Foram encontradas 72 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4126166 Patologia
Em relação aos cuidados da ferida da queimadura, analisar os itens.
I. Uma leucopenia transiente secundária à supressão da medula óssea ocorre associada com frequência ao uso de sulfadiazina de prata em grandes queimaduras, mas o processo em geral é autolimitante, e o agente não precisa ser descontinuado.
II. A desvantagem do método da terapia de exposição de ferida da queimadura (ou seja, sem o curativo oclusivo) é o potencial aumento do crescimento bacteriano, em particular se houver escara espessa.
III. No método fechado, um curativo oclusivo é colocado por cima do agente e, em geral, trocado duas vezes ao dia. A desvantagem desse método é o risco aumentado de contaminação cruzada.
Está CORRETO o que se afirma:  
Alternativas
Q4126165 Medicina
Considerada um problema raro que provoca sintomas semelhantes aos de um infarto, como dor no peito, falta de ar ou cansaço, e que surge em períodos de grande estresse emocional, a síndrome do coração partido, também chamada de cardiomiopatia do estresse ou síndrome de Takotsubo, é uma doença de origem psicológica. Nesse sentido, analisar os itens.
I. A imagem do ventrículo esquerdo, característica da cardiomiopatia de Takotsubo, consiste em hipocinesia da região média e acinesia ou discinesia apical com hipercinesia da região basal e pode ser identificada por ecocardiograma, ventriculografia ou ressonância nuclear magnética. No entanto, para se estabelecer o diagnóstico, é fundamental que as artérias coronárias sejam normais ou apresentem apenas leve aterosclerose e que a anormalidade contrátil da parede ventricular esquerda se estenda além da região de perfusão de uma determinada artéria coronária.
II. No eletrocardiograma, o supradesnivelamento do segmento ST é a alteração mais frequentemente observada na admissão hospitalar, simulando infarto agudo do miocárdio. A magnitude da elevação do segmento ST é maior na cardiomiopatia de Takotsubo quando comparada à do infarto agudo do miocárdio. Embora de ocorrência rara, onda Q patológica pode ser encontrada. A inversão da onda T e o intervalo QT retornam ao normal em duas semanas ou, eventualmente, em até dois meses.
III. A maioria dos pacientes com cardiomiopatia de Takotsubo exibe aumento modesto das troponinas, desproporcional à extensa área de comprometimento contrátil do ventrículo esquerdo. O aumento dos níveis de CK-total e CK-MB pode ocorrer em cerca de metade e um terço dos pacientes, respectivamente. O nível sérico do peptídeo natriurético cerebral (BNP) está aumentado, correlacionando-se com a elevação da pressão diastólica final do ventrículo esquerdo.
Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q4126164 Medicina
Em geral, as perdas de audição condutiva são passíveis de correção cirúrgica, enquanto os déficits neurossensoriais são manejados clinicamente. Referente aos distúrbios da audição, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
(   ) Os sinais e os sintomas, como zumbido, vertigem, desequilíbrio, sensação de plenitude auricular, otorreia, cefaleia, disfunção do nervo facial e parestesias no pescoço e na cabeça, devem ser avaliados.
(  ) A perda auditiva unilateral de início súbito, com ou sem zumbido, pode ser provocada por infecção viral da orelha interna, por schwannoma vestibular ou por acidente vascular cerebral (AVC).
(  ) Os schwannomas vestibulares pequenos geralmente se evidenciam por disfunção auditiva assimétrica, zumbido e distúrbios do equilíbrio. 
Alternativas
Q4126163 Medicina
A respeito da artrite reumatoide (AR), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
(  ) O diagnóstico pode ser clínico, laboratorial e radiológico.
(   ) É característico da doença apresentar rigidez matinal, com pelo menos uma hora de duração, por seis semanas.
(  ) O fator reumatoide está presente em 100% dos casos de artrite reumatoide, com valores superiores a 40U/mL. 
Alternativas
Q4126162 Medicina
Um paciente de 68 anos, portador de insuficiência cardíaca crônica, foi internado com edema de membros inferiores, dispneia aos mínimos esforços e pressões de enchimento ventriculares elevadas. Mesmo em uso de medicação diurética, o quadro clínico progrediu, resultando em aumento do peso corporal e cansaço extremo. Durante a avaliação, observou-se aumento da frequência cardíaca e redução significativa da fração de ejeção. Considerando isso, assinalar a alternativa CORRETA sobre o manejo terapêutico nesse contexto.
Alternativas
Q4126161 Psiquiatria
Sobre o tratamento de doenças psiquiátricas em idosos, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q4126160 Medicina
Um idoso de 82 anos, hipertenso e diabético, apresenta dor intensa no quadril após uma queda da própria altura. A radiografia revela uma fratura medial do colo femoral com desvio. Sobre o manejo desse paciente, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4126159 Medicina
Urticária é um grupo heterogêneo de doenças, sendo caracterizado por prurido e outras manifestações. Sobre a urticária, analisar os itens.
I. A urticária é por vezes acompanhada de angioedema ou edema profundo na pele. Quando o angioedema afeta laringe, língua ou lábios sem urticária associada, pode ser induzido por fármacos, como observado com inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA).
II. Quando há comprometimento de via aérea e risco de anafilaxia, o fármaco de eleição é a dopamina em solução milesimal (1mg/mL). A dose é de 0,3 a 0,5mg IM para adultos e 0,01mg/kg para crianças.
III. O angioedema que compromete ou pode vir a comprometer a via aérea deve ser visto como uma emergência devido ao risco de asfixia.
Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q4126158 Medicina
Paciente de 35 anos, sem comorbidades conhecidas, relata crises súbitas de torção cervical involuntária associadas a tremor postural, com piora progressiva ao longo dos últimos meses. O exame neurológico evidencia hipertonia do músculo esternocleidomastoideo esquerdo com contrações rítmicas. Diante desse quadro, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4126157 Medicina
Em relação ao uso de psicofármacos em idosos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
(  ) Deve-se evitar tricíclicos em pacientes que já infartaram, dando preferência a inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS). Um exemplo de um ISRS é a imipramina.
(  ) A quetiapina, um antipsicótico típico, pode ser usada para o manejo de agitação e insônia em idosos.
(   ) O lorazepam tem a peculiaridade de ser o benzodiazepínico preferido para o uso em hepatopatas. 
Alternativas
Q4126156 Medicina
A amnésia anterógrada devido ao comprometimento da memória de curto prazo é a marca clínica da demência do tipo Alzheimer. Sobre essa demência, analisar os itens.
I. É uma amiloidopatia do tipo beta (na amiloidose clássica, o acúmulo amiloide é do tipo alfa).
II. O acúmulo da proteína beta-amiloide no cérebro se dá por meio da deposição de placas senis.
III. À medida que o Alzheimer avança para a fase moderada da doença, iniciando o comprometimento dos córtices pré-frontal e temporal, passa a haver disfunção executiva e afasia anômica (maior dificuldade de nomeação), respectivamente.
Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q4126155 Saúde Pública
Assinalar a alternativa que apresenta corretamente a definição de epidemiologia.
Alternativas
Q4126154 Medicina
O plano de análise da dimensão programática (ou institucional) da vulnerabilidade busca justamente: 
Alternativas
Q4126153 Legislação Federal
Em conformidade com a Lei nº 12.288/2010 — Estatuto da Igualdade Racial, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
(   ) Os programas e as medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades são definidos no Estatuto da Igualdade Racial como “benefícios sociais”.
(  ) É dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade.
(  ) O Estatuto da Igualdade Racial adota como diretriz político-jurídica a inclusão das vítimas de desigualdade étnico-racial, a valorização da igualdade étnica e o fortalecimento da identidade nacional brasileira.
Alternativas
Q4126152 Legislação Federal
A Lei nº 11.340/2006 — Lei Maria da Penha — é uma lei federal brasileira, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher. Nos termos exatos da Lei, tem-se que o juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica: 
Alternativas
Q4126151 Direito Sanitário
À luz da Lei nº 8.080/1990, Lei Orgânica da Saúde, sobre a organização e direção do Sistema Único de Saúde (SUS), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente. 
(  )  A direção do SUS é compartilhada entre União e Estados, cabendo aos Municípios apenas execução administrativa.
(  ) A organização das ações e dos serviços de saúde executados pelo SUS ocorre de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
(  ) No nível municipal, o SUS poderá organizar-se em distritos de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltados para a cobertura total das ações de saúde.
Alternativas
Q4125990 Medicina
A doença hemorrágica do recém-nascido (DHRN), também denominada sangramento por deficiência de vitamina K (SDVK), é uma condição rara, potencialmente fatal e quase totalmente prevenível com medidas profiláticas adequadas. Sobre essa patologia, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q4125989 Medicina
Criança do sexo feminino, 5 anos, é levada ao atendimento após relato de ingestão acidental de moeda há algumas horas. Estava assintomática, com sinais vitais normais. Radiografia simples revelou a moeda em topografia gástrica. Foi orientada observação domiciliar com retorno se necessário. No terceiro dia, a criança retorna ainda assintomática, mas a mãe relata que não notou eliminação da moeda nas fezes. Uma nova radiografia mostra o corpo estranho em topografia duodenal, sem sinais de obstrução ou perfuração. Diante disso, qual deve ser a conduta mais apropriada nesse momento? 
Alternativas
Q4125988 Medicina
Recém-nascido do sexo feminino, com 96 horas de vida, é levado ao pronto atendimento pela mãe devido ao aparecimento de secreção purulenta em ambos os olhos nas últimas 12 horas. O parto foi vaginal, a termo (39 semanas), sem intercorrências relatadas. A mãe realizou apenas duas consultas de pré-natal e nega comorbidades ou sintomas no momento. Ao exame físico, o neonato encontra-se em bom estado geral, afebril, mas apresenta intenso edema palpebral bilateral, hiperemia conjuntival marcada e secreção purulenta abundante em ambos os olhos. Com base no quadro clínico descrito, qual é o diagnóstico mais provável?  
Alternativas
Q4125987 Medicina
Lactentes com cardiopatias congênitas e hiperfluxo pulmonar apresentam sinais clínicos típicos que auxiliam no diagnóstico precoce. Considerando isso, assinalar a alternativa que apresenta CORRETAMENTE esse conjunto de achados. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: B
6: C
7: D
8: C
9: D
10: B
11: D
12: B
13: D
14: C
15: B
16: A
17: C
18: D
19: C
20: B