Questões de Concurso Para prefeitura de camocim de são félix - pe

Foram encontradas 539 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2386286 Odontologia
As ações da equipe de Saúde Bucal (eSB) devem contemplar prevenção, promoção, proteção de saúde e reabilitação da saúde em diferentes áreas da Odontologia, considerando os ciclos de vida, bem como em condições especiais, como por exemplo, as gestantes e as pessoas com necessidades especiais.

Nesse sentido, analise as asserções a seguir:



I.  A educação em saúde deve ser parte das atribuições comuns a todos os membros da eSB, mas os profissionais auxiliares podem ser as pessoas ideais para conduzir o trabalho nos grupos. O ACS tem papel relevante na divulgação de informações sobre saúde bucal, devendo a eSB orientar o seu trabalho, sendo a presença do CD importante em momentos pontuais e no planejamento das ações.

II. Na organização das ações coletivas em saúde bucal em espaços escolares, o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) pode ser realizado nos escolares que apresentem lesões cavitadas com indicação da técnica. Aqueles que não possibilitem a execução do TRA devem ser encaminhados para a UBS de referência da escola. Em ambos os casos, a responsabilidade é exclusiva da eSB.

III. A aplicação tópica de flúor com escova de dentes consiste aplicação tópica de flúor em gel com concentração de 1,23%, durante quatro minutos, podendo ser realizada no bebedouro coletivo ou escovódromo da escola, ou mesmo, em outros espaços, com o uso de copos descartáveis.

IV. As atividades educativas em espaços escolares deverão ser conduzidas, respeitando-se as características de cada faixa etária. Recursos como macromodelos, cartazes, jogos, desenhos podem ser utilizados. ASB/TSB/CD e professores do espaço escolar são os responsáveis por essas atividades.


Assinale a alternativa em que se contempla o quantitativo de afirmações CORRETAS. 
Alternativas
Q2386285 Odontologia
Assinale a alternativa CORRETA que contempla uma competência exclusiva ao cirurgião-dentista na equipe de saúde bucal. 
Alternativas
Q2386284 Odontologia
A Estratégia de Saúde da Família é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado, dirigidas à população do território e por gestão qualificada e é conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local, através de ações de promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde nos níveis individual, familiar e coletivo.

Nesse sentido, analise as asserções a seguir:



I. Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades é atribuição específica comum ao corpo de enfermagem e aos Agentes Comunitários de Saúde.
II. A Lei N° 14.572/23 que instituiu a Política Nacional de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), alterando a lei 8080/90, a fim de incluir a saúde bucal no campo de atuação do SUS, possibilitando o acesso universal e equânime aos serviços de saúde bucal de qualidade.
III. A equipe de Saúde da Família é composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em Saúde da Família ou médico de Família e Comunidade, cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar ou técnico de enfermagem, auxiliar e/ ou técnico em saúde bucal e agentes comunitários de saúde.


É CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Q2386283 Odontologia
A integralidade no cuidado ao indivíduo com demência requer a plena inserção do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional, com o intuito de orquestrar um plano odontológico minuciosamente articulado ao longo da evolução da enfermidade, evitando-se a redução do tratamento a intervenções de caráter pontual ou emergencial.

Nesse sentido analise as asserções a seguir:



I.  A distração constitui uma estratégia de enfrentamento útil, sempre com o foco na mudança de humor.
II. Em casos mais complexos, que não possibilitam o manejo comportamental, os métodos farmacológicos podem ser úteis, como a sedação oral. Nesses casos, a preferência será pelos Anti-histamínicos por induzirem à amnésia anterógrada.
III. A disfagia progressiva é uma das contraindicações do uso dos hidratos de cloral como medicamentos auxiliares no manejo da sedação devido ao risco de depressão respiratória por broncoaspiração.
IV. Recusa por alimentos duros e frios, aumento do fluxo salivar, inquietação, não uso da prótese, falta de cooperação para a realização de atividades diárias e, até mesmo, quadro de delírio não podem ser considerados como comportamentos indicativos de dor.



Assinale a alternativa em que se contempla o quantitativo de afirmações CORRETAS. 
Alternativas
Q2386282 Odontologia
Na Odontologia, é considerado paciente com necessidade especial todo usuário que apresenta uma ou mais limitações, temporárias ou permanentes, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser submetido a uma situação odontológica convencional. As razões das necessidades especiais são inúmeras e vão desde doenças hereditárias, defeitos congênitos, até alterações que ocorrem durante a vida, como moléstias sistêmicas, alterações comportamentais, envelhecimento etc.
Esse conceito é amplo, abrangendo também as pessoas com deficiência. Sobre isso, analise as asserções a seguir: 



I.  O acesso desses usuários aos serviços de saúde bucal, por se tratar de uma especialidade, deve acontecer, preferencialmente, na atenção secundária.
II.  A abordagem do usuário com deficiência física pela equipe de saúde bucal deve considerar manter-se sempre à frente para a pessoa com deficiência auditiva, sem máscara, quando for se comunicar.
III. Antes do referenciamento ao CEO, os profissionais da APS devem realizar, dentro das possibilidades de manejo da situação sistêmica e do comportamento, adequação do meio bucal e educação em saúde das pessoas com deficiência.
IV. A abordagem de manejo do comportamento para o tratamento odontológico do paciente com deficiência intelectual independe do nível de compreensão e colaboração do usuário. Deve-se, portanto, usar as técnicas de estabilização protetora em todos os níveis de deficiências, sejam elas leve, moderada, grave ou profunda.

Assinale a alternativa em que se contempla o quantitativo de afirmações CORRETAS. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: B
5: C