Foram encontradas 494 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Quantificar fenômenos determinísticos – contagem, medição de objetos, grandezas.
II. Estudar a incerteza proveniente de fenômenos de caráter aleatório.
III. Desenvolver a atenção, a disciplina e a inteligência.
IV. Criar sistemas abstratos, que organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico.
Para a BNCC, são características importantes da Matemática:
Observe o hexágono regular a seguir, em que os lados medem 10 cm.

Nesse hexágono, a área do triângulo ACD, em cm2 , é:
Nessas condições, o número de possíveis comissões distintas, formadas pelos professores dessa escola, é:
Dado: Considere AE = EB e EF perpendicular a AB.
Dessa forma, as áreas dos lotes L1 , L2 e L3 são diretamente proporcionais, respectivamente, a
Como o rendimento do fundo ao final dos três anos foi de 134%, o valor de x é:
Um estudante apresenta à professora a seguinte resolução para a equação 2x2 = x3 + 4x2 :
2x2 = x3 + 4x2 : (x2)
2 = x + 4
x + 2 = 0
então x = –2.
Dessa forma, a professora pode concluir que o aluno
I. A avaliação escolar é uma apreciação qualitativa relevante do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.
II. Na avaliação escolar, o professor deve focar exclusivamente nos acertos dos alunos, com o objetivo de verificar a aprendizagem escolar.
III. A avaliação leva o estudante a tomar consciência de suas ações e ter uma percepção crítica da progressão de seu aprendizado.
Conforme esse autor, estão corretas as afirmativas
A afirmação dessa estudante é
( ) O livro didático tradicional deve ser substituído por uma versão digital para estar atualizado com as novas tecnologias.
( ) A demonstração e a resolução usando lápis e papel não devem ser usadas, pois lápis e papel não são mídias.
( ) Os problemas de matemática, ao serem formulados, devem levar em conta a mídia em que serão solucionados.
Assinale a sequência correta.
. Após essa constatação, ela resolveu fazer uma atividade para superar o problema.
A atividade mais adequada, segundo a perspectiva da análise de erros apresentada por Cury (2007), é:
( ) A concessão de uso especial para fins de moradia poderá ser solicitada de forma individual ou coletiva.
( ) A fração ideal atribuída a cada possuidor poderá ser superior a 250 m2 , desde que justificada em memorial.
( ) O Município continuará com a posse e o domínio sobre as áreas destinadas a uso comum do povo.
( ) O herdeiro legítimo continua de pleno direito, na posse de seu antecessor, desde que já resida no imóvel por ocasião da abertura da sucessão.
Assinale a sequência correta.
I. A temperatura no interior de câmaras de trabalho deve ser mantida abaixo de 28 °C, ainda que se necessite usar equipamento de refrigeração.
II. Não se deve utilizar a técnica de supercompressão para içar ou aprumar tubulões ou caixões.
III. Não é permitida qualquer atividade de soldagem utilizando maçarico dentro do túnel sob ar comprimido.
Estão corretas as afirmativas
( ) O CAA terá sua pega inicial retardada se o teor do aditivo superplastificante for excessivo.
( ) O CAA apresentará fissuração de secagem e alto calor de hidratação se for dosado com alto consumo de cimento.
( ) Não é permitido o uso de vibradores de imersão na execução do CAA.
( ) O uso do CAA dispensa a etapa do adensamento.
Assinale a sequência correta.
I. A função da sapata corrida é distribuir as cargas linearmente pelo solo.
II. As sapatas isoladas podem ser quadradas, retangulares ou circulares.
III. A sapata é excêntrica quando a carga do pilar encontra-se fora do seu centro de gravidade.
Estão corretas as afirmativas
( ) A armadura transversal pode ser constituída por estribos ou pela composição de estribos e barras dobradas.
( ) O ângulo de inclinação das armaduras transversais em relação ao eixo longitudinal do elemento estrutural deve estar situado entre 0 e 45o .
( ) Em vigas com altura igual ou inferior a 60 cm pode ser dispensada a utilização da armadura de pele.
( ) As armaduras principais de tração e de compressão não podem ser computadas no cálculo da armadura de pele.
Assinale a sequência correta.
I. O concreto pesado normalmente é misturado com minérios do tipo hematita, barita e limonita.
II. O concreto projetado apresenta alta trabalhabilidade e é dosado com cimento, areia, pedrisco e aditivos.
III. O concreto de alto desempenho tem excelente durabilidade e possui alta plasticidade.
Estão corretas as afirmativas
( ) O orçamento baseia-se num projeto, seja ele básico ou executivo.
( ) O custo total de uma obra é fruto do custo orçado para cada um dos serviços integrantes da obra.
( ) Cada serviço identificado no projeto pode ou não ser quantificado.
( ) Os custos diretos representam o custo orçado dos serviços levantados.
Assinale a sequência correta.
I. O barrilete é o conjunto de tubulações que se origina no reservatório e do qual derivam as colunas de distribuição.
II. Ramal é a tubulação derivada da coluna de distribuição, destinada a alimentar os sub-ramais.
III. O registro de fecho é aquele instalado em uma tubulação para permitir a interrupção da passagem de água.
Estão corretas as afirmativas
( ) A largura da passarela deve ser determinada em função do volume de pedestres estimado para os horários de maior movimento.
( ) Todos os estacionamentos devem garantir uma faixa de circulação de pedestres que garanta um trajeto seguro e com largura mínima de 1,20 m até o local de interesse.
( ) Recomenda-se que, nos conjuntos de sanitários, seja instalada uma bacia infantil para uso por pessoas com baixa estatura e crianças.
( ) As bacias e assentos em sanitários acessíveis não podem ter abertura frontal.
Assinale a sequência correta.