Foram encontradas 2.144 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4242999 Medicina
Durante uma visita domiciliar, um Agente de Combate às Endemias foi informado de que um morador com diagnóstico de dengue, no quinto dia de evolução da doença, passou a apresentar dor abdominal intensa, extremidades frias, queda da pressão arterial e sinais de choque. O ACE orientou a família a procurar imediatamente atendimento médico, pois suspeitou de uma complicação grave da doença. Com base nos aspectos clínicos da síndrome do choque da dengue, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q4242996 Direito Sanitário
Durante uma inspeção sanitária, a equipe da Vigilância Sanitária realizou uma palestra para comerciantes sobre boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Em outro estabelecimento, após identificar graves irregularidades que colocavam em risco a saúde da população, interditou o local e apreendeu produtos impróprios para o consumo. Considerando os poderes da Vigilância Sanitária, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4242987 Direito Sanitário
Durante uma ação de combate às endemias, um Agente de Combate às Endemias (ACE) identificou que uma comunidade apresentava grande número de recipientes com água parada e baixa adesão às campanhas de vacinação. Em reunião com a equipe da Unidade Básica de Saúde, o agente defendeu a realização de visitas educativas, incentivo à vacinação e mobilização comunitária, afirmando que essas ações contribuem para reduzir o risco de doenças e promover a saúde da população. Com base nos princípios da medicina preventiva e o disposto no artigo 196 da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q4242931 Legislação dos Municípios do Estado do Paraná
A Lei Orgânica do Município de Rio Azul protege a integridade do território municipal e submete qualquer alteração de seus limites a um rito rigoroso. A mudança depende de lei estadual, mas esta somente pode ser editada depois que a população diretamente interessada se manifestar favoravelmente em uma consulta popular, que precisa ser autorizada pela Câmara Municipal. A lei exige que essa consulta seja prévia, ou seja, anterior à edição da norma, e não uma ratificação posterior de ato já aprovado. Qual das alternativas abaixo se refere a esse instrumento de consulta popular?
Alternativas
Q4242930 Legislação dos Municípios do Estado do Paraná
O Estatuto dos Servidores Públicos de Rio Azul trata da acumulação de cargos no título dedicado ao regime disciplinar, por se tratar de matéria que pode afetar a permanência do servidor no serviço público. A lei estabelece a regra geral de vedação, define o alcance dessa proibição, fixa uma exigência objetiva para as acumulações permitidas e disciplina a situação do servidor aposentado. Sobre esse regime, marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Ressalvados os casos previstos na Constituição Federal, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.

( ) A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horário.

( ) O servidor poderá exercer no máximo três funções gratificadas simultaneamente.

( ) É vedado ao servidor aposentado exercer cargo eletivo ou cargo em comissão de livre nomeação e exoneração, em qualquer hipótese.
Alternativas
Q4242929 Legislação dos Municípios do Estado do Paraná
Preencha as lacunas com a alternativa CORRETA:

A Lei Municipal nº 465/2008 assegura a todo servidor do Município de Rio Azul o gozo de férias anuais, concedidas conforme escala organizada pela chefia da repartição, com direito a todas as vantagens, como se em exercício estivesse. Para que o servidor complete cada período aquisitivo, a lei exige _______________ meses de efetivo exercício, contados a partir da data da primeira investidura em cargo público ou da data do retorno, nos casos de licenças e afastamentos. Atendida a conveniência do serviço e o crivo do chefe da repartição, as férias poderão ser usufruídas em até _______________ períodos. Sobre a remuneração do período, a lei prevê o pagamento do adicional de férias, correspondente a _______________ da remuneração do servidor.
Alternativas
Q4224618 Saúde Pública
Na vigilância de uma área periurbana, a equipe encontra larvas de Aedes albopictus em recipientes artificiais próximos a uma mata e precisa decidir como registrar e conduzir o controle. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q4224616 Saúde Pública
Sobre os indicadores epidemiológicos e entomológicos utilizados no monitoramento do PEAa, analise as afirmativas.

I – O Índice de Infestação Predial relaciona o número de imóveis com presença de Aedes aegypti ao total de imóveis inspecionados, multiplicado por cem.
II – O Índice de Breteau considera o número de depósitos com presença do vetor em relação ao total de imóveis inspecionados, multiplicado por cem.
III – O número previsto de pontos estratégicos corresponde, em média, a um ponto para cada 250 imóveis existentes na localidade.
IV – O número previsto de armadilhas de oviposição corresponde a uma armadilha para cada 225 imóveis ou nove quarteirões.

Estão corretas as afirmativas:  
Alternativas
Q4224615 Direito Sanitário
No serviço marítimo ou fluvial associado ao serviço portuário, uma embarcação procedente de localidade sabidamente infestada aporta em município não infestado. Neste caso, assinale a alternativa que contém a conduta técnica correta.  
Alternativas
Q4224614 Saúde Pública
No manejo ambiental voltado à eliminação de criadouros de Aedes aegypti existem condutas específicas para a utilização de recipientes domésticos e de áreas comuns. Desta forma, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q4224613 Segurança e Saúde no Trabalho
No manuseio de inseticidas organofosforados e piretróides pelos agentes de campo, o manual recomenda determinado cuidado específico em relação a um grupo de trabalhadoras. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.   
Alternativas
Q4224612 Saúde Pública
Sobre o histórico de presença do Aedes aegypti no território brasileiro, analise as afirmativas abaixo:

I – O vetor foi considerado erradicado do território nacional em 1958, conforme declaração da XV Conferência Sanitária Panamericana.
II – A reintrodução do vetor ocorreu na cidade de Belém, no Pará, em 1967, seguida de nova eliminação do último foco em 1973.
III – A reintrodução definitiva do vetor no país, sem posterior declaração de erradicação, ocorreu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1976.
IV – O Aedes albopictus foi identificado pela primeira vez no Brasil em terreno de universidade situada no Município de Itaguaí, no Rio de Janeiro, em 1986.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q4224611 Saúde Pública
Assinale a alternativa que contém a substância larvicida empregada na rotina do PEAa que atua de forma análoga ao hormônio juvenil dos insetos, impedindo o desenvolvimento das formas imaturas para a fase adulta.
Alternativas
Q4224610 Saúde Pública
Em um município do Estrato IV, a vigilância entomológica detecta a presença do vetor em um ponto estratégico. Assinale a alternativa correta sobre a delimitação de foco decorrente dessa detecção.  
Alternativas
Q4224609 Saúde Pública
Diante da confirmação de caso autóctone de dengue por isolamento viral em determinada localidade infestada, o bloqueio de transmissão deverá ser executado segundo o seguinte critério:
Alternativas
Q4224608 Saúde Pública
O Plano de Erradicação do Aedes aegypti organiza suas atividades operacionais em fases sucessivas. Marque a alternativa correta acerca da fase de consolidação.
Alternativas
Q4224607 Saúde Pública
Sobre a estratificação entomoepidemiológica dos municípios adotada pelo PEAa, analise as afirmativas.

I – O Estrato I compreende áreas com transmissão de dengue clássico por pelo menos dois anos, consecutivos ou não, com circulação simultânea ou sucedânea de mais de um sorotipo, com risco de ocorrência de febre hemorrágica por dengue e/ou ocorrência de casos de FHD.
II – O Estrato II corresponde a áreas com transmissão de dengue clássico, sem a exigência de circulação de mais de um sorotipo viral.
III – O Estrato III abrange áreas infestadas pelo Aedes aegypti, ainda que sem confirmação de transmissão viral local.
IV – O Estrato IV refere-se a municípios não infestados, nos quais a detecção do vetor exclusivamente em armadilhas já caracteriza a infestação municipal.
V – Nos municípios do Estrato IV, o levantamento de índice amostral é realizado em ciclos quadrimensais, e não bimensais.

Estão corretas as afirmativas:  
Alternativas
Q4224606 Saúde Pública
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a diferença entre o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, quanto à sua adaptação ambiental e importância operacional para o combate ao vetor. 
Alternativas
Q4224605 Saúde Pública
Durante a pesquisa larvária em depósitos domiciliares, o comportamento da larva do Aedes aegypti diante de estímulos luminosos orienta diretamente a técnica de coleta empregada pelo agente de saúde. Assinale a alternativa que apresenta esse comportamento e sua implicação operacional.
Alternativas
Q4224604 Saúde Pública
No ciclo evolutivo do Aedes aegypti, a fase de ovo apresenta uma particularidade biológica que compromete diretamente as estratégias de erradicação do vetor. Assinale a alternativa correta sobre essa característica.  
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: E
6: B
7: B
8: A
9: A
10: B
11: A
12: A
13: C
14: A
15: D
16: C
17: A
18: D
19: C
20: B