Questões de Concurso Comentadas para professor - libras

Foram encontradas 4.590 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4304775 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
No planejamento de mídias e plataformas educacionais inclusivas para o ensino de Libras, a inserção da janela de intérprete em produções audiovisuais deve seguir critérios técnicos normalizados de acessibilidade, os quais estipulam que o espaço destinado ao profissional de tradução precisa ser
Alternativas
Q4304765 Legislação Federal
Ao regulamentar a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 definiu quem deve ser considerada pessoa surda para fins de aplicação de suas disposições. Segundo esse conceito jurídico, considera-se pessoa surda aquela que 
Alternativas
Q4295172 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Considere o texto a seguir para responder a questão

Estudante surdo processa faculdade por falta de intérprete em sala de aula

        Defendida pelo Ministério da Educação, a política de inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino é mais complicada do que sugere a teoria. Surdo, o estudante de administração Diego dos Santos Daris, de 21 anos, move uma ação na 3ª Vara Cível de Campo Grande, na Zona Oeste, contra uma faculdade por não dispor de intérprete adequado em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mas a dificuldade de Diego, hoje instrutor de Libras numa escola municipal do bairro, começou bem antes.
    
        Durante a infância, na falta de um alfabetizador que soubesse a língua de sinais, Diego aprendeu a ler e escrever por esforço da mãe, Leila dos Santos. Durante todo o período em que o filho estudou na rede municipal do ensino fundamental, coube a ela repassar as lições em Libras.
    
        “Hoje sei que a rede municipal dá mais acompanhamento. Mas, naquela época, tive que ensinar tudo a ele nas oito séries”, conta Leila.
    
        No ensino médio, Diego teve a sorte de se matricular no Colégio Albert Sabin, da rede estadual, em Campo Grande, onde havia profissionais capacitados em Libras – época em que ele “deslanchou”, nas palavras da mãe.
    
        Os problemas voltaram no ano passado, quando Diego começou o curso de administração, também em Campo Grande. Havia uma intérprete contratada pela instituição de ensino, mas ela, por ser também aluna, não dava atenção exclusiva ao rapaz. Segundo a reitoria, a faculdade tem dez anos de experiência com alunos com necessidades especiais. Para a instituição, o que ocorreu com o aluno foi um problema pessoal com a intérprete.

(Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/ estudante-surdo-processa-faculdade-por-falta-de-interprete-em- -sala-de-aula-2801686. Adaptado)
O texto afirma que a política de inclusão é mais complicada na prática do que na teoria. Entretanto, no Brasil, há uma lei para garantir a inclusão, a Lei no 13.146/2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e é destinada a:
Alternativas
Q4289859 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
A indisciplina de crianças e adolescentes pode ser um desafio tanto dentro quanto fora da escola.
Em suas ações diante desse contexto, educadores devem respeitar as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), que, em seu art. 17, estabelece
Alternativas
Q4099203 Noções de Informática
No Microsoft Excel, um usuário insere o valor 15 na célula A1, o valor 25 na célula A2 e, na célula A3, digita a fórmula =SOMA(A1:A2). Qual será o resultado exibido na célula A3? 
Alternativas
Q4099202 Segurança da Informação
Em segurança da informação, o termo "phishing" designa:
Alternativas
Q4099199 Sistemas Operacionais
No sistema operacional Windows, ao selecionar um arquivo e utilizar o atalho "Ctrl + X", seguido de "Ctrl + V" em outra pasta, o resultado será:
Alternativas
Q4099196 História e Geografia de Estados e Municípios
Analise as afirmações sobre o Estado do Paraná e assinale a sequência correta:
()I-0 Paraná possui litoral banhado pelo Oceano Atlântico, com destaque para o município de Paranaguá, sede de um dos principais portos graneleiros da América Latina.
() II -А сapital do Estado do Paraná é Curitiba, que é também o município mais populoso do estado.
() III - O Rio Paraná, que constitui parte da fronteira do estado com o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, é represado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional.
() IV-O território paranaense é ocupado exclusivamente pelo Bioma Mata Atlântica, inexistindo áreas de ocorrência do Bioma Cerrado.
Alternativas
Q4099193 Libras
As tecnologias assistivas para pessoas surdas visam ampliar a comunicação, o acesso à informação e a participação social. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma tecnologia assistiva de comunicação ou acessibilidade para pessoas surdas: 
Alternativas
Q4099192 Libras
A datilologia (soletração manual) é um recurso utilizado em Libras. Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o papel e o uso da datilologia na comunicação em Libras: 
Alternativas
Q4099191 Libras
 Sobre os aspectos históricos da educação de pessoas surdas no Brasil e no mundo, analise as afirmações e assinale a sequência correta:
( )I—ОCongresso de Milão (1880) foi um marco na defesa do bilinguismo, reconhecendo a língua de sinais como principal método de instrução para surdos.
( ) II — О método oralista buscava fazer com que os surdos desenvolvessem a fala e a leitura labial, proibindo ou desestimulando o uso das línguas de sinais.
( ) III — A Comunicação Total foi uma abordagem que defendia o uso combinado de sinais, fala, leitura labial, gestos e outros recursos para facilitar a comunicação com pessoas surdas.
()IV-O bilinguismo na educação de surdos defende que a língua de sinais deve ser a primeira língua do surdo, sendo a língua oral/escrita ensinada como segunda língua.
Alternativas
Q4099190 Libras
Sobre a identidade e a cultura surda, no contexto dos Deaf Studies e da perspectiva socioantropológica da surdez, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q4099189 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) assegura direitos à pessoa surda no campo da educação. Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q4099188 Libras
Sobre as atribuições e a ética profissional do intérprete educacional de Libras, analise as afirmações e assinale a sequência correta:
()I-O intérprete educacional de Libras deve manter sigilo sobre as informações obtidas no exercício da função, salvo determinação legal em contrário.
()II-A fidelidade ao discurso original - sem omissões, acréscimos ou distorções de sentido - é princípio ético fundamental do intérprete de Libras.
() III - Cabe ao intérprete educacional de Libras opinar sobre o conteúdo ministrado pelo professor e interferir diretamente no processo pedagógico, suprindo eventuais lacunas do docente.
() IV-O intérprete de Libras deve atuar com imparcialidade, abstendo-se de emitir opiniões pessoais ou tomar partido durante o processo de interpretação.
Alternativas
Q4099187 Libras
O Decreto nº 5.626/2005 estabelece diretrizes para a educação bilíngue de pessoas surdas. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse modelo educacional:
Alternativas
Q4099186 Libras
Em relação aos parâmetros fonológicos da Libras, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA:
Alternativas
Q4099185 Libras
O Decreto nº 5.626/2005 regulamenta a Lei nº 10.436/2002 e dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular. Segundo esse decreto, em qual das situações a Libras é disciplina curricular OPTATIVA — e não obrigatória?
Alternativas
Q4099184 Libras
De acordo com a Lei nº 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais - Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação INCORRETA sobre a Libras: 
Alternativas
Q4099163 Português
Assinale a alternativa em que há ERRO de regência verbal:
Alternativas
Q4099162 Português
Assinale a alternativa que apresenta a correta transposição da frase "O projeto foi elaborado pelos professores" para a voz ativa:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: E
5: C
6: B
7: B
8: B
9: C
10: C
11: B
12: A
13: B
14: A
15: B
16: C
17: B
18: C
19: C
20: A