Foram encontradas 1.916 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
COLUNA I – CONCEITOS
1 - Arbovírus.
2 - Vetor da dengue.
3 - Dengue clássica.
4 - Febre hemorrágica do dengue.
5 - Sorotipo do vírus da dengue.
COLUNA II – DEFINIÇÕES
( ) Forma mais comum da doença, caracterizada por febre, dores musculares e articulares intensas, geralmente com baixa letalidade.
( ) Vírus transmitido por artrópodes, como mosquitos, pertencente ao gênero Flavivirus.
( ) Mosquito responsável pela transmissão da doença, principalmente Aedes aegypti e Aedes albopictus.
( ) Forma grave da doença, com febre alta, manifestações hemorrágicas, hepatomegalia e possível insuficiência circulatória.
( ) Variante do vírus da dengue, existindo quatro tipos principais: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I - O armazenamento de imagens de exploração infantil que serve para "preparação de personagens" para o trabalho artístico é aceita pela Justiça brasileira como uma exceção válida para não punir o agressor.
II - A garantia da dignidade humana estabelece que consumir, guardar ou compartilhar imagens de abuso infantil na internet é crime grave, independentemente de o agressor ter tido contato físico direto com a vítima.
III - O ambiente virtual não é considerado uma zona livre de regras; portanto, o Estado tem o dever de investigar e combater a exploração sexual infantil que ocorre por meios digitais e redes sociais.
IV - O consentimento dos pais ou a oferta de ajuda financeira à família da vítima anulam a gravidade da exploração sexual, tornando a conduta aceitável perante as autoridades.
I - Carla Zambelli.
II - Alexandre Ramagem.
III - Deltan Dallagnol.
IV - Eduardo Bolsonaro.
I - As palavras família e privacidade são substantivos.
II - A palavra tão é uma conjunção.
III - A palavra difícil é um adjetivo.
No decorrer de uma ação de vigilância epidemiológica em território adscrito à Atenção Primária à Saúde, o agente de endemias tem acesso a informações sensíveis sobre moradores, incluindo dados pessoais, condições de saúde e situações socioambientais associadas a doenças de notificação compulsória. Em determinada visita domiciliar, o agente é abordado por um líder comunitário que solicita informações detalhadas sobre casos suspeitos existentes na área, alegando a necessidade de alertar a população. Além disso, o agente de endemias identifica irregularidades sanitárias relevantes no imóvel, cuja notificação pode gerar resistência por parte dos moradores. No âmbito dos princípios éticos do serviço público, das diretrizes da vigilância epidemiológica e da atuação profissional do agente de endemias, analise as afirmativas a seguir.
I. O agente de endemias deve resguardar o sigilo das informações pessoais e de saúde dos usuários, compartilhando dados apenas com a equipe e os sistemas oficiais, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade e ética profissional.
II. O interesse coletivo na prevenção de doenças autoriza o agente a divulgar, informalmente, a identidade de pessoas com suspeita ou confirmação de agravos, desde que a finalidade seja educativa.
III. A atuação ética do agente de endemias envolve comunicar situações de risco sanitário aos canais institucionais competentes, ainda que isso gere desconforto ou conflito com os moradores.
IV. A ética no serviço público permite flexibilizar procedimentos formais de registro e notificação quando o contexto territorial dificulta o cumprimento integral das normas.
V. A educação em saúde deve ser conduzida pelo agente de endemias de forma responsável e transparente, sem expor individualmente usuários ou famílias, priorizando informações coletivas e orientações gerais de prevenção.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas.
No cenário da atuação em vigilância epidemiológica, um Agente de Endemias participa de ações integradas com a Atenção Primária e a Vigilância Sanitária em território com aumento de casos de doença de notificação compulsória. No decorrer das visitas domiciliares, o agente utiliza dispositivo eletrônico institucional para registro e georreferenciamento de dados. Em determinada situação, um morador solicita acesso às informações coletadas sobre outros domicílios e questiona a finalidade do armazenamento desses dados, enquanto membros da comunidade pressionam o agente a divulgar informações ainda não validadas oficialmente.
Analisando a situação descrita, indique a conduta mais adequada.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990), as ações de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e vigilância ambiental integram o campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e possuem finalidades específicas, ainda que interrelacionadas.
Baseando-se nos conceitos e atribuições previstos nessa Lei, assinale a alternativa que apresenta corretamente a distinção e a articulação entre essas três modalidades de vigilância.
Considerando essas informações, a probabilidade de a peça retirada ser azul é:
Considerando as regras vigentes do português brasileiro, assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.
“Quando cheguei, ele já tinha saído.”
Em termos de tempo verbal, a forma verbal “tinha saído” pode ser classificada como:
Assinale a alternativa que apresenta um conectivo de valor concessivo:
“A política pública buscou perenizar o programa.”
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um sinônimo para a palavra perenizar: