Foram encontradas 1.320 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
1. Da formação profissional. 2. Disciplinares. 3. Curriculares. 4. Experienciais.
( ) São conhecimentos relacionados à forma como as instituições educacionais fazem a gestão dos conhecimentos socialmente produzidos e que devem ser transmitidos aos estudantes. Apresentam-se, concretamente, sob a forma de programas escolares que os professores devem aprender e aplicar.
( ) São os saberes reconhecidos e identificados como pertencentes aos diferentes campos do conhecimento. Esses saberes, produzidos e acumulados pela sociedade ao longo da história da humanidade, são administrados pela comunidade científica e o acesso a eles deve ser possibilitado por meio das instituições educacionais.
( ) São os saberes que resultam do próprio exercício da atividade profissional dos professores. Esses saberes são produzidos pelos docentes por meio da vivência de situações específicas relacionadas ao espaço da escola e às relações estabelecidas com alunos e colegas de profissão. Nesse sentido, incorporam-se à prática individual e coletiva sob a forma de hábitos e de habilidades, de saber-fazer e saber-ser.
( ) Conjunto de saberes que, baseados nas ciências e na erudição, são transmitidos aos professores durante o processo de formação inicial e/ou continuada. Também se constituem o conjunto dos saberes da formação profissional os conhecimentos pedagógicos relacionados às técnicas e métodos de ensino (saber-fazer), legitimados cientificamente e igualmente transmitidos aos professores ao longo do seu processo de formação.
A sequência está correta em
(Gadotti, M. Perspectivas atuais da educação, 2000.)
O processo educacional sempre foi alvo de constantes discussões e apontamentos que motivaram sua evolução em vários aspectos, principalmente no que tange à condução de metodologias de ensino por nossos educadores e a valorização do contexto escolar formador para nossos alunos. Considere as constantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento de tecnologias e o aprimoramento de um modo de pensar. Sobre o exposto e sobre as práticas pedagógicas na educação atual, assinale a afirmativa INCORRETA.
(Frigotto, 1995, p. 26.)
Quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Todavia, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes. Considere as diferentes abordagens da educação:
I. “A __________________ diz respeito ao estudo de um objeto de uma única e mesma disciplina efetuada por diversas disciplinas ao mesmo tempo.”
II. “A __________________ é o conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer às relações que possam existir entre elas, destinando se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.”
III. “A __________________ é baseada na soma de informações procedentes de diversas disciplinas, as quais combinam programas dosados de forma diferente e que visam garantir uma formação ampla e geral. Trata-se da união de conteúdos em prol de um melhor ensinamento busca a intersecção entre conteúdos de duas ou mais disciplinas para permitir que o aluno elabore uma visão mais ampla a respeito dessas temáticas.”
IV. “A ___________________ caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa, ou seja, é possível se perceber a cooperação e o diálogo entre as diferentes disciplinas, coordenadas por uma disciplina específica, um problema comum a todas as disciplinas ou diferentes formas que represente um elemento de integração das disciplinas.”
A sequência está correta em
(Oliveira; Araujo; Veit, 2017, p. 15.)
Sobre os teóricos citados a seguir e suas importantes referências acerca da aprendizagem, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Skinner. 2. Freinet. 3. Bruner. 4. Vygotsky. 5. Piaget.
( ) Há uma relação entre pensamento e linguagem, estimulando a consciência crítica e o respeito às potencialidades. O aluno é visto como sujeito da aprendizagem e o centro do processo, sendo o educador o responsável pela compreensão desse processo.
( ) Sua teoria é baseada na pesquisa da evolução mental da criança e nas fases evolutivas da aquisição de conhecimentos. O processo educacional pode se dar através da vivência concreta e dos jogos. O educando é agente da aprendizagem e o professor o organizador das situações.
( ) Acredita na modelagem do comportamento, no condicionamento operante e na influência do meio ambiente no comportamento. Valoriza o acúmulo de conhecimentos e de práticas sociais. O educando é um ser passivo e receptor de informações e o educador um controlador da aprendizagem.
( ) Relaciona a aprendizagem às situações já vivenciadas, ressaltando a importância do pensamento intuitivo. Existe o cultivo de uma excelência do produto da aprendizagem. O educando é um participante ativo na busca do desenvolvimento intelectual e o educador incentivador da aprendizagem.
( ) A criança constrói através do fazer e refazer das atividades, sendo a educação a serviço da causa social. A aprendizagem se dá por meio da ação experimental e da valorização do erro e do acerto. O educando assume o papel de pesquisador autônomo na construção do seu conhecimento. Já o educador é um estimulador de transformações sociais e educacionais.
A sequência está correta em
I. Educação básica: obrigatória e gratuita de zero a dezessete anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
II. Educação infantil, em creche e pré-escola: às crianças até cinco anos de idade de forma gratuita.
III. Aluno com deficiência: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
IV. Ensino noturno regular: oferta adequada às condições do educando.
V. Programas suplementares: atendimento ao educando, no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Cabe à escola envidar todos os esforços para o combate ao abandono escolar, articulando e fortalecendo a rede de proteção interna (instâncias colegiadas) e a rede externa (órgãos que integram a Rede de Proteção Social dos Direitos de Crianças e Adolescentes), considerando que nenhuma criança poderá ser objeto de qualquer forma de negligência.
II. Cabe à equipe gestora envolver todo o coletivo da escola na resolução deste caso, destacando o papel dos agentes educacionais nos encaminhamentos pedagógicos relativos à evasão escolar. Salienta-se, também, a importância da escola na articulação com a família, reforçando o direito fundamental à educação, bem como o acesso, a permanência e o sucesso escolar.
III. Cabe à equipe gestora articular com a família, reforçando o direito fundamental à educação, bem como o acesso, a permanência e o sucesso escolar; para tanto, destaca-se a importância da criança frequentar a escola, podendo, portanto, entrar em acordo com a mãe, evidenciando que Ana poderá cuidar da irmã menor sempre nos horários diferentes da escola, mantendo a frequência escolar diária.
Em consonância com as legislações vigentes, está correto o que se afirma em
(Dimenstein, 2007; Azevedo, 2007.)
Por ser um problema tão antigo de nossa Educação, o fracasso escolar é também objeto de inúmeras discussões e debates científicos e políticos que buscam aumentar a compreensão e apontar uma solução (que sempre se deseja definitiva) para a questão. Neste sentido, várias ideias e teorias ofereceram explicações sobre as causas do fracasso escolar, tornando o tema um dos mais estudados na área da Educação e da Psicologia da Educação. Sobre os primeiros estudos e resultados apresentados no Brasil em relação ao fracasso escolar, está correto o que afirma se em:
I. No contexto escolar, o planejamento é fundamental para o processo educacional. Porém, de acordo com Moretto (2007, p. 100), “no contexto escolar ele não tem tanta importância assim, não parece ter a importância que deveria ter”.
II. O ideal seria que os professores se reunissem para elaborar uma proposta conjunta por área do conhecimento, onde todas as áreas trabalhassem de forma integrada para atingir os mesmos objetivos, resultado de uma reflexão coletiva. O maior desafio hoje nas escolas é chegar a um consenso no planejamento. Para facilitar este consenso, o importante seria proporcionar espaços onde cada uma das partes exponha seus objetivos e interesses com base nos princípios educativos com os quais todos concordem. Esse esforço conjunto harmoniza as diferenças entre os grupos que compõem a escola.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
(Disponível em: https://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-paula-educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf. Acesso em: 02/2024.)
Sobre as ideias de Durkheim, infere-se que:
( ) Constituem condição fundamental quanto à espera de resultados e/ou processos almejados no trabalho entre professor e aluno.
( ) Pressupõe, da parte do professor, uma avaliação crítica com das referências que utiliza, balizadas pelas suas opções em face dos determinantes sociopolíticos da prática educativa.
( ) Constituem um conjunto de princípios adotados pelo profissional docente, pois implica compreender que influenciam a ação pedagógica de maneiras diferentes a partir da realidade escolar e do que se quer atingir como meta.
( ) Caracteriza-se como um componente fundamental na orientação das atividades didáticas posteriores. Deve ser considerada como um diagnóstico daquilo que professores e alunos vêm realizando até ali, com um guia que permite indicar os rumos a serem seguidos dali em diante, no sentido de corrigir o que não vem dando certo e reforçar as práticas bem-sucedidas.
A sequência está correta em
(Disponível em https://periodicos.fclar.unesp.br/. Acesso em: 02/2024.)
Sobre os principais conceitos da pedagogia de Dewey, analise as afirmativas a seguir.
I. Democracia: os princípios básicos que formam um regime democrático são a participação ativa dos cidadãos, a liberdade de expressão e a pluralidade de ideias.
II. Autonomia: desde cedo a criança precisa aprender a tomar decisões e balancear as consequências. Portanto, deve ser apresentada um ambiente desenhado e organizado para que a autonomia seja encorajada.
III. Pragmatismo: uma escola de pensamento filosófico que defendia as ideias como instrumento para solucionar problemas da vida prática. O conhecimento, portanto, só é relevante se estiver conectado a um contexto social.
IV. Educação progressiva: oposta à ideia de uma educação conteudista, a proposta era educar os seres humanos de forma integral levando em consideração o desenvolvimento físico emocional e intelectual, bem como as relações com a comunidade ao redor.
Está correto o que se afirma em
(Vasconcellos, 1995, p. 13.)
Posto isto, a comunidade escolar deve se apropriar dos referenciais teóricos definidos pelo coletivo no seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), pois nele estão presentes os elementos fundamentais para compreender a realidade e as contradições que perpassam o ambiente educativo, contribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem não se constitua somente em práticas de transmissão de conteúdos desprovidos de significado e desvinculado da prática social dos estudantes. Para que haja um processo intencional de ensino-aprendizagem, que vise à formação integral dos sujeitos, é essencial que os docentes realizem algumas operações didáticas coordenadas entre si, tais como planejamento; direção do processo ensino-aprendizagem; e, avaliação. O planejamento é uma ação que o docente deverá
(Veiga, 2010, p. 53.)
Sobre a “aprendizagem”, a segunda dimensão, infere-se que:
(Brasil, 2004.)
Sobre o exposto e, ainda, considerando o Conselho Escolar uma instância de discussão, acompanhamento e deliberação, assinale a afirmativa INCORRETA.
(Libâneo, 2017, p. 301.)
Saviani (2017, p. 302) menciona que a avaliação segundo Luckesi é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Sobre o exposto e as funções da avaliação, analise a situação hipotética: “A professora de matemática dos alunos da turma do 6º ano do ensino fundamental de uma determinada escola aplicou uma avaliação logo na primeira semana de aula do ano letivo”. Considerando a avaliação escolar numa perspectiva em que professor e equipe pedagógica farão uma reflexão sobre o grau de qualidade de todo o trabalho pedagógico realizado, tanto dos professores quanto dos alunos, pode-se afirmar que a professora irá realizar uma avaliação:
(Disponível em: https://leg.ufpi.br/subsiteFiles. Acesso em: 02/2024.)
Sobre o multiculturalismo e a educação, assinale a afirmativa INCORRETA.