Questões de Concurso
Para prefeitura de estrela do norte - go
Foram encontradas 55 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Informações importantes de alguém que teve seu computador invadido foram coletadas e enviadas para terceiros. Um primo, especialista em informática, sugere-lhe a instalação de um programa que bloqueie o acesso de outros computadores que estejam tentando se conectar a programas instalados em seu computador. Marque a opção CORRETA quanto a esse tipo de programa.
Dois tipos de fótons de raios-x são responsáveis pela densidade, contraste e imagem de uma radiografia: os que passam pelo paciente sem nenhuma interação e aqueles que se dispersam no paciente através do efeito Compton. Juntos, esses raios que saem do paciente e entram em contato com o filme são chamados de:
O sistema esquelético humano é composto por:
O crânio é uma caixa óssea mais ou menos esférica, destinada a abrigar a mais importante parte do sistema nervoso, o encéfalo. Compõe-se de oito ossos, dos quais quatro são ímpares, situados na linha mediana do corpo, e quatro, colocados lateralmente, formam dois pares. Os quatro ossos ímpares são:
Quanto aos princípios de formação de imagem em radiodiagnostico, na radiografia de alto contraste deve se usar:
Se H homens realizam uma tarefa em T dias, então (H + K) homens farão a tarefa em:
LEIA O TEXTO 03 PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 6 e 7.
Escrevo porque à medida que escrevo vou me entendendo
e entendendo o que quero dizer, entendo o que posso fazer.
Escrevo porque sinto necessidade de
aprofundar as coisas, de vê-las como realmente são...
Clarice Lispector
Na frase “Escrevo porque sinto necessidade”, lembrando da regra do uso dos “porquês” o em destaque no fragmento acima, pode ser substituído com igual sentido por:
LEIA O TEXTO 03 PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 6 e 7.
Escrevo porque à medida que escrevo vou me entendendo
e entendendo o que quero dizer, entendo o que posso fazer.
Escrevo porque sinto necessidade de
aprofundar as coisas, de vê-las como realmente são...
Clarice Lispector
No fragmento do texto que você acabou de ler, Clarice Lispector fala sobre quão difícil é o ato da escrita. Mas infelizmente, ainda existem muitos mitos quando se refere ao tema explorado pela escritora. Das alternativas abaixo qual NÃO é uma falsa ideia sobre a escrita:
LEIA O TEXTO 02 PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 4 e 5.
Em todas as alternativas, a circunstância expressa pelo termo ou expressão destacada foi corretamente identificada, EXCETO em:
LEIA O TEXTO 01 PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 3.
Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos.
Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu!
Disponível em: <http://www.ziraldo.com.br/> Acesso em 20/09/08. Fragmento.
Logo abaixo do título temos um boxe que trás as fotos de Ziraldo e frases “Eu era assim”, “Fiquei quase assim” e “Hoje estou assim”. As fotos e suas afirmativas remetem a:
LEIA O TEXTO 01 PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 1 A 3.
Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
A fama começou a vir nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos.
Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu!
Disponível em: <http://www.ziraldo.com.br/> Acesso em 20/09/08. Fragmento.
Com base no texto lido, é possível afirmar, EXCETO:
Suíte são programas ou pacote de programas, um conjunto de softwares comercializados juntos, em uma mesma embalagem. Os principais produtos desta categoria são desenvolvidos para trabalho de escritório (programas para uso geral). A suíte mais conhecida para nós é o Microsoft Office, que reúne os principais programas para automação de escritório desenvolvidos pela Microsoft, a mesma empresa que desenvolve o Windows. Fazem parte do Microsoft Office: Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft PowerPoint, Microsoft Outlook.
Faça a correspondência entre o Microsoft Office e sua função:
I. Microsoft Word.
II. Microsoft Excel.
III. Microsoft PowerPoint.
IV. Microsoft Outlook.
( ) Central de comunicação que permite o envio e recebimento de e-mails, fax, agenda de reunião ... (Este programa não está presente em todas as versões do Microsoft Office.)
( ) Planilha eletrônica.
( ) Processador de textos.
( ) Programa para criação e edição de apresentações multimídia.
A sequência correta está em:
Quando se pensa na acusação de falta de ética, é obvio que os valores de verdade e transparência não são os primeiros a vir à nossa mente. No caso de manipulação e deturpação dos fatos sobressai a ideia de um processo unilateral dirigido a um target (alvo) pré-determinado com o objetivo de modificar o seu pensamento, mesmo que para isso seja necessário sacrificar a verdade. Quanto aos valores que devem nortear a conduta do profissional tanto em relação a si mesmo como com o empregador, eles são apresentados nos códigos de ética, de forma bem explícita, sob o princípio da Honestidade, Integridade e Lealdade.
Portanto, a ética numa empresa consiste em:
I. Abster-se de participar em qualquer atividade que não considere ética.
II. Ser honesto, não só com os outros, mas também consigo próprio.
III. Conduzir os negócios com integridade, de forma a que a reputação pessoal, a do empregador e da profissão esteja protegida.
IV. Ser fiel para com aqueles que se representam provando honestidade, integridade intelectual e lealdade.
V. Respeitar todas as opiniões e defender o direito de liberdade de expressão.
VI. Respeitar escrupulosamente o sigilo profissional e não partilhar informação confidencial sem o consentimento do cliente.
Está correto o que se afirma em:
De acordo com o texto assinale a alternativa incorreta.
A Administração de Compras na empresa tem as funções de procurar, negociar com o fornecedor, comprar e providenciar a entrega de matérias-primas, materiais de suprimentos, máquinas, equipamentos e serviços, dentro do especificado pelo usuário, com qualidade adequada, dentro do prazo solicitado e a um preço menor possível. O comprador não precisa ser uma pessoa entendida de tudo para atender as variadas necessidades de uma empresa, basta que ele obedeça às informações especificadas no pedido de compra ou na ordem de compra. Quem tem que entender e fornecer todas as informações sobre o que deve ser comprado, bem como as condições de entrega em suas mãos, exatamente como desejado é o usuário ou requisitante. Portanto, as funções do comprador são:
Coloque (F) nas alternativas falsas e (V) nas alternativas verdadeiras:
( ) Rescisão: Art. 479 da CLT. Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, a metade, da remuneração a que teria direito até o término do contrato.
( ) Art. 480 da CLT Havendo termo estipulado, o empregado poderá se desligar do contrato, sem justa causa, e não precisa ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que deste fato lhe resultarem.
( ) O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado
( ) Considera-se menor, para efeitos do Direito do Trabalho, o trabalhador de 14 a 18 anos de idade (artigo 402 da CLT), sendo proibido qualquer trabalho menor de 16 anos, mesmo que ele estiver na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. (CF, art. 7º, XXXIII, Emenda Constitucional 20/98 e Lei 10.097/2000 que alterou o art. 403 da CLT).
( ) O Estágio é o período de tempo em que o estudante exerce sua profissão mediante a prática e o aperfeiçoamento de ensinamentos teóricos ministrados na escola. A lei que regula os estágios remunerados de estudantes de 2º (segundo) e 3º (terceiro) graus é a Lei nº. 6.494, de 07 de dezembro de 1977.
A sequência das alternativas acima é a seguinte:
A classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. A classificação por assuntos é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico é realizado com base no conteúdo do documento. Portanto, a classificação define a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação.
Abaixo, relacione a classificação do documento com o teor do assunto contido no mesmo:
I. Organização e Funcionamento:
II. Pessoal:
III. Patrimônio:
IV. Orçamento e Finanças:
V. Documentação e Informação:
( ) Classificam-se os documentos referentes aos bens patrimoniais imóveis, veículos e semoventes pertencentes ao órgão. Incluem- se, neste caso, as formas de aquisição e alienação, bem como os serviços de manutenção, limpeza e recuperação.
( ) Classificam-se os documentos relativos à previsão e execução orçamentária e às operações contábeis e financeiras referentes ao uso dos recursos públicos e comprovação de receita e despesa. Incluem-se ainda, a movimentação de conta corrente, balanços e prestações de contas aos tribunais de contas.
( ) Classificam-se os documentos relativos à criação, estruturação, funcionamento e organização interna do órgão.
( ) Classificam-se os documentos relativos à previsão e execução orçamentária e às operações contábeis e financeiras referentes ao uso dos recursos públicos e comprovação de receita e despesa. Incluem-se ainda, a movimentação de conta corrente, balanços e prestações de contas aos tribunais de contas.
( ) Incluem-se documentos relativos aos direitos e obrigações dos servidores lotados no órgão, de acordo com a legislação vigente, bem como os direitos e obrigações da instituição empregadora no que tange à assistência, proteção ao trabalho e concessão de benefícios.
A sequência correta das alternativas acima