Foram encontradas 454 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3799063 Pedagogia
Denominada como a Lei magna da educação brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) introduziu mudanças relevantes ao alterar aspectos imprescindíveis para o funcionamento do ensino, como forma de combatermos atitudes ou comportamentos que desrespeite o exercício aos direitos sociais de todo cidadão brasileiro.
Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstrea m/handle/id/686350/lei_diretrizes_bases_e ducacao_nacional_8ed.pdf?sequence=1&i sAllowed=y. Acesso em 3 de Dez. 2025 (adaptado)
Com base no texto sobre a LDB, principalmente no explicitar de seus princípios, fins, direitos, deveres e da organização da educação nacional, avalie as afirmações a seguir.
I. O ensino será ministrado com base no seguinte princípio: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
III. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica
IV. Os docentes incumbir-se-ão de: zelar pela aprendizagem dos alunos.
V. A adoção de criança e de adolescente reger-se-á segundo o disposto nesta Lei.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q3799062 Pedagogia
A evolução dos direitos das crianças e adolescentes ao efetivar a teoria de proteção integral no ordenamento jurídico consolidou-se como um avanço e conquista social ao dispor um documento que modificou a concepção sobre a criança e o adolescente. E essa transformação se deu por conta do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual dispõe os compromissos que devem ser assumidos pelo Estado, família e sociedade, na garantia de todo o seu bem-estar.
Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstrea m/handle/id/612011/eca_e_normas_correl atas_2ed.pdf. Acesso em 3 de Dez. 2025 (adaptado)
Considerando o que está expressamente estabelecido sobre o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade da criança e do adolescente no Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as afirmações a seguir.
I. Liberdade de brincar, praticar esportes e divertir-se.
II. Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
III. Buscar refúgio, auxílio e orientação.
IV. Horário especial para o exercício das atividades.
V. Viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.
É CORRETO apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q3799061 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, como documento normativo que orientam todo o currículo da educação básica, visando o desenvolvimento integral dos estudantes, define dez competências gerais ao reconhecer que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza”.
Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolaem-tempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofi nal.pdf. Acesso em 3 de Dez. 2025 (adaptado)
Com base na temática abordada e as competências gerais da educação básica que estabelece a necessidade de desenvolver na criança e no jovem a capacidade de atuar com responsabilidade e cidadania na construção de uma sociedade justa e solidária, avalie as afirmações a seguir.
I. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
II. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
III. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3799060 Pedagogia
No contexto educacional brasileiro, estudos e debates sobre os desafios e as práticas de inclusão têm contribuindo significativamente para o avanço da educação inclusiva. Logo, para que a educação inclusiva seja concretizada de maneira efetiva é imprescindível além do acesso e da permanência a garantia de que ela promova resultados satisfatórios na vida e para a vida de todos os alunos, mas de modo especial aqueles com deficiências.
Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/c apes/642997/2/Ebook_Educa%C3%A7%C3%A3o_Inclusivacamila_m_santos.pdf. Acesso em 2 de Dez. 2025 (adaptado)
Com base no texto apresentado e na perspectiva de assegurar os princípios da educação inclusiva e em ações que precisam ser possibilitadas e respeitadas para acessibilidade do aluno com deficiência, avalie as afirmações a seguir.
I. Eliminar as barreiras físicas e instrumentais.
II. Assegurar no processo educativo o acesso aos meios de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos.
III. Implantar práticas de sensibilização e de conscientização geral para a convivência diante da diversidade humana.
IV. Omitir a participação em eventos, tomadas de decisões ou atividades de rotina.
V. Garantir o currículo escolar, métodos de ensino, técnicas e recursos pedagógicos para atender às necessidades de aprendizagem.
É CORRETO apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q3799059 Pedagogia
Abordar sobre os fundamentos teóricos referentes ao processo de alfabetização e letramento de modo que as práticas pedagógicas possibilitem os sujeitos fazerem o uso competente e correto da leitura e da escrita requerer um debruçar sobre os dois conceitos. Isto é, compreender a alfabetização como domínio do sistema alfabético e o letramento como a habilidade do uso da escrita em diferentes contextos sociais. Nesse contexto, o papel da Educação Infantil na promoção da alfabetização deve considerar o conceito de letramento emergente.
SILVA, Thalita Folmann da. Fundamentos de alfabetização e letramento. 1. ed. Curitiba, IESDE BRASIL S/A, 2022.
Considerando o fragmento do texto acima e as estratégias pedagógicas que estimulam a prática do letramento, avalie as afirmações a seguir.
I. As oportunidades de uso da leitura em situações sociocomunicativas.
II. A adoção de práticas pedagógicas que explore o uso de gêneros textuais desafiadores e estimulantes para aprendizagem dos alunos.
III. Atividades que propicie o contato dos alunos com diferentes materiais impressos.
IV. Excluir das práticas docentes as estratégias que oportuniza aos alunos efetuarem escritas de livre vontade.
V. A execução de propostas que desenvolvam habilidades de leitura, escrita e comunicação com o uso de tecnologias digitais.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q3799058 Pedagogia
Referenciar sobre o sentido da avaliação da aprendizagem à disposição dos propósitos educativos com ênfase no processo de ensino aprendizagem que promova o desenvolvimento integral dos indivíduos implica reconceituá-la como processo evolutivo e construtivo, com foco na verificação efetivamente realizada pelos alunos, ao mesmo tempo em que forneça subsídios ao trabalho docente. Sensível a essa presunção, no contexto escolar o processo de avaliação apresenta diferentes tipos e usos pelos professores que constatam suas características e funções diagnóstica, formativa e somativa.
Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/cape s/869188/2/O%20Processo%20de%20Avalia% C3%A7%C3%A3o%20para%20Aprendizagem. pdf. Acesso em 1 de Dez. 2025 (adaptado)
Entre as características atribuídas aos tipos de avaliação descritos, sobre as características preponderantes da avaliação formativa, avalie as afirmações a seguir.
I. Acompanhar a trajetória escolar do aluno de forma contínua e processual.
II. Possibilitar a interação entre professor e aluno ao longo do processo ensino e aprendizagem.
III. Priorizar o uso de instrumentos inflexíveis e únicos como parâmetro para avaliar a aprendizagem do aluno.
IV. Conceber o aluno apenas como receptor da avaliação, desconsiderando o caráter da avaliação como processo reflexivo sobre a aprendizagem.
V. Atribuir características classificatórias aos alunos no final de um semestre letivo.
É CORRETO apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q3799057 Pedagogia
Sob uma abordagem sistêmica, o currículo escolar no contexto da sociedade contemporânea vem assumindo um papel indispensável para uma educação de qualidade ao agregar conhecimentos, saberes, valores e significados que os professores ao elaborarem seus planos pedagógicos deverão considerar na perspectiva de contribuir para a formação e o desenvolvimento pleno do aluno. Nesse sentido, o currículo não se restringe apenas em conteúdos e programas, mas como uma construção histórica, cultural e social dos sujeitos no processo de ensino e aprendizagem.
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos /21/17/a-construcao-do-curriculo-e-osdesafios-da-escola-na-sociedadecontemporanea. Acessado em 30 de Nov. 2025 (adaptado)
Com base no exposto, estratégias pedagógicas desenvolvidas com os alunos estão alinhadas a ideia de um currículo escolar heterogêneo, contextualizado, desfragmentado e significativo, quando tem como princípio.
I. Planejar e organizar o currículo reconhecendo a diversidade presente na escola.
II. Adaptar o currículo com a inserção das tecnologias da informação da comunicação nos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos.
III. Adequar os conteúdos curriculares com a realidade e o cotidiano dos alunos.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3799056 Pedagogia
Considerando o sentido amplo da educação como prática social e o conceito de Projeto Político Pedagógico (PPP) como documento pleno de intenções e ações cujo objetivo maior é tornar real a função social da educação e da escola; que se consolida na definição de sua identidade particular, construída e reconstruída continuamente à luz da realidade escolar e do contexto social mais amplo.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Papirus, 2013. (adaptado).
Com foco no texto, podemos afirmar que os propósitos do PPP estão interligados e permeados pela dimensão política e pedagógica, o que pressupõe.
I. Comprovação documental obrigatória e formalizada em atenção às exigências dos órgãos superiores.
II. Compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.
III. Determinação das ações educativas, ou seja, o trabalho pedagógico da escola como um todo.
IV. Efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.
V. Centralização das decisões políticas das estruturas ideológicas dominantes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q3799055 Pedagogia
Em se tratando da prática docente, o professor ao refletir sobre as particularidades distintas do processo educativo e prever as ações que serão desenvolvidas no contexto da sala de aula, como também os meios viáveis e necessários para atingir os fins, configura-se como um ato enriquecedor e intencional de planejar o ensino; na perspectiva de promover uma aprendizagem satisfatória e significativa.
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ana is/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA2 _ID7368_22092020160941.pdf. Acesso em 27 de Nov. 2025 (adaptado)
Nessa linha de pensamento as alternativas que apresenta indícios de um bom planejamento de ensino são aquelas que.
I. Demonstra adaptações com a realidade sócio-cultural em que o aluno está inserido.
II. Valoriza critérios avaliativos classificatórios.
III. Utiliza de recursos didáticos ou tecnológicos desconectado com a prática.
IV. Apresenta objetivos específicos desalinhados aos padrões educacionais.
V. Implementa metodologias ativas e tecnologias enriquecedoras no processo de aprendizagem.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q3799054 Pedagogia
No âmbito dos aportes literários educacionais, análises e debates em torno da função social da escola ainda vem provocando reflexões sobre esta temática tão complexa e multifacetada, cujos argumentos estão centrados nos propósitos clássicos como transmissora de conhecimento à formação de cidadãos; com propósito de converter os conceitos e promover novas funções.
Disponível em: https://eventosgrupotiradentes.emnuvens.com.br/simeduc/article/view/17140. Acesso em 27 de Nov.2025 (adaptado)
Com base no texto exposto, e sobre a função social da escola, evidências apontam uma proposta de transformação social, cultural e crítica, as quais envolve.
I. A formação de cidadãos empáticos, conscientes e justos.
II. O estímulo a solidariedade e não a competição.
III. O olhar respeitoso aos diferentes grupos sociais no âmbito escolar.
IV. Adoção ao princípio que a formação deve estabelecer como prioridade os interesses mercadológicos.
V. Projetar a escola como local aberto ao diálogo e as mudanças que visam o presente e o futuro equitativo das novas gerações.
É CORRETO apenas o que se afirma em: 
Alternativas
Q3799053 Matemática
Ao efetuar a divisão das frações 9/16 ÷ 3/8 , obteremos como resultado correto:
Alternativas
Q3799052 Matemática
Ao efetuar a multiplicação das frações 25/4 × 2/50, obteremos como resultado correto:
Alternativas
Q3799051 Matemática
Quatro amigos vão dividir igualmente entre eles o prêmio de R$ 9.380,80, referente ao sorteio em uma rifa. A quantia que caberá a cada um deles será:
Alternativas
Q3799050 Matemática
O serviço de manutenção de uma escola foi realizado por 4 pessoas que conseguiram finalizar todos os trabalhos em 15 dias. Para a manutenção de outra escola, será tomado por base a mesma proporção do serviço anterior. No entanto, deseja-se reduzir o tempo para a execução dos trabalhos. Assim, foi feita a contratação de uma pessoa a mais para se juntar às primeiras. Com isso, em quantos dias a menos eles finalizaram este trabalho, quando comparado ao anterior?
Alternativas
Q3799049 Matemática
João saiu de casa em viagem, dirigindo seu veículo exatamente às 6 horas da manhã. Nesse dia, ele somente parou às 9 horas da manhã, quando precisou abastecer o carro. Ao verificar a quilometragem percorrida, constatou que havia se deslocado 195,6 km. Portanto, a velocidade média desenvolvida nesse trecho de sua viagem foi:
Alternativas
Q3799048 Matemática
Uma fração equivalente a 6/16 está CORRETAMENTE descrita em:
Alternativas
Q3799047 Matemática
Um trabalho foi realizado em quatro dias da seguinte forma. No primeiro dia foi feita uma fração correspondente a 1/2 do serviço. No segundo dia, a metade do dia anterior. No terceiro dia, a metade do dia anterior. Finalmente, no quarto dia, foi feito o restante do serviço. Conclui-se portanto, que no quarto dia foi executado o seguinte percentual do serviço: 
Alternativas
Q3799046 Matemática
No final do expediente em um dia, um feirante constatou que havia vendido quase todas as frutas que estavam em sua bancada, ou seja, vendeu sete oitavos das frutas. Em seu caderno de anotações ele sempre registra a quantidade de frutas vendidas como percentual. Assim, nesse dia, o percentual de frutas que esse feirante vendeu foi:
Alternativas
Q3799045 Matemática
Uma empresa está oferecendo o serviço de aluguel de bicicletas. As bicicletas são colocadas em alguns pontos da cidade e os clientes acionam o serviço por meio de um aplicativo no celular. A cobrança pelo aluguel é feita da seguinte forma: R$ 5,00 pelo acionamento do serviço mais o pagamento de R$ 2,50 por cada hora de utilização da bicicleta. Se uma pessoa alugou uma dessas bicicletas por esse serviço e fez uso por um período de 3 horas, então o valor total a ser cobrado dessa pessoa será: 
Alternativas
Q3799044 Matemática
Observando os preços de alguns produtos em um supermercado, um consumidor constatou os seguintes valores:
• 1 kg de arroz: R$ 5,30
• 1 kg de feijão: R$ 5,70
• 1 kg de açúcar: R$ 5,90
Esse consumidor adquiriu 3 kg de arroz, 2 kg de feijão e 2 kg de açúcar. O valor total dessa sua compra ele pagou por meio de uma transferência via PIX. Se no momento de realizar o pagamento havia o saldo de R$ 100,00 em sua conta bancária, então o saldo restante após o pagamento das compras foi de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: C
5: E
6: A
7: E
8: C
9: D
10: B
11: D
12: A
13: C
14: A
15: D
16: E
17: C
18: E
19: B
20: C