Questões de Concurso Para prefeitura de itacambira - mg

Foram encontradas 60 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2412657 Psicologia

INSTRUÇÃO: Analise os artigos, pertencentes ao Código de Ética do Profissional Psicólogo, citados a seguir para responder à questão 10.


Art. 5º – O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:

a) As atividades de emergência não sejam interrompidas;

b) Haja prévia comunicação da paralisação aos usuários ou beneficiários dos serviços atingidos pela mesma. Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos: [...]

b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo. Art. 7º – O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: [...]

d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.


Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional do psicólogo. Brasília: CFP, 2005.


Os artigos podem ser analisados da seguinte maneira:


I. O art. 5º, alínea "a", visa à preservação, inclusive prevista em lei, de serviços essenciais, a fim de que sejam mantidos em funcionamento, conservando-se o direito à greve ou às paralisações.

II. O art. 5º, alínea "b", objetiva a preparação de usuários e demais interessados para tomarem as atitudes necessárias ao enfrentamento a situações ligadas à ausência da prestação do serviço.

III. O art. 6º, alínea "b", busca preservar o cliente ou usuário, já que as informações a que o psicólogo tem acesso no desempenho de suas funções não podem ser acessadas em circunstância alguma.

IV. O art. 7º, alínea "d", procura impedir a participação do psicólogo no trabalho em equipes multiprofissionais, já que elas não fazem parte da metodologia adotada por esta categoria.


Assinale a alternativa cujas afirmativas equivalem a interpretações CORRETAS sobre os referidos artigos:

Alternativas
Q2412656 Psicologia

INSTRUÇÃO: Analise a imagem abaixo para responder à questão 09.


Imagem associada para resolução da questão


[business: negócio / success: sucesso]


Disponível em: https://uvagpclass.files.wordpress.com2017033ea30d1b-b559-460c-b510-e725ce6d0d6a.jpgw=1400 . Acesso em: 25 mar. 2020.


A figura acima representa a diferença básica existente entre um chefe e um líder. Escolha a alternativa que a caracteriza adequadamente.

Alternativas
Q2412655 Psicologia

INSTRUÇÃO: Analise o caso descrito a seguir para responder à questão 08.


Enzo é um garoto de sete anos que vive em uma cidade de médio porte ao norte de Minas Gerais. Ele vive com sua família, composta por suas duas mães e uma irmã dois anos mais velha, Sophia; cada um deles foi gerado no ventre de uma das mães, a partir de inseminação artificial com material proveniente de doadores desconhecidos.

Enzo nasceu de sete meses, mas não foi acometido por maiores problemas de saúde durante sua vida, apesar de ter bronquite e, por isso, praticar natação desde cedo. Agora ele teve que mudar de escola, e terá que, novamente, enfrentar a questão de como as pessoas reagirão ao fato de ele ter duas mães.

Verdadeiramente, para Enzo, tal fato não é um problema, pois o menino e sua irmã aprenderam desde cedo que poderiam enfrentar situações desconfortáveis ou constrangedoras com algumas pessoas por essa razão, mas suas mães fazem acompanhamento psicoterápico desde quando decidiram engravidar, e as crianças frequentam a psicóloga desde os três anos de idade.

Na escola, além de enfrentar questões ligadas às suas duas mães, alguns professores temem pelo fato de que Enzo possa tornar-se homossexual, já que só convive com mulheres e ser "delicado". O garoto brinca com todo mundo, tem várias amigas e uma porção de amigos e frequenta as casas da maioria deles, sendo, de modo geral, muito querido e bem tratado por suas famílias. Aliás, os pais de Valentina gostam muito da amizade deles, já que Enzo sempre foi tido como o mais inteligente da sala.

A grande preocupação da vida das mães de Enzo é saber se o filho será feliz. Mas elas entendem que estão fazendo sua parte, ao lhe oferecerem o melhor que podem. Fonte: O próprio elaborador.


O caso apresentado pode ser analisado a partir dos vários aspectos que compõem o desenvolvimento humano. Sabendo-se que eles são indissociáveis, verifique as relações abaixo:


I. Físico-motor: Enzo tem tido um crescimento típico, sendo acometido por um agravo à saúde relativamente comum.

II. Intelectual: o fato de Enzo ter nascido de sete meses parece não ter deixado sequelas cognitivas, já que o garoto vai bem na escola.

III. Afetivo-emocional: Enzo é bastante afetado por ter duas mães; apesar de ele dizer que não se importa, isso o abala bastante, tanto que o garoto faz psicoterapia.

IV. Social: Enzo sabe que ter duas mães não é algo simples de se enfrentar em certas situações, mas lida, pessoalmente, muito bem com isso.


O principal aspecto apresentado e seu respectivo comentário a respeito da vida de Enzo estão CORRETOS e adequadamente relacionados em:

Alternativas
Q2412654 Psicologia

INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 07.


Se trabalhar no âmbito da [Atenção Primária] AP já representa um grande desafio para o psicólogo, quando o assunto é o consumo de substâncias psicoativas esse desafio se intensifica. Em pesquisa sobre como a AP responde às demandas relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas, Lima (2014) aponta que os profissionais entrevistados — incluindo o psicólogo da equipe do [Núcleos de Apoio à Saúde da Família] NASF — relatam que a única ação a ser feita é o encaminhamento a um serviço especializado. Para justificar os constantes encaminhamentos, os profissionais dizem não saber o que fazer com usuários de álcool e drogas.


Fonte: LIMA, Ana Izabel Oliveira; DIMENSTEIN, Magda; MACEDO, João Paulo. Consumo de álcool e drogas e o trabalho do psicólogo no núcleo de apoio à saúde da família. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 9, n. 2, p. 188-197, jul.- dez. 2015.


O trecho trata do trabalho dos psicólogos dos NASF, diante da questão do consumo de substâncias psicoativas. Considerando-o, analise as asserções que se seguem.


I. O enfrentamento ao consumo de substâncias psicoativas realizado pelo serviço de psicologia em um NASF pode-se dar através do matriciamento e/ou da abordagem de redução de danos.


PORQUE


II. A concepção que um psicólogo tem a respeito de como as famílias de pessoas dependentes químicas devemse comportar é de caráter prescritivo, formato que deve embasar o seu trabalho em quaisquer abordagens na AP.


Considerando-se a relação acima, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2412653 Estatuto da Pessoa Idosa - Lei nº 10.741 de 2003

INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 06.


Art. 3º: É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.


BRASIL. Lei n.º 10.741, de 1º de outubro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm . Acesso em: 21 mar. 2020.


O artigo acima compõe o Estatuto do Idoso, Lei n.º 10.741/2003, alterada pela Lei n.º 13.466/2017. Ele estabelece que a supracitada prioridade seja garantida através de qual dos aspectos seguintes?

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: A
5: C