Questões de Concurso Comentadas para residência multiprofissional - enfermagem

Foram encontradas 203 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2029122 Enfermagem
O infarto agudo do miocárdio (IAM) ocorre quando uma das artérias coronárias se torna totalmente ocluída. Sobre causas e sintomas do IAM, analisar os itens abaixo:
I. Pode ser definido como uma lesão isquêmica que atinge o miocárdio (músculo cardíaco), consequente da cessação de fluxo sanguíneo em determinada área do coração.
II. Uma das causas do IAM é consequência de complicações da aterosclerose, uma doença inflamatória crônica, relacionada com fatores de risco clássicos, como dislipidemia, diabetes, tabagismo, entre outros.
III. Reconhecer uma parada cardíaca, buscar rapidamente auxílio médico, realizar compressões cardíacas de qualidade, ter à disposição e saber utilizar um desfibrilador externo automático (DEA) o mais rápido possível, fará toda a diferença no bom prognóstico do paciente vítima de infarto.

Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Q2029121 Enfermagem
Paciente vítima de um trauma de tórax deve ser recomendado como prioridade máxima para o atendimento, tanto em nível pré quanto extra-hospitalar, dada a grande possibilidade de um desfecho desfavorável. Sobre traumas torácicos, analisar os itens abaixo:
I. São considerados traumas torácicos: tamponamento cardíaco, hemotórax, contusão pulmonar, tórax instável, pneumotórax aberto e pneumotórax hipertensivo.
II. São traumas, geralmente, provenientes de mecanismos contusos ou penetrantes, como lesão por arma de fogo, arma branca, ou de politrauma, como em um acidente de trânsito em que o tórax do condutor pode se chocar contra a direção do veículo, por exemplo.
III. Tem-se um pneumotórax quando o ar, oriundo do pulmão, passa a invadir o espaço pleural pelo local da perfuração.

Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Q2029120 Enfermagem
A comunidade é definida como um grupo específico de pessoas, muitas vezes vivendo em uma região geográfica definida, que compartilham interesses comuns, interagem entre si e funcionam coletivamente dentro de uma estrutura social definida para abordar preocupações comuns. A respeito do trabalho da enfermagem em saúde comunitária, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A enfermagem em saúde comunitária centra-se na prevenção de doenças e melhora da saúde das populações e comunidades.
(_) Os enfermeiros de saúde comunitária realizam investigações epidemiológicas para ajudar a analisar e a desenvolver políticas de saúde e iniciativas comunitárias de saúde.
(_) A ênfase do programa de saúde comunitária passou da dependência dos profissionais de saúde para o envolvimento e a responsabilidade pessoais, o que dá aos profissionais de enfermagem a oportunidade de interagir com os indivíduos em inúmeras funções de autoajuda.
Alternativas
Q2029119 Enfermagem
O vírus da hepatite B (HBV) é responsável por uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo. Trata-se de um problema de saúde pública global sério, sobretudo na Ásia, na África, na Europa Oriental e na América Latina. A respeito da hepatite B, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) As mulheres com infecção aguda desenvolvem hepatite com anorexia, náuseas, vômitos, febre, dor abdominal e icterícia.
(_) O HBV pode ser transmitido por meio do sangue contaminado, uso de drogas ilícitas e contato sexual.
(_) Os recém-nascidos infectados com HBV provavelmente se tornarão portadores crônicos do vírus, tornando-se reservatórios para infecção continuada na população.
Alternativas
Q2029118 Enfermagem
O lúpus, também conhecido como lúpus eritematoso sistêmico (LES), é diagnosticado com base em valores laboratoriais, sinais e sintomas. Sobre os sintomas e consequências do Lúpus, analisar os itens abaixo:
I. Os sinais e sintomas do lúpus podem incluir tumefação articular, fadiga extrema, úlceras orais, erupções cutâneas e sensibilidade à luz solar.
II. Os diversos fatores desencadeadores da ativação do LES incluem o estrogênio, o tabagismo, o estresse físico ou psicológico, a exposição à luz ultravioleta e a gravidez.
III. A gestação da portadora de lúpus é propensa a complicações, incluindo exacerbações da atividade da doença durante a gestação ou no período pós-parto, préeclâmpsia, aborto, aborto espontâneo, morte fetal, restrição do crescimento fetal e parto pré-termo.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: C
5: D