Foram encontradas 596 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considerando a classificação FIGO dos leiomiomas uterinos (International Federation of Gynecology and Obstetrics − FIGO Leiomyoma Classification System), assinale a alternativa que corresponde ao tipo de mioma ilustrado:
I. A ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal deve contemplar sistematicamente a avaliação de compartimentos anterior, médio e posterior, incluindo bexiga, ligamentos redondos, região retrocervical, ligamentos uterossacros, ureteres, retossigmoide, íleo, apêndice e cúpula diafragmática.
II. A ressonância magnética apresenta desempenho superior para detecção de lesões superficiais de peritônio, sendo atualmente o método de primeira escolha nesses casos.
III. A dosagem de biomarcadores como CA-125 não é recomendada, pois não contribui para o diagnóstico da doença em nenhum de seus subtipos.
IV. A videolaparoscopia é indicada como método diagnóstico inicial quando a ultrassonografia é normal, independentemente do quadro clínico e da resposta ao tratamento.
V. A combinação de exame clínico, métodos avançados de imagem e análise topográfica das lesões permite estadiamento adequado da endometriose profunda, mas não permite identificar endometriomas ovarianos.
É correto o que se apresenta em:
I. Ocorre hipotensão postural com aumento da frequência cardíaca.
II. As alterações de motilidade gástrica podem elevar o risco de hipoglicemias pós-prandiais em pacientes em uso de insulina em bolus nas refeições.
III. Bexiga neurogênica aumenta o risco das infecções urinárias de repetição.
IV. Inibidores de fosfodiesterase não estão indicados para paciente com disfunção erétil devido ao alto risco cardiovascular dos pacientes.
É correto o que se apresenta em:
(__) O diagnóstico pode ser firmado se duas glicemias em jejum estiverem com valores acima de 125 mg/d, mesmo com valores de hemoglobina glicada abaixo de 6,5%.
(__) Caso seja solicitado TTGO com 75 g para confirmação, valores de glicose ≥ 155 mg/dL após 1h, são compatíveis com diagnóstico de diabetes.
(__) Glicemia aleatória > 300 mg/dL, mesmo em pacientes assintomáticos, é compatível com diagnóstico de diabetes.
(__) FINDRISC (questionário de risco para diabetes tipo 2) muito alto e HbA1c ≥ 6,5% é compatível com diagnóstico de diabetes.
(__) Glicemia de jejum ≥ 126 mg/dL e HBA1c ≥ 6,5% em uma mesma amostra de sangue é compatível com diagnóstico de diabetes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. Trata-se de hipotireoidismo refratário e a principal causa é a presença de gastrite atrófica.
II. Teste de absorção com LT4 1000 mcg em jejum, com dosagens basais de TSH, T4l e T4 total em jejum e a cada hora, por 4h a 6 h, pode ser solicitado para investigação de má absorção.
III. Dosagem de anticorpo anti-transglutaminase, biópsia de duodeno, teste de intolerância à lactose e pesquisa de H.pylori podem ser solicitados como parte da investigação.
IV. Pacientes assintomáticos com níveis de T4 normais, devem ser avaliados quanto à presença de anticorpos hetrófilos e macro TSH.
É correto o que se afirma em:
A respeito desse caso, é correto afirmar que: