvidas junto a pessoas ou grupos não representam um fim em si mesmo e são alicerçadas na produção de sentidos e na construção da realidade social considerada em sua diversidade e complexidade.
II - As atividades são elementos organizadores e, como tecnologias de mediação sócioocupacional, são voltadas ao desenvolvimento de processos de constituição ou reconstituição de identidades pessoais e coletivas, que incidem na transformação de percursos e histórias de vida (hábitos, modos de realização da vida cotidiana, saberes, conhecimentos, desenvolvimento econômica e da vida ocupacional, comunicacional e expressiva de pessoas e coletivos).
III - As ações da terapia ocupacional ativam elementos que permitem operar com a memória social e o imaginário coletivo enquanto componentes do processo de produção de conhecimento e na formulação de projetos pessoais e coletivos. Desse modo, o universo sociocultural e histórico orienta a construção partilhada de soluções.
Alternativas
Q4298326 Não definido
Ao longo de sua história, a Terapia Ocupacional tem se orientado pelo objetivo de promover processos que oportunizem, estimulem e incrementem a participação social de pessoas e grupos sociais que, por motivos diversos, vivam em situação de fragilização de redes ou vulnerabilidade sociais. Nesse sentido, vem desenvolvendo práticas que reúnem tecnologias orientadas para a  emancipação e a autonomia de pessoas que, por razões ligadas a problemáticas específicas (físicas, sensoriais, psicológicas, mentais e/ou sociais), apresentam, temporária ou definitivamente, dificuldades de inserção e de participação na vida social e econômica.

(https://craspsicologia.files.wordpress.com/2015/09/doc-to-e-assist-social-abrato_metuia.pdf)- (P.3)

Nessa dimensão, tem-se que:
I - Suas ações são desenvolvidas com base no diálogo e no efetivo envolvimento das pessoas atendidas no planejamento, na implementação e na discussão e construção partilhada das propostas de atenção às suas necessidades.
II - A participação é, portanto, um componente essencialmente presente nos processos de terapia ocupacional que se desenvolvem junto a essas pessoas e grupos sociais, e não se reduz a definir metas à priori ou a buscar resultados sem trabalhar as dinâmicas e os processos.
III - No Brasil, a profissão teve seu início concomitante à implantação dos cursos de formação profissional, ao final da década de 1990; sendo imposta a proposta terapêutica, integrando, no rol dos elementos organizadores do processo de intervenção as atividades humanas que compõem a vida cotidiana individual, terapêutica e social.
IV - Ao propor como elementos organizadores do processo de intervenção as atividades humanas que compõem a vida cotidiana individual e social, a terapia ocupacional vem, desde então, desenvolvendo distintas tecnologias de intervenção apropriadas, tanto em meios urbanos como rurais, aos campos da saúde, da assistência social, da educação, do meio ambiente, da arte e da cultura, de forma a instrumentalizar a emancipação de pessoas, famílias, grupos e comunidades que vivenciam processos de dissolução de vínculos com o social ou estão impedidos da plena participação/inclusão social.
(https://craspsicologia.files.wordpress.com/2015/09/doc-to-e-assist-social-abrato_metuia.pdf)- (P.3)


Marque a alternativa com a série coerente com a dimensão enunciada.
Alternativas
Q4298325 Não definido

A Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.


(https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm)



Marque a alínea que não está coerente com o inciso IV da Lei enunciada.


IV - O acesso:

Alternativas
Q4298324 Não definido
A Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
(https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm)


Marque a alínea que não está coerente com o inciso III Do Art. 3º da Lei enunciada.
Art. 3º São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista:
I - A vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer.
II - A proteção contra qualquer forma de abuso e exploração.
III - O acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: E
6: D
7: A
8: B
9: E
10: C
11: B
12: A
13: C
14: D
15: E
16: D
17: A
18: B
19: E
20: C