Foram encontradas 11 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Pelas definições contratuais utilizadas pela ANP, denomina-se área de desenvolvimento
Com o regime de segurança operacional, o operador da instalação precisa providenciar
A placa de orifício é utilizada para medição da vazão de
A região crítica de uma estrutura metálica que requer ensaios não destrutivos é(são) a(s)
Uma viga com 3m de comprimento em balanço, módulo de resistência de 400cm3, e tensão admissível de 60MPa, pode suportar em sua extremidade um peso, em N, de
Um módulo com 30 ton* é içado a partir de um gancho que prende dois cabos de aço com 8m de comprimento. A distância entre os olhais do módulo também é de 8m. Nessas condições, a força em cada cabo, em ton*, é
A avaliação do estado de conservação de dutos de petróleo é obtida através de
A octanagem das gasolinas automotivas pode ser especificada pelos parâmetros MON (Número de Octano Motor), RON (Número de Octano Pesquisa) e IAD (Índice antidetonante). A respeito desses parâmetros pode-se afirmar que:
I - o RON avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total, em baixa rotação;
II - o MON avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total, em alta rotação;
III - o IAD corresponde à média aritmética dos valores de MON e RON.
Estão corretas as afirmativas
As sentenças abaixo foram retiradas de documentos oficiais. Em qual delas a concordância está de acordo com a norma culta?
“Dizia pro pesssoal a previsão, mas sem dá a notícia à
imprensa nem coisa nem nada, dava a notícia para um
vizinho: ‘Fulano, vai chover, assim, assim, assim’...às
pessoas amigas aí eu dizia. Mas quando se surgiu, uma vez
o cientista botou no jornal, parece que foi 97, que era seco,
aí descobriram por aí que eu sabia. Aí o jornalista me
chamou: ‘Rapaz, ouvi dizer por aí que você sabe até o dia
que chove. Você pode me dizer?’ ‘Rapaz, eu não gosto de
dizer não, mas pra você é a primeira vez que eu vou dizer’.
‘Tem inverno?’ ‘Tem. Dia 20 de janeiro começa a chover’.
Entrevista de Chico Mariano à Revista Horizonte Geográfico, p.69.
Releia o fragmento a seguir.
“Mas quando se surgiu, uma vez o cientista botou no jornal, parece que foi 97, que era seco, aí descobriram por aí que eu sabia. Aí o jornalista me chamou: ‘Rapaz, ouvi dizer por aí que você sabe até o dia que chove.’ ”
O trecho que reescreve adequadamente o extrato acima, substituindo o uso popular da palavra aí por vocábulos ou recursos lingüísticos que explicitem as relações pretendidas pelo autor, sem alteração de sentido, é:
Em “Quando o juazeiro flora...”(l. 4), a palavra em negrito é verbo. Pode, no entanto, num outro contexto, ser usada como substantivo.
Dentre as seguintes, as palavras que também podem ocorrer como verbo ou substantivo, dependendo do contexto, são:
