Foram encontradas 207 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Complete a lacuna:
Esta lei que torna obrigatório o teste da orelhinha é?
Em relação à deficiência auditiva assinale a alternativa INCORRETA:
Em 1966, Davis e Silverman definiram os níveis de limiares utilizados para caracterizar os graus de severidade da deficiência auditiva. Assinale abaixo a alternativa que representa um limiar de Deficiência Auditiva Moderada:
Quanto à obrigatoriedade de permanência do estudante na escola, principalmente no Ensino Fundamental, há, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e na LDB, exigências que se centram nas relações entre a escola, os pais ou responsáveis, e a comunidade, de tal modo que a escola e os sistemas de ensino se tornam responsáveis por:
I. Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
II. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
III. Informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos estudantes, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
IV. Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos estudantes que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
Marque a alternativa CORRETA:
O Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura à criança e ao adolescente o direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Dentre os direitos assegurados por este artigo, NÃO se inclui:
O uso dos sinais de pontuação não apenas representam as pausas, entonações e modulações da fala, mas também alteram sentido, marcam estruturas sintáticas e tornam correto ou incorreto um enunciado. O uso das vírgulas no trecho abaixo isola qual termo acessório da oração?
Nós, envelhescentes, também não entendemos eles.
Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:
Você é um envelhescente?
Se você tem entre 55 e 70 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.
Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 55 e os 70), existe a envelhescência.
A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:
– Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?
– Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.
– Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.
– Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos… – Os adolescentes não têm ideia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.
– Ninguém entende os adolescentes… Ninguém entende os envelhescentes…
Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.
– Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.
– Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. Ninguém me entende é uma frase típica de envelhescentes.
– Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.
– O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.
– Ambos adoram deitar e acordar tarde.
– O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).
– O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
– Ambos bebem escondidos.
– Os adolescentes fumam maconha escondidos dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.
– O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está
mentindo.
– A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 55 aos 70. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.
– Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:
– É um eterno envelhescente! Que bom.
Mario Prata
Em virtude de seu caráter mais informal, é comum observar no gênero textual ao qual pertence “Você é um evelhescente?”, pequenos desvios gramaticais típicos da oralidade, como uma espécie de licença poética, que aproxima a linguagem de seu hipotético interlocutor. Observe o excerto abaixo e assinale a alternativa que explique de forma adequada a inadequação às regras gramaticais presente neste:
Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.
Alternativas:
Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:
Você é um envelhescente?
Se você tem entre 55 e 70 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.
Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 55 e os 70), existe a envelhescência.
A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:
– Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?
– Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.
– Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.
– Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos… – Os adolescentes não têm ideia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.
– Ninguém entende os adolescentes… Ninguém entende os envelhescentes…
Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.
– Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.
– Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. Ninguém me entende é uma frase típica de envelhescentes.
– Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.
– O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.
– Ambos adoram deitar e acordar tarde.
– O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).
– O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
– Ambos bebem escondidos.
– Os adolescentes fumam maconha escondidos dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.
– O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está
mentindo.
– A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 55 aos 70. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.
– Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:
– É um eterno envelhescente! Que bom.
Mario Prata
Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:
Você é um envelhescente?
Se você tem entre 55 e 70 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.
Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 55 e os 70), existe a envelhescência.
A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:
– Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?
– Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.
– Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.
– Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos… – Os adolescentes não têm ideia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.
– Ninguém entende os adolescentes… Ninguém entende os envelhescentes…
Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.
– Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.
– Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. Ninguém me entende é uma frase típica de envelhescentes.
– Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.
– O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.
– Ambos adoram deitar e acordar tarde.
– O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).
– O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
– Ambos bebem escondidos.
– Os adolescentes fumam maconha escondidos dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.
– O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está
mentindo.
– A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 55 aos 70. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.
– Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:
– É um eterno envelhescente! Que bom.
Mario Prata
Conforme material elaborado pelo CFESS (2007) sobre laudos, estudos, pareceres sociais, preencha a lacunas corretamente:
Estudo Social é processo metodológico de especificidade do Assistente Social, “...que tem por finalidade conhecer com _______________, e de forma _________, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção ____________.
Assinale a alternativa CORRETA:
Com base na Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, sabe-se que o Sistema Único de Saúde (SUS), contará em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as instâncias colegiadas, que são a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde. A Conferência de Saúde reunirse-á a cada ________ com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima: